/

Casos de covid em Portugal triplicaram após a JMJ

1

Portugal triplicou, na última semana, os casos de covid. A características da nova variante EG.5 e a Jornada Mundial da Juventude são, ao que tudo indica, os principais responsáveis por este aumento.

Na última semana, os casos de covid em Portugal triplicaram, mas não há motivo para alarme, por enquanto.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, os casos diários, entre os dias 6 e 10 de agosto, passaram de 152 para 448, embora o número de óbitos se tenha mantido baixo.

Este é, no entanto, um aumento que acompanha o resto do Mundo, já que, no último mês, o número de casos a nível mundo registou um aumento de 80%.

A OMS já tinha avisado que a nova estirpe do SARS-CoV-2 – EG.5 – pode tornar-se dominante.

Em comunicado, na semana passada, a organização alertou que esta linhagem, resultante da sublinhagem recombinante XBB.1.9.2 da variante Ómicron, apresenta “características que escapam aos anticorpos”.

A estirpe EG.5 foi comunicada pela primeira vez à OMS em fevereiro e designada como variante sob monitorização a 19 de julho.

Ao Diário de Notícias, o pneumologista Filipe Froes disse que, de facto, este aumento pode estar relacionado como aparecimento desta nova variante, mas também com a Jornada Mundial da Juventude – que juntou milhares de pessoas.

“Se estiveram reunidas condições para que fosse possível uma maior transmissibilidade, é certo e sabido que teremos um aumento de casos em Portugal e nos países de origem dos peregrinos na semana passada e que este continuará a sentir-se nos próximos dias”, explicou o ex-coordenador do Gabinete de Crise Contra a Covid-19 da Ordem dos Médicos.

No entanto, Filipe Froes admitiu que “a esmagadora maioria das pessoas eram jovens e saudáveis, não integravam grupos de risco, e mesmo que haja aumento de casos não é expectável um aumento de hospitalizações”, não havendo, por isso, motivo para alarme.

ZAP //

1 Comment

  1. Será sempre un motivo de alarme !………..podem sempre transmitir a estirpe a Pessoas menos Jovens ou mais frágeis , de aí provocar uma nova Pandemia , sendo participantes , oriundos de vários Países !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.