/

Casos de bebés sem braços continuam sem explicação. Governo francês pede novo inquérito

Yoan Valat / EPA

A ministra da Saúde Agnès Buzyn

O Governo francês vai promover um novo inquérito sobre casos de bebés sem braços nascidos no país nos últimos anos, considerando insuportável que os casos continuem ainda sem explicação, anunciou a ministra da Saúde.

A ministra Agnès Buzyn, em conjunto com a ministra da Transição Ecológica, decidiu relançar o inquérito para ter “olhares cruzados” de peritos médicos e da área ambiental.

Não podemos ficar satisfeitos ao dizer que não encontrámos qualquer causa, é insuportável”, declarou a ministra da Saúde durante uma entrevista ao programa Grand Jury, da RTL — Le Figaro.

Na região de Ain foram registados entre 2009 e 2017 sete casos de bebés que nasceram sem braços, no Loire Atlantique houve três casos entre 2007 e 2008 e na Bretanha ocorreram quatro nascimentos entre 2011 e 2013.

Após uma primeira investigação, a agência de saúde pública francesa concluiu no início deste mês que o número de casos em Ain não era estatisticamente superior à média nacional. Já, e em sentido oposto, em Loire Atlantique e na Bretanha haverá um excesso de casos, mas permanecem sem explicação.

Segundo o Ministério da Saúde francês há no país entre 80 e 100 nascimentos por ano com malformações nos membros.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.