Cavaco Silva fala ao país esta noite

presidencia.pt

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

A decisão de Cavaco Silva parece estar finalmente tomada. O Presidente da República vai falar ao país ainda esta noite, depois das 20h00.

O Presidente da República faz hoje à noite, depois das 20h00, uma comunicação ao país, depois de concluída a audição dos partidos sobre a formação do novo Governo, disse à Lusa fonte oficial da Presidência da República.

Na quarta-feira, Cavaco Silva concluiu as audições aos sete partidos com assento parlamentar sobre a nomeação do primeiro-ministro.

No dia anterior, Passos Coelho foi o primeiro a ser recebido por Cavaco Silva e, no final do encontro, disse aos jornalistas ter a expectativa de que venha a ser nomeado um Governo que tenha na sua base política os partidos da coligação Portugal à Frente, sublinhando que “é indispensável que haja celeridade na forma como o processo se vai desenrolar”.

Mais tarde, o presidente do CDS-PP corroborou os sociais-democratas, considerando “evidente” que o passo seguinte no processo de formação do Governo seja a indigitação de Passos Coelho. Paulo Portas deixou ainda críticas ao secretário-geral do PS, lamentando que para o líder socialista o voto do povo seja “um detalhe”.

Contrapondo PSD e CDS-PP, António Costa considerou que estão criadas condições para que os socialistas possam formar um Governo com apoio maioritário na Assembleia da República e que assegure condições de estabilidade.

Na mesma linha, a porta-voz do BE assegurou que estavam criadas condições para “uma alternativa estável na Assembleia da República” sem PSD ou CDS-PP no Governo e garantiu que as divergências com o PS foram ultrapassadas.

Já na quarta-feira, o primeiro partido a ser recebido foi o PCP, com o secretário-geral comunista a considerar que a indigitação de Passos Coelho será “uma perda de tempo”. Jerónimo de Sousa sublinhou ainda que que existe uma maioria de deputados que permite uma outra solução, “tanto mais duradoura conforme defender os interesses nacionais”.

O partido ecologista Os Verdes foi a penúltima força política a ser ouvida pelo chefe de Estado, com a dirigente Manuela Cunha a defender que o PS tem condições para promover “uma governação sustentável”.

A última audiência foi com o PAN, o único partido que não excluiu nenhuma alternativa e se mostrou disponível para dialogar com todas as forças políticas.

Dois dias depois das eleições, a 6 de outubro, o Presidente da República fez também uma comunicação ao país, onde anunciou que tinha encarregado o líder do PSD de desenvolver diligências para avaliar as possibilidades da constituição de uma “solução governativa que assegure a estabilidade política e a governabilidade do país”.

Na comunicação, Cavaco Silva reiterou ainda que não se substituiria aos partidos no processo de formação do Governo, mas sublinhou que este “é o tempo do compromisso”, onde a cultura da negociação deverá estar sempre presente.

A Constituição da República prevê que o primeiro-ministro é “nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais”.

Nas eleições de 4 de outubro, a coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) perdeu a maioria absoluta e obteve 107 mandatos (89 do PSD e 18 do CDS-PP). O PS elegeu 86 deputados, o BE 19, a CDU 17 (dois do PEV e 15 do PCP) e o PAN elegeu um deputado.

/Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Admira-me que neste país hoje em dia se mata por nada, quando chegam ao juiz são todos tolinhos, mas ainda não vi um para a história que acabe com a raça e presença de alguns políticos, podiam começar pelo cavaco que coitadinho dez mil euros não lhe chegam para despesas, assim como outros que recebem reformas chorudas, feitas as contas já eram mais uns milhões que sobravam para quem trabalhou uma vida inteira e merece uma reforma digna, morte aos políticos, há-de chegar o dia.

  2. Eu gostava de saber o porquê de certos comentários não aparecerem no website, vocês não passam é de um bando de covardes, também são do psd? não sei para que existe uma página para comentários, viva o facebook, ao menos neste não nos calam a boca, viva a liberdade de expressão.

RESPONDER

Juan Carlos I comunicou ao Rei que vai viver para fora de Espanha

O rei emérito de Espanha comunicou ao seu filho, esta segunda-feira, que decidiu deixar Espanha e escolher outro país para viver, perante a repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. Numa …

Jesus no Benfica por dois anos. "Não vim para me reformar"

O treinador assinou contrato com o Benfica por dois anos, até ao final da temporada 2021/22, anunciou o clube encarnado, esta segunda-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Jorge Jesus foi …

IP diz que "situação técnica complexa" impediu instalação de sistema CONVEL

A Infraestruturas de Portugal justificou, esta segunda-feira, a não instalação do sistema de controlo automático de velocidade nos veículos de conservação de catenária (VCC) com "uma situação muitíssimo complexa do ponto de vista técnico" que …

Bruno Fernandes eleito jogador do mês de julho em Inglaterra

O médio do Manchester United foi eleito pela Associação de Futebolistas Profissionais (PFA) o melhor jogador da Liga inglesa em julho, prémio que o internacional português já tinha arrecadado em junho. Bruno Fernandes, que chegou aos …

MP acusa Agostinho Branquinho de aceitar suborno de 225 mil euros

O Ministério Público (MP) acusa o antigo deputado social-democrata de receber "pelo menos 225 mil euros" para influenciar decisores da Câmara de Valongo a aceitarem a violação de normas urbanísticas na obra de um hospital …

Mário Silva é o novo treinador do Rio Ave

O Rio Ave oficializou, esta segunda-feira, a contratação do treinador Mário Silva, que assinou um contrato válido para as próximas duas temporadas. Mário Silva, de 43 anos, que estava nos espanhóis do Almería, regressa a Portugal …

Governo assegura que diminuição dos casos não decorre de menos testes

O secretário de Estado da Saúde assegurou, esta segunda-feira, que a diminuição dos novos casos de infeção, registada nos últimos dias, não decorre de uma quebra no número de testes realizados. "Na semana que findou, Portugal …

Dívida pública desceu em junho para 259,8 mil milhões de euros

A dívida pública fixou-se em 259,8 mil milhões de euros em junho, menos 4,6 mil milhões de euros do que em maio e mais 8317 milhões de euros face a junho de 2019, segundo o …

Vox quer Armada Espanhola a controlar embarcações de imigrantes

O partido espanhol de extrema-direita Vox pediu esta segunda-feira ao Governo que mobilize a Armada Naval para fazer face ao aumento do número de embarcações com imigrantes que chegam à costa espanhola. Segundo a agência EFE, citada …

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …