40 personalidades condecoradas este 10 de Junho por Cavaco Silva

Mário Cruz / Lusa

O antigo ministro da Ciência e Tecnologia Mariano Gago

O antigo ministro da Ciência e Tecnologia Mariano Gago

O antigo ministro da Ciência Mariano Gago, que morreu em Abril deste ano e desempenhou funções nos governos socialistas de António Guterres e José Sócrates, será agraciado, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

O Presidente da República vai condecorar no 10 de Junho mais de 40 personalidades, entre as quais o ex-ministro das Finanças Teixeira dos Santos e, a título póstumo, o antigo ministro da Ciência Mariano Gago.

Fernando Teixeira dos Santos, que tutelou a pasta das Finanças entre 2005 e 2011, nos governos socialistas de José Sócrates, vai ser condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

O antigo ministro da Ciência Mariano Gago, que morreu em Abril deste ano e desempenhou funções nos governos socialistas de António Guterres e José Sócrates, será agraciado, a título póstumo, com igual distinção.

O antigo ministro da Agricultura Arlindo Cunha, que desempenhou funções entre 1990 e 1994 no Governo de Cavaco Silva e actualmente é presidente da comissão vitivinícola Região do Dão, será distinguido com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Agrícola.

O vice-almirante José Alfredo Monteiro Montenegro, o tenente-general Frederico José Rovisco Duarte, e o tenente-general António Afonso dos Santos Allen Revez receberão a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis.

O pintor e ceramista Querubim Lapa será condecorado como Grande-Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada, enquanto a médica Fátima Cardoso, o imunologista Henrique Viega-Fernandes e a antiga diretora do Palácio Nacional da Ajuda Isabel Silveira Coutinho serão agraciados como comendadores da mesma Ordem.

Receberão as insígnias de oficiais da Ordem de Sant’Iago de Espada o poeta Pedro Mexia, o astrofísico Vítor Cardoso, a astrobióloga Zita Martins e o escultor Alexandre Farto.

O cenógrafo António Lagarto e o compositor Júlio Pereira serão condecorados como Grande-Oficial da Ordem do Infante D.Henrique.

José Sena Goulão / Wikimedia

O ex-ministro das Finanças e da Economia, Teixeira dos Santos

O ex-ministro das Finanças e da Economia, Teixeira dos Santos

Como comendadores da mesma Ordem serão distinguidos o músico António Zambujo, os estilistas Carlos Gil, Nuno Baltazar e Nuno Gama, o secretário-geral da Fundação EurActiv João Diogo Pinto, o designer de moda Filipe Oliveira Baptista, o presidente da câmara de Lamego, Francisco Lopes, o antigo presidente da Associação de Jovens Empresários Francisco Maria Pinto Balsemão, o músico João Pracana e a directora do Museu do Fado, Sara Pereira.

O maestro Dinis Sousa e o coordenador de programas humanitários Bruno Neto receberão as insígnias de Cavaleiro da Ordem do Infante D.Henrique.

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima será agraciada como membro honorário da Ordem da Liberdade.

Como Grande-Oficial da Ordem do Mérito será distinguido o médico oftalmologista António Travassos e o presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica João Almeida Lopes.

O empresário Orlando da Costa Lourenço receberá as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Agrícola.

Como comendadores da Ordem do Mérito serão condecorados o ex-presidente da câmara de Resende António Borges, o presidente do conselho de administração da Editorial Presença, Francisco Espadinha, o antigo presidente da câmara de Armamar Hernani Almeida, o ex-presidente da câmara de Sernacelhe José Cardoso e a médica ginecologista Teresa Osório Mesquita Montes.

O professor catedrático da Faculdade de Belas Artes do Porto Francisco Laranjo será distinguido como comendador da Ordem da Instrução Pública, enquanto a presidente do grupo DIELMAR Ana Paula Rafael e o presidente do grupo PROEF, Eurico Ferreira, serão agraciados como comendadores da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Industrial.

O fundador e presidente da organização não-governamental “Mundo a Sorrir”, Miguel Pavão, receberá as insígnias de oficial da Ordem do Mérito e o empresário agrícola Filipe Cadeirinha e o agricultor Luís Sabo serão condecorados como oficiais da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Agrícola.

Como oficiais da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Comercial serão distinguidos o designer gráfico e responsável pelo projecto ColorADD Miguel Neiva e o presidente da Science4you, Miguel Pina Martins.

A ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias e o centro cultural “Os Serranos”, de Newark, nos Estados Unidos da América, serão agraciados como membros honorários da Ordem do Mérito.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O ex-ministro das finanças? O operacional técnico da ruína?
    Com menos apego ao poder, se o outro, detento, não o ouvia então ele que se demitisse! Condecorado?

    Vivas para Mariano Gago

  2. O homem não está mesmo nada bem. Condecorar a Teixeira dos Santos??? Só se fosse com uma dúzia de anos de prisão efectiva pelo caso BPN. Lembram-se quando ele disse que a nacionalização não custaria um cêntimo aos contribuintes? Pois estava a falar verdade. Já custou milhares de milhões e não cêntimos. Mas foi tudo em proteção da ”quadrilha”. Foi por uma boa causa, para alguns. Acho que o homem se esqueceu de condecorar um dos membros destacados da quadrilha, o Dias Loureiro. Ela que tão elogiado foi, por Passos Coelho. Mas, acredito eu, já são esquecimentos relacionados com a idade. Tadinho.

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …