O Presidente da República disse esta quarta-feira na Lousã, distrito de Coimbra, que seria mais negativo para o país a antecipação das eleições legislativas do que a sua realização no período de 14 de setembro a 14 de outubro.
Aníbal Cavaco Silva falava à margem de uma visita ao laboratório dos estudos sobre incêndios florestais, localizado na Lousã.
“Posso afirmar que seria mais negativo ter antecipado as eleições. É bom que Portugal se habitue, como a grande maioria dos países europeus à normalidade democrática”, disse o chefe do Estado aos jornalistas.
As eleições “irão por isso ter lugar entre o dia 14 de setembro e 14 de outubro“, sublinhou Cavaco Silva.
Já em novembro de 2014, o Presidente da República tinha recusado a antecipação das legislativas, numa entrevista ao semanário Expresso, referindo que só uma alteração da lei eleitoral pelo Parlamento ou uma “grave crise política” poderiam antecipar o calendário previsto.
Acompanhado pela ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, e pelo secretário de Estado João de Almeida, o Presidente da República observou na Lousã algumas demonstrações de equipamentos do laboratório e descerrou uma placa que assinala a sua visita ao espaço, na sequência da remodelação e ampliação do mesmo.
/Lusa
Legislativas 2015
-
6 Novembro, 2015 Bloco e PS chegam a acordo, Costa quer Catarina no Governo
-
3 Novembro, 2015 PS e Bloco de Esquerda já têm acordo, só falta o PCP
-
2 Novembro, 2015 Se Costa formar Governo coligação PSD/CDS desfaz-se
-
20 Outubro, 2015 Costa convoca Comissão Política do PS para quinta-feira
-
17 Outubro, 2015 Costa diz que Passos pôs fim às conversas com o PS