/

CDS quer oferecer “vale” para compra de computadores a famílias carenciadas

2

Tiago Petinga / Lusa

O novo líder do CDS/PP, Francisco Rodrigues dos Santos

Francisco Rodrigues dos Santos propõe que se ofereça um vale tecnológico às famílias carenciadas para comprar equipamento informático. Além disso, quer o acesso “gratuito” a internet de banda larga para estes alunos.

O CDS mostra-se empenhado em reduzir o “fosso digital” no ensino à distância, numa altura em que a pandemia de covid-19 impede, para já, o regresso às escolas. Uma das medidas passa por oferecer um vale tecnológico para alunos carenciados para comprarem equipamentos informáticos. Além disso, propõe o acesso “gratuito” a internet de banda larga para estes alunos.

“É um plano para eliminar o fosso digital e promover a igualdade de oportunidades a todos os alunos”, disse o líder centrista, Francisco Rodrigues dos Santos, ao jornal Público. “Um em cada quatro alunos até aos 15 anos não têm computador ou tablet“, realçou ainda.

Para que esta medida seja possível, o CDS propõe que a compra de material informático possa ser dedutível “na sua totalidade” no IRS de 2020 com uma rubrica própria. Por sua vez, o acesso gratuito à banda larga seria conseguido “com base em acordos ministeriais com as operadoras nacionais para famílias e professores abrangidos pelo ensino à distância”.

O CDS não se fica por aqui e vai mais longe. Os centristas propõe também a criação de uma rede de voluntários de apoio tecnológico à iliteracia digital, apelando aos professores e outros técnicos já reformados para ajudarem no plano de apoio aos alunos.

António Costa já tinha prometido o acesso generalizado a equipamento informático e banda larga, mas ainda não apresentou medidas neste sentido. Francisco Rodrigues dos Santos acusa o Governo de andar “a reboque” das situações que vão surgindo e não ter uma política específica.

“O Governo não pode cruzar os braços e não pode empurrar para a sociedade civil e para privados a solução para este problema”, atira o presidente do CDS.

ZAP //

2 Comments

  1. “Quer oferecer”………..Sinceramente!…….”Oferecer” é uma coisa, “propor” é outra ! . Oferecer , ou seja comprar do próprio bolso do CDS e dar, seria altamente suspeito de suborno em termos de votos. Propor a dedução total da aquisição no IRS 2020, na A.R é uma proposta Normal !.. Portanto este tipo de frase como entrada na matéria, pode levar, digamos a uma certa perplexidade, para quem se limita a ler o cabeçalho !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.