Só 10% dos casos de covid-19 ocorrem comprovadamente nas famílias

Mário Cruz / Lusa

Costa insistiu que 68% dos contágios são em meio familiar. No entanto, apenas cerca de 10% dos casos de covid-19 ocorrem comprovadamente nas famílias.

Quando António Costa anunciou o estado de emergência, no dia 7 de novembro, disse que as medidas implementadas aos fins de semana serviam fundamentalmente para evitar almoços de família. O primeiro-ministro argumentou que 68% dos contágios são em meio familiar.

Esta quinta-feira, na reunião de especialistas do Infarmed soube-se que em 81,4% dos casos de covid-19 as autoridades não sabem onde a infeção aconteceu. Isto significa que, escreve o Observador, os sistemas de vigilância epidemiológica só conseguem saber a origem de 19% dos contágios ocorridos.

Os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), referentes ao período entre 9 e 11 de novembro, revelam que em vez de 68% mencionados por António Costa, os contágios que acontecem em ambiente familiar tinham já descido para 55%.

O Observador fez as contas e conclui que, afinal, só 10,23% dos casos totais ocorrem comprovadamente nas famílias.

“68% dos contágios ocorrem em meio familiar e em convívio entre familiares, 12% em meio laboral, 8% em lares, 3% nas escolas, 3% no convívio social, 1% nos serviços de saúde. O grosso da contaminação está nos momentos de convívio familiar, em que as pessoas se sentem seguras”, disse, na altura, o chefe do Executivo em conferência de imprensa.

Assim, a porção restante sem link epidemiológico conhecido seria de apenas 5%.

“Isso é o milagre da rosas”, disse o infectologista Francisco Antunes. “A DGS não tem pessoal suficiente para acompanhar tantos casos diários e tantas cadeias de transmissão. Nos dias em que há 6 mil casos, somos capazes de chegar à origem de todos? Não acredito nisso. Se fosse assim tão fácil, a epidemia em Portugal teria outras caraterísticas”.

Outros especialistas ouvidos pelo Observador antes da reunião desta quinta-feira do Infarmed sustentavam que Portugal tem uma vigilância epidemiológica que outros países não têm.

“Quando se diz que 10 casos são de uma disseminação familiar, é provável que nem todos o sejam”, argumenta o especialista em saúde pública Ricardo Mexia. “Há pelo menos o primeiro caso, aquele que o levou para dentro da família, que terá acontecido noutro sítio. Há uma parte importante de disseminação comunitária do vírus. Quando saímos de casa todos nós nos cruzamos com pessoas nos supermercados, no trabalho”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Um grande negócio internacional chamado Covid-19. Um negócio que veio para ficar conforme vamos vendo. Isto é muito mais do que um vírus, é um grande negócio temos que admitir. Um negócio que nos impõe um modo de vida e nos limita a liberdade de movimentos. Estas limitações em nada estão a baixar os contágios.
    Um negócio que faz aumentar a mortandade humana através do desprezo dado a todas as outras doenças que não sejam Covid acabando assim por matar muito mais do que o próprio Covid!

  2. Dos 4 casos próximos que conheço.
    Agregado familiar 3 pess.
    1 infectado, continuaram a fazer a vida normal em casa confinados mas como nada se passasse, mais ninguém foi infectado na casa.
    Agregado familiar 4 pess.
    1 infectado, quando descobriram depois de passarem um fds todos juntos, mais ninguem da casa foi infectado.
    Agregado familiar 5 pess.
    Um infectado infectou a sogra, mais ninguém na casa foi infectado.
    Agregado familiar 5 pess.
    1 infectado, dormia na mesma cama com um irmão, separados por um cão. Mais ninguém foi infectado.

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …