/

O Cazaquistão vai mudar o nome da capital em honra do ex-Presidente

La Moncloa Gobierno de España / Flickr

O Parlamento cazaque, numa reunião conjunta de ambas as câmaras, aprovou na quarta-feira um projeto de lei para mudar o nome da capital da República de Astana para Nursultán, em homenagem ao primeiro presidente do país.

Agora o documento deve ser assinado pelo novo chefe de Estado, Kassym-Jomart Tokayev, que detém a iniciativa de mudar o nome da capital, de acordo com a TASS.

Nazarbayev, de 79 anos, anunciou a sua renúncia do cargo na terça-feira. Ele dirigia o país há quase trinta anos. No espaço pós-soviético, ele é o líder que permaneceu no poder por mais tempo. Em 2010, Nazarbayev obteve o estatuto oficial do primeiro presidente da República do Cazaquistão e líder da nação.

Em 1984 tornou-se primeiro-ministro do Cazaquistão, bem como primeiro secretário do Partido Comunista da república soviética. Durante o desmoronar da URSS foi nomeado o primeiro presidente do Cazaquistão. Em 1991 foi o único candidato às eleições.

Nursultan Nazarbaiev assumiu o poder no Cazaquistão em 1989, quando o país ainda mantinha o estatuto de república soviética e na qualidade de primeiro secretário do Partido Comunista, e conservou o poder após a independência, em 1991, na sequência da desagregação da União Soviética. Reeleito diversas vezes com maiorias esmagadoras, nunca designou de forma clara um sucessor.

Até as próximas eleições presidenciais, o representante interino do Cazaquistão será Tokayev, que é a mais alta autoridade do Senado. Nazarbayev continuará a liderar o Conselho de Segurança Nacional e o partido político no poder.

O Cazaquistão, com quase três milhões de quilómetros quadrados, mas menos de 20 milhões de habitantes, permanece a maior economia da Ásia central. No entanto, a sua economia também foi muito afetada pela queda dos preços do petróleo e os reflexos das sanções ocidentais aplicadas ao seu vizinho russo, que motivaram designadamente a queda da sua moeda.

No verão de 2016 o país foi confrontado com uma vaga de violência atribuída a islamitas radicais. O Cazaquistão integra a Comunidade de Estados Independentes (CEI), a organização intergovernamental regional de dez repúblicas pós-soviéticas da Eurásia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.