Só 10% dos casos de covid-19 ocorrem comprovadamente nas famílias

Mário Cruz / Lusa

Costa insistiu que 68% dos contágios são em meio familiar. No entanto, apenas cerca de 10% dos casos de covid-19 ocorrem comprovadamente nas famílias.

Quando António Costa anunciou o estado de emergência, no dia 7 de novembro, disse que as medidas implementadas aos fins de semana serviam fundamentalmente para evitar almoços de família. O primeiro-ministro argumentou que 68% dos contágios são em meio familiar.

Esta quinta-feira, na reunião de especialistas do Infarmed soube-se que em 81,4% dos casos de covid-19 as autoridades não sabem onde a infeção aconteceu. Isto significa que, escreve o Observador, os sistemas de vigilância epidemiológica só conseguem saber a origem de 19% dos contágios ocorridos.

Os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), referentes ao período entre 9 e 11 de novembro, revelam que em vez de 68% mencionados por António Costa, os contágios que acontecem em ambiente familiar tinham já descido para 55%.

O Observador fez as contas e conclui que, afinal, só 10,23% dos casos totais ocorrem comprovadamente nas famílias.

“68% dos contágios ocorrem em meio familiar e em convívio entre familiares, 12% em meio laboral, 8% em lares, 3% nas escolas, 3% no convívio social, 1% nos serviços de saúde. O grosso da contaminação está nos momentos de convívio familiar, em que as pessoas se sentem seguras”, disse, na altura, o chefe do Executivo em conferência de imprensa.

Assim, a porção restante sem link epidemiológico conhecido seria de apenas 5%.

“Isso é o milagre da rosas”, disse o infectologista Francisco Antunes. “A DGS não tem pessoal suficiente para acompanhar tantos casos diários e tantas cadeias de transmissão. Nos dias em que há 6 mil casos, somos capazes de chegar à origem de todos? Não acredito nisso. Se fosse assim tão fácil, a epidemia em Portugal teria outras caraterísticas”.

Outros especialistas ouvidos pelo Observador antes da reunião desta quinta-feira do Infarmed sustentavam que Portugal tem uma vigilância epidemiológica que outros países não têm.

“Quando se diz que 10 casos são de uma disseminação familiar, é provável que nem todos o sejam”, argumenta o especialista em saúde pública Ricardo Mexia. “Há pelo menos o primeiro caso, aquele que o levou para dentro da família, que terá acontecido noutro sítio. Há uma parte importante de disseminação comunitária do vírus. Quando saímos de casa todos nós nos cruzamos com pessoas nos supermercados, no trabalho”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Um grande negócio internacional chamado Covid-19. Um negócio que veio para ficar conforme vamos vendo. Isto é muito mais do que um vírus, é um grande negócio temos que admitir. Um negócio que nos impõe um modo de vida e nos limita a liberdade de movimentos. Estas limitações em nada estão a baixar os contágios.
    Um negócio que faz aumentar a mortandade humana através do desprezo dado a todas as outras doenças que não sejam Covid acabando assim por matar muito mais do que o próprio Covid!

  2. Dos 4 casos próximos que conheço.
    Agregado familiar 3 pess.
    1 infectado, continuaram a fazer a vida normal em casa confinados mas como nada se passasse, mais ninguém foi infectado na casa.
    Agregado familiar 4 pess.
    1 infectado, quando descobriram depois de passarem um fds todos juntos, mais ninguem da casa foi infectado.
    Agregado familiar 5 pess.
    Um infectado infectou a sogra, mais ninguém na casa foi infectado.
    Agregado familiar 5 pess.
    1 infectado, dormia na mesma cama com um irmão, separados por um cão. Mais ninguém foi infectado.

RESPONDER

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …

R abaixo de 1 em Portugal. Um milhão de pessoas pode já ter tido contacto com o vírus

Um doente covid-19 em Portugal está a infetar, em média, menos de uma pessoa, segundo dados do Instituto Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira, que mostram que o Rt voltou a estar abaixo do 1. “Atualmente, o …

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas do seu mercado de capitais

O Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que força as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …

Reino Unido começa a vacinar já na próxima semana

O Reino Unido vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 na próxima semana. Depois da aprovação do uso da vacina da Pfizer, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores e …

Governo já garantiu 370 camas no setor privado

O Governo já garantiu 370 camas no setor privado, sendo que quase metade, 164, são para doentes covid. Há atualmente 3.338 pacientes infetados com o novo coronavírus internados em hospitais. A informação foi confirmada por fonte …

Covid-19 pode ter chegado aos EUA em dezembro de 2019. País prepara-se para o pior inverno da história

Depois de ter sido confirmado que o novo coronavírus já circulava em Itália desde setembro de 2019, agora surge um relatório que refere que a covid-19 pode ter infetado um pequeno número de pessoas nos …

Maior parte dos médicos aposentados que voltam ao SNS prefere trabalhar em tempo reduzido

A maior parte dos médicos aposentados que regressa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) opta por trabalhar em tempo reduzido, adianta o Jornal de Notícias. De acordo com o Jornal de Notícias, do total de 216 …

Bruxelas ameaça avançar com Fundo de Recuperação sem Hungria e Polónia

A Comissão Europeia (CE) está a perder a paciência e, caso não haja progressos nas negociações, ameaça avançar com o Fundo de Recuperação europeu sem a 'luz verde' da Hungria e da Polónia. O ultimato foi …

Empresas que reforcem lay-off não podem fechar portas, mas podem reduzir horários a 100%

O chamado “apoio à retoma progressiva” vai permitir que em dezembro as empresas saltem para o escalão seguinte, que garante mais financiamento, mas o Governo exige que mantenham atividade. Contudo, garante que tal não condiciona …