Cavaco Silva fala ao país esta noite

presidencia.pt

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

A decisão de Cavaco Silva parece estar finalmente tomada. O Presidente da República vai falar ao país ainda esta noite, depois das 20h00.

O Presidente da República faz hoje à noite, depois das 20h00, uma comunicação ao país, depois de concluída a audição dos partidos sobre a formação do novo Governo, disse à Lusa fonte oficial da Presidência da República.

Na quarta-feira, Cavaco Silva concluiu as audições aos sete partidos com assento parlamentar sobre a nomeação do primeiro-ministro.

No dia anterior, Passos Coelho foi o primeiro a ser recebido por Cavaco Silva e, no final do encontro, disse aos jornalistas ter a expectativa de que venha a ser nomeado um Governo que tenha na sua base política os partidos da coligação Portugal à Frente, sublinhando que “é indispensável que haja celeridade na forma como o processo se vai desenrolar”.

Mais tarde, o presidente do CDS-PP corroborou os sociais-democratas, considerando “evidente” que o passo seguinte no processo de formação do Governo seja a indigitação de Passos Coelho. Paulo Portas deixou ainda críticas ao secretário-geral do PS, lamentando que para o líder socialista o voto do povo seja “um detalhe”.

Contrapondo PSD e CDS-PP, António Costa considerou que estão criadas condições para que os socialistas possam formar um Governo com apoio maioritário na Assembleia da República e que assegure condições de estabilidade.

Na mesma linha, a porta-voz do BE assegurou que estavam criadas condições para “uma alternativa estável na Assembleia da República” sem PSD ou CDS-PP no Governo e garantiu que as divergências com o PS foram ultrapassadas.

Já na quarta-feira, o primeiro partido a ser recebido foi o PCP, com o secretário-geral comunista a considerar que a indigitação de Passos Coelho será “uma perda de tempo”. Jerónimo de Sousa sublinhou ainda que que existe uma maioria de deputados que permite uma outra solução, “tanto mais duradoura conforme defender os interesses nacionais”.

O partido ecologista Os Verdes foi a penúltima força política a ser ouvida pelo chefe de Estado, com a dirigente Manuela Cunha a defender que o PS tem condições para promover “uma governação sustentável”.

A última audiência foi com o PAN, o único partido que não excluiu nenhuma alternativa e se mostrou disponível para dialogar com todas as forças políticas.

Dois dias depois das eleições, a 6 de outubro, o Presidente da República fez também uma comunicação ao país, onde anunciou que tinha encarregado o líder do PSD de desenvolver diligências para avaliar as possibilidades da constituição de uma “solução governativa que assegure a estabilidade política e a governabilidade do país”.

Na comunicação, Cavaco Silva reiterou ainda que não se substituiria aos partidos no processo de formação do Governo, mas sublinhou que este “é o tempo do compromisso”, onde a cultura da negociação deverá estar sempre presente.

A Constituição da República prevê que o primeiro-ministro é “nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais”.

Nas eleições de 4 de outubro, a coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) perdeu a maioria absoluta e obteve 107 mandatos (89 do PSD e 18 do CDS-PP). O PS elegeu 86 deputados, o BE 19, a CDU 17 (dois do PEV e 15 do PCP) e o PAN elegeu um deputado.

/Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Admira-me que neste país hoje em dia se mata por nada, quando chegam ao juiz são todos tolinhos, mas ainda não vi um para a história que acabe com a raça e presença de alguns políticos, podiam começar pelo cavaco que coitadinho dez mil euros não lhe chegam para despesas, assim como outros que recebem reformas chorudas, feitas as contas já eram mais uns milhões que sobravam para quem trabalhou uma vida inteira e merece uma reforma digna, morte aos políticos, há-de chegar o dia.

  2. Eu gostava de saber o porquê de certos comentários não aparecerem no website, vocês não passam é de um bando de covardes, também são do psd? não sei para que existe uma página para comentários, viva o facebook, ao menos neste não nos calam a boca, viva a liberdade de expressão.

RESPONDER

Caracóis estão a ficar amarelos para se adaptarem às alterações climáticas

Nas áreas urbanas, os caracóis estão a ficar com as cascas amarelas para se adaptarem às alterações climáticas. Os cientistas vão agora analisar os padrões das penas dos pássaros, para perceberem se também há uma …

Os terrenos contaminados de Fukushima vão tornar-se num centro de "energia verde"

Fukushima, local que sofreu um dos maiores desastres nuclear do mundo, vai reinventar-se e tornar-se num centro de energia renovável. Depois de ser atingido por um terramoto e um tsunami de 15 metros em 2011, três …

Cientistas identificaram neurónios específicos que mapeiam memórias

Neurocientistas descobriram um aspeto curioso de como a nossa memória funciona: Quando o cérebro precisa de recuperar informação relacionada com um lugar específico, neurónios individuais podem atingir memórias específicas. De acordo com o estudo publicado na …

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …