/

Cavaco estuda “governo de transição”

26

Homem de Gouveia / Lusa

O Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva

O Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva

Nem Passos em gestão, nem Costa definitivamente: Cavaco Silva está a avaliar a possibilidade de optar por um “governo de transição” para resolver o atual impasse político.

De acordo com uma “fonte próxima de Belém” citada pelo Diário Económico, o Presidente da República prepara-se para fazer novas exigências aos partidos, com quem começa a reunir esta sexta-feira.

Entre os cenários a serem discutidos, surge uma nova alternativa, dentro do quadro constitucional, que pode sustentar um “governo de transição”, descreve o Económico: o Presidente pode dar posse a António Costa, mas “exigir ao líder do PS um prazo para se demitir no próximo ano, levando assim o novo Presidente que sair das eleições de janeiro a convocar novas legislativas”.

Cavaco poderia defender que esta seria a melhor forma de legitimar nas urnas a proposta que António Costa apresentou de um governo socialista com apoio do PCP e do Bloco de Esquerda.

O Económico refere que não é a primeira vez que o Presidente pondera esta solução, remetendo à crise política do verão de 2013.

Na altura, Cavaco Silva lançou a possibilidade – uma hipótese que acabou por não avançar – na sequência do pedido de demissão de Paulo Portas, propondo um acordo de médio prazo entre PSD, CDS e PS e prometendo eleições antecipadas para junho de 2014, na altura do final do programa de ajustamento.

Até agora, eram três as soluções mais faladas: dar posse ao governo de António Costa, apoiado nos acordos com o PCP e BE; manter o Executivo de Passos Coelho em gestão até o novo PR convocar eleições – o que só poderia acontecer a partir de abril de 2016 -; ou a hipótese mais remota, e já afastada por Cavaco, de convocar um governo de iniciativa presidencial.

José Pedro Aguiar-Branco, numa entrevista no início de novembro, já tinha apontado para este quarto cenário: “Se apresentar uma coligação alternativa, dado que não corresponde ao sentido de voto dos portugueses, devia ser ele, António Costa, o primeiro a querer sufragar essa alternativa nas urnas“, defendeu o ministro da Defesa, sublinhando que até mesmo Alexis Tsipras “fez isso na Grécia”.

De acordo com o Económico, a hipótese de um governo de transição também foi debatida na reunião, à porta fechada, promovida por Passos Coelho e Paulo Portas na terça-feira para discutir a situação política e constitucional, que contou com juristas, constitucionalistas e políticos.

ZAP

26 Comments

  1. Incrível!… Andam a papaguear que a coligação de esquerda não dá garantias de governo estável e agora pretendem que A. Costa ainda antes de formar governo prometa que se demitirá…
    “Não há necessidade, no ver desta gente, por essa altura já terá caído de maduro!” Não?
    Estão de cabeça perdida!…

    • Coligação de esquerda!!!??? Que se saiba, não houve coligação, mas sim entendimento em algumas coisas do interesse de cada um dos partidos!!! Pelo que se sabe o PS ficaria a Governar com a oposição/apoio directo do BE e PCP, que não fariam parte do Governo. Pelo menos foi o que entendi. O objectivo da esquerda era demitir o Governo e nada mais…Resta esperar, se o AC, vai aceitar, pelo menos para sentir um pouco do poder…

    • Oh quiduxa, neste momento há especialistas dentro do próprio PS que têm a presente questão, que a levou a tanta espuma, como relevante para o futuro do partido tendo em conta que não se sabendo as consequências futuras hesitam entre deixar a coligação em gestão até ela implodir ou eleições em alternativa à implementação das medidas de claro aumento da despesa do PS e este cair ao fim do 1º ano por estar na mão da insondável extrema esquerda!
      Imagina as consequências para o PS quando tiver que decidir compensar o aumento da despesa (devoluções) para restabelecer o equilíbrio das contas lá para o segundo semestre do 1º ano ? O ajustamento não será simultâneo e além do mais dependerá do comportamento da economia! Estes são alguns dos defeitos de precareidades várias que levam alguns economistas politólogos a estar apreensivos! Tal como o Sr. Presidente da República!

      • O Viés no seu melhor, serpenteando-se por aqui e por ali, à direita e à esquerda. O que se passa nos bastidores eu não posso saber mesmo, Sou Eu mesma e não frequento bastidores de vários partidos.

      • Do post anterior relevo a questão implícita da estabilidade e credibilidade a favor de Portugal. Por outro lado, não lhe copiando o “vê” da ponta da língua, ainda lhe digo que o contorcionismo que alvitra ficar-lhe-ia bem em serpenteado de varão.

    • Boas, nao estao de cabeça perdida nao senhor, eles sabem bem o que estao a fazer, demorar o maximo de tempo possivel para que os seus comparsas da Direita acautelem todos os seus bens daqui para fora, pois para eles esta tomada de estado este golpe na democracia vai ser como um 2º 25 de abril onde a esquerda lhes vai roubar tudo o que amealharam nestes ultimos 30 anos…ai o medo !

  2. Sim! Vai-nos por a votar tantas vezes até sair o resultado que ele quer. É preciso lembrar que o PSD teve oportunidade de se juntar ao PS para ter maioria no parlamento e nada vez para que isso chegasse a bom porto. É claro que as exigências do BE e do PCP assustam, mas é o que há de mais estável neste momento. Respeitem a vontade democrática!!

  3. Cavaco já é conhecido por conseguir sempre o resultado contrário ao que pretende. Com isto vai consegui-lo ainda mais! Isto só vai fortalecer a Esquerda, se houver eleições dentro de um ano!

    Um Presidente, um energúmeno!

  4. Isto é lamentável! Este presidente da República acha mesmo que Portugal é dele e dos seus correlegionários.
    Ainda haverão portugueses fora deste arco politico, que achem que isto faz algum sentido?

    • Pelo que se sabe, os Presidentes de esquerda fizeram bem pior, tal como demitir um governo com maioria no parlamento em funções…

    • Pelo que se sabe, os Presidentes de esquerda fizeram bem pior, tal como demitir um governo com maioria no parlamento em funções…

    • Oh Rica, porque será que não se decide de uma vez por todas a desempoeirar-se a ver se as ideias fluem pelo senso comum? Oh mulher, o inverno (dias menos longos) vem aí!

  5. VIVA o 25 de Novembro que aí vem! Este será o grito que nenhum PEV, PCP ou BE gritará a não ser que se trate de um fantoche.
    Abaixo os extremistas revolucionários da extrema esqª derrubada em 25 de Novembro de 75. Viva a democracia! Abaixo os golpistas gonçalvistas, melantunistas e comunistas da extrema esqª, abaixo a “comuna de Lisboa”, Viva o General Eanes.
    Portugal rejeita quaisquer “…forças demasiado diversas associadas num complexo enredo de alianças contraditórias…” ontem como hoje! Viva o próximo 25 de Novembro!

  6. Um governo de transição entregue a Costa apenas durante um ano só virá a favorecê-lo porque irá aplicar algumas leis que favorecerão o zé povinho um pouco sem que daí lhe dei tempo que a economia nacional comece a ressentir-se do efeito das mesmas, por outro lado também não dará tempo que o casamento PS/BE/PCP atinja um grau de fricção entre os três o que seria certamente inevitável caso a governação fosse mais prolongada e assim saem-se airosamente da contenda por um ano com as medidas simpáticas tomadas e sem o efeito desastroso das mesmas.

  7. O tipo que dizia que já sabia o que ia fazer »»» anda a gozar com a gente !
    Nem participou nas comemorações da Implantação da Republica e agora anda a apreciar bananas na Madeira em vez de despachar o que é da sua unica competencia.

    Conlui-se que é um incompetente, mas isso eu já sabia desde os anos 80.

    Divirta-se a passear com a Maria que a malta aguenta, ái aguenta aguenta !

  8. Espero e desejo que ninguém se queime com este brincar com o fogo !
    Sabem quem foi o porta-voz da candidatura do Bloco de Esquerda nas últimas legislativas ? Pois foi o António Chora um perigoso esquerdista que há vários anos preside à Comissão de Trabalhadores da Auto-Europa, uma das três maiores empresas exportadoras de Portugal juntamente com empresas da celulose,ou da pasta de papel como quiserem, que exploram o maldito eucalipto que nos desertifica. Pois, ainda que não seja trabalhador a Auto-Europa não tenho ouvir falar de greves, paralisações ou outras lutas laborais por lá. Porque será esse silêncio se tem um “perigoso esquerdista” a enquadrar os trabalhadores?!!!
    Pegunto a mim próprio se o defeito está nos trabalhadores ou no nosso patronato ? Responda quem souber mas fundamentada e desapaixonadamente…

  9. Espero e creio que o António Costa não caia em armadilhas e não aceite ser indigitado sob hipótese de se vir a demitir a prazo. Mas o que é isto? Uma brincadeira de mau gosto? Andam a brincar aos governos?

    • …Enquanto a rede mantida a pulso pela extrema esquerda não afrouxar e deixá-lo poisar leve e suavemente no chão! Então teremos A.Costa com os pés na terra, não sei é se o PS também!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.