Só 10% dos casos de covid-19 ocorrem comprovadamente nas famílias

Mário Cruz / Lusa

Costa insistiu que 68% dos contágios são em meio familiar. No entanto, apenas cerca de 10% dos casos de covid-19 ocorrem comprovadamente nas famílias.

Quando António Costa anunciou o estado de emergência, no dia 7 de novembro, disse que as medidas implementadas aos fins de semana serviam fundamentalmente para evitar almoços de família. O primeiro-ministro argumentou que 68% dos contágios são em meio familiar.

Esta quinta-feira, na reunião de especialistas do Infarmed soube-se que em 81,4% dos casos de covid-19 as autoridades não sabem onde a infeção aconteceu. Isto significa que, escreve o Observador, os sistemas de vigilância epidemiológica só conseguem saber a origem de 19% dos contágios ocorridos.

Os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), referentes ao período entre 9 e 11 de novembro, revelam que em vez de 68% mencionados por António Costa, os contágios que acontecem em ambiente familiar tinham já descido para 55%.

O Observador fez as contas e conclui que, afinal, só 10,23% dos casos totais ocorrem comprovadamente nas famílias.

“68% dos contágios ocorrem em meio familiar e em convívio entre familiares, 12% em meio laboral, 8% em lares, 3% nas escolas, 3% no convívio social, 1% nos serviços de saúde. O grosso da contaminação está nos momentos de convívio familiar, em que as pessoas se sentem seguras”, disse, na altura, o chefe do Executivo em conferência de imprensa.

Assim, a porção restante sem link epidemiológico conhecido seria de apenas 5%.

“Isso é o milagre da rosas”, disse o infectologista Francisco Antunes. “A DGS não tem pessoal suficiente para acompanhar tantos casos diários e tantas cadeias de transmissão. Nos dias em que há 6 mil casos, somos capazes de chegar à origem de todos? Não acredito nisso. Se fosse assim tão fácil, a epidemia em Portugal teria outras caraterísticas”.

Outros especialistas ouvidos pelo Observador antes da reunião desta quinta-feira do Infarmed sustentavam que Portugal tem uma vigilância epidemiológica que outros países não têm.

“Quando se diz que 10 casos são de uma disseminação familiar, é provável que nem todos o sejam”, argumenta o especialista em saúde pública Ricardo Mexia. “Há pelo menos o primeiro caso, aquele que o levou para dentro da família, que terá acontecido noutro sítio. Há uma parte importante de disseminação comunitária do vírus. Quando saímos de casa todos nós nos cruzamos com pessoas nos supermercados, no trabalho”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Um grande negócio internacional chamado Covid-19. Um negócio que veio para ficar conforme vamos vendo. Isto é muito mais do que um vírus, é um grande negócio temos que admitir. Um negócio que nos impõe um modo de vida e nos limita a liberdade de movimentos. Estas limitações em nada estão a baixar os contágios.
    Um negócio que faz aumentar a mortandade humana através do desprezo dado a todas as outras doenças que não sejam Covid acabando assim por matar muito mais do que o próprio Covid!

  2. Dos 4 casos próximos que conheço.
    Agregado familiar 3 pess.
    1 infectado, continuaram a fazer a vida normal em casa confinados mas como nada se passasse, mais ninguém foi infectado na casa.
    Agregado familiar 4 pess.
    1 infectado, quando descobriram depois de passarem um fds todos juntos, mais ninguem da casa foi infectado.
    Agregado familiar 5 pess.
    Um infectado infectou a sogra, mais ninguém na casa foi infectado.
    Agregado familiar 5 pess.
    1 infectado, dormia na mesma cama com um irmão, separados por um cão. Mais ninguém foi infectado.

RESPONDER

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …