Cavaco poderá recusar dar posse a Governo de esquerda

José Sena Goulão / Lusa

O Presidente da República, Aníbal Cavaco SIlva, com o líder do partido Socialista, António Costa

O Presidente da República, Aníbal Cavaco SIlva, com o líder do partido Socialista, António Costa

Cavaco Silva poderá estar a preparar-se para apontar Passos Coelho como Primeiro-Ministro, mesmo que o Parlamento não aprove esta decisão, avança o jornal i.

O Presidente da República vai indigitar Passos Coelho para formar governo e, se essa decisão for derrubada por uma moção de rejeição no Parlamento, Cavaco Silva recusar-se-à a dar posse a um governo de esquerda, avança o jornal i esta quinta-feira.

Imaginando que Passos está pronto para avançar novamente como Primeiro-Ministro, a questão que se coloca é se o seu governo de coligação com o CDS é aprovado no Parlamento.

A vontade da oposição de não deixar passar o programa do Governo já é conhecida mas Cavaco vai, independentemente dessa situação, colocar a questão na Assembleia, mesmo que já haja uma coligação de esquerda pronta a assumir funções. Aliás, o Presidente da República afirmou isso mesmo depois dos resultados eleitorais de 4 de outubro.

“Que fique claro: nos termos da Constituição, o Presidente da República não pode substituir-se aos partidos no processo de formação do governo e eu não o farei”, disse na altura.

Se o novo Governo for chumbado, isso não determina necessariamente a indigitação de um novo primeiro-ministro, face a uma solução governativa de esquerda.

Caso disso aconteceu em 1987, no primeiro Governo de Cavaco, quando PRD, PS e CDS ajudaram o Governo a cair e negociaram uma solução governativa. No entanto, Mário Soares preferiu a dissolução do Parlamento e dar posse a um governo que saísse da maioria parlamentar.

Esta solução não está nas mãos do atual Presidente que, por estar nos últimos seis meses da magistratura, tem os poderes limitados. Desta forma, Cavaco poderá deixar para o seu sucessor a solução deste problema.

Por outro lado, o Diário de Notícias dá outra visão, dizendo que há a possibilidade de Cavaco confiar o cargo a Costa, mas só se o Governo de Passos cair.

Segundo observou um elemento da Casa Civil do Presidente da República, ouvido pelo DN, Cavaco Silva – que vai chamar os partidos a Belém na próxima terça-feira – só aceitará indigitar António Costa como Primeiro-Ministro se Passos Coelho vir o seu programa de Governo chumbado pela Assembleia da República.

Questionado sobre a possibilidade de, após um chumbo por parte do Parlamento, Cavaco Silva recusar indigitar António Costa como próximo Primeiro-Ministro, o entrevistado respondeu de forma curta e simples.

“Não acredito que o Presidente não faça isso”, afirmou ao jornal.

Já durante a manhã desta quinta-feira, a Presidência da República divulgou um comunicado para afirmar que o chefe de Estado transmitirá diretamente aos portugueses, ou através da sua Casa Civil, as decisões políticas que vier a tomar.

“O Presidente da República reafirma que as decisões que vier a tomar transmiti-las-á diretamente aos Portugueses ou através do Chefe da sua Casa Civil”, acrescenta a nota, publicada esta manhã no site da Presidência da República.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pelas Fotos na abertura do aeiou vê-se logo o gabarito de verdade sobre este tipo de noticias e a quem é dirigido.
    Foto sobre Angola.
    Foto de Cabaco.
    Estas noticias é como quem limpa CÙ a meninos.

  2. Mas havia dúvidas, não sei quem as tinha, espero que agora estas estejam dissipadas, quem ganhou governa, os outros que não querem o bem do país que rejeitem sempre ( na Assembleia da Rep. ) em favor pessoal em vez do colectivo, que somos todos nós.

  3. Pra começar é a maior mentira que pode haver, dizer-se que quem governa é quem ganha as eleições. Tal como se passa em muitas outra democracias da Europa, a nossa Constituição diz que o Presidente “deverá” (não é obrigatório) convidar o Partido mais votado a formar governo maioritário mediante coligação com outro(s) partidos. Se ele não conseguir, deverá o Presidente convidar o segundo partido mais votado a fazê-lo… Senão, o terceiro e assim sucessivamente. Na Dinamarca por exemplo, quem Governa é o terceiro partido mais votado.

    Como Cavaco Silva se deve querer livrar de ficar para a História como o primeiro Presidente da República Português a dar posse a um Governo com partidos de Extrema Esquerda, ele vai muito provávelmente dar posse à PAF mesmo que haja uma alternativa maioritária de Esquerda. Isto é irresponsável e quase anti-constitucional… Mas serve a agenda pessoal dele e do seu Partido, e a ele outra coisa não importa.

    É que, ele além de não querer ficar para a História como tendo empossado um Governo de Esquerda, ele e os amigos como Dias Loureiro tem conseguido uma suspeita imunidade às investigações da PJ sobre o caso BPN/SLN. Dias Loureiro foi constituido arguido no caso, mas o DCIAP proibiu a PJ de o interrogar, sem dar quaisquer explicações. Está-se mesmo a ver o que vai acontecer se um Governo de Esquerda tomar posse…

  4. Por muito que doa a esses fanáticos da esquerda, o P.R. deve dar posse a quem ganhou as eleições e se oposição não viabilizar o governo, o mesmo deve manter-se em funções. Se tiver que que ser dissolvido, deve haver novas eleições e quem quiser fazer destas jogadas tão vergonhosas que as explique antes das eleições.
    Assim os portugueses já sabem se votam na esquerda ou na direita.
    Se o meu raciocínio se confirmar quero ver o PAF a ganhar com maioria absoluta.
    O Costa sabe que isso vai acontecer, Esse è o motivo de estar tão desesperado.

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …