/

Caso Maddie: escavações tinham como objetivo encontrar “troféus” de Brückner

10

findmadeleine.com

Maddie McCann

Um balde azul, uma lona, um saco de roupa suja, uma mochila, sacos de pedra, vasos de plantas e algumas tábuas de madeira foram os objetos encontrados durante as buscas a uma cave secreta na cidade de Hanôver, na Alemanha.

Uma propriedade de Christian Brueckner, o principal suspeito do desaparecimento de Madeleine McCann, foi alvo de escavações por parte as autoridades alemãs numa operação envolta em algum secretismo.

De acordo com o semanário Expresso, as escavações tinham como objetivo encontrar “troféus”, como roupas e outros objetos pessoais, retirados às alegadas vítimas sexuais do alemão Christian Brückner. A operação em Hannover não se destina a encontrar corpos de possíveis vítimas, ao contrário do que foi inicialmente avançado.

A polícia alemã (BKA) encontrou, há alguns meses, fatos de banho de meninas e cerca de 8 mil imagens pedófilas escondidas numa autocaravana que o alemão adquiriu em 2010. Esta semana, a imprensa inglesa revelou que, nestas escavações, a polícia encontrou uma cave secreta onde terá retirado alguns objetos como um saco de roupa suja, uma lona ou um balde azul.

Segundo o Sol, também foram recolhidas amostras de lama para serem analisadas e alguns vestígios do solo da cave secreta, alugada pelo alemão.

Até ao momento, as autoridades alemã mantêm-se em silêncio e não falam sobre o que encontraram no local. Já depois de todas as escavações concluídas, as autoridades germânicas optaram por colocar a cave de forma a que ninguém pudesse aceder à mesma, cobrindo-a com areia depois de ser devidamente limpa.

No início do mês de julho, as autoridades portuguesas inspecionaram, perto de Vila do Bispo, no Algarve, três poços, separados por cerca de 100 metros, que originalmente serviam para rega das plantações agrícolas, mas não são utilizados há mais de 20 anos. As buscas não produziram qualquer efeito.

A Polícia Judiciária está a colaborar neste caso com a BKA e com a britânica Scotland Yard.

O caso registou um novo fôlego desde o início de junho, com a identificação deste novo suspeito, Christian Brückner, um pedófilo alemão anteriormente condenado por violação de uma idosa em Portugal e atualmente a cumprir prisão na Alemanha. Os investigadores alemães estão convictos de que Madeleine McCann está morta.

A Procuradoria de Braunsschweig diz ter “evidências ou factos concretos” que suportam a tese de que Maddie está morta, mas não “evidências forenses”, uma vez que o corpo da criança inglesa nunca foi encontrado.

Christian Brückner está detido em Kiel, norte da Alemanha, por outros crimes. Em 2007, o suspeito morava a escassos quilómetros do aldeamento turístico da Praia da Luz, onde Maddie McCann desapareceu.

Para a polícia alemã, Brückner é suspeito do homicídio da criança inglesa que estava de férias com os pais e os outros dois irmãos gémeos em Portugal no momento de seu desaparecimento. O advogado de defesa de Christian Brückner refuta qualquer envolvimento do seu constituinte no desaparecimento das crianças.

No âmbito do processo em que está a cumprir pena na Alemanha por outros crimes, o suspeito pediu para sair em liberdade condicional, mas o pedido tem sido rejeitado por influência da Procuradoria de Braunschweigh, que acredita que Brückner é a chave para o desaparecimento de Maddie e de outros menores na Alemanha.

ZAP // Lusa

10 Comments

  1. Pois é! O suspeito alemão começa a ficar menos suspeito no que diz respeito ao rapto de Maddie. Aquilo que eu sei, é que existe o testemunho do irlandês, Martin Smith, que afirma que a pessoa que viu a transportar uma criança nos braços na noite do desaparecimento, era o Gerry Mccann. Mas é claro que Martin Smith, naquele dia, devia estar a alucinar e o cão pisteiro vindo de Inglaterra que detectou odor a cadáver humano dentro da casa, do carro e nas roupas da mãe de Maddie, também devia estar como o Smith.

  2. E se por acaso houve um acidente tráfico em casa e para não serem acusados de abandono de incapaz e até perdee a fiarda dos gêmeos, os pais não tenham ocultado o cadáver e deixaram surgir esta hipótese de desaparecimento? Eu acho estranho até a reação dos pais. Não inocentado o suspeito, que peloa viatos tem histórico criminal e tem de pagar. Mas talvez esteja a ser usado como bode expiatório.

  3. O que sabemos nós? Se estivesse provada a culpa dos pais, eles estariam aí, livres? Talvez, quer dizer talvez. E se alguém
    quis dar por resolvida a situação, saindo como herói? É tão fácil condenar quando não somos nós os implicados. Compramos ideias prontas. Julgamos sem prova alguma. Dizem que as há. Falam nos cães pisteiros…Ha mesmo algo conclusivo? Lembram-se do nojo que foi a investigação e a imprensa na época ? Tantas teorias, tantas mentiras, tanta fome de dinheiro e de protagonismo…Devemos torcer pela verdade, não por histórias para escrever e vender livros, jornais, revistas… Continuem a investigar, descubram estas e outras verdades. Não é preciso dizer que a policia portuguesa resolveu este caso, para se ter orgulho de ser português, não é preciso comparar a sua eficácia até porque não resolveu este e muitos outros casos, como acontece em tantos outros países.

    • A investigação portuguesa estava a ser boa naquela altura. Já a imprensa, principalmente a inglesa, isso sim, estava a ser nojenta.

  4. Total incompetência da polícia portuguesa nesse caso cheio de erros. Infelizmente os pais sofrem por não saber o que aconteceu com a menina até hoje.

    • Os pais quando viram que a policia judiciaria estava a seguir várias pistas entre as quais os pais, o que é normal nesta situação, fugiram, os pais preocuparam-se no inicio de chamar logo a imprensa inglesa, contaminaram o local do desaparecimento e em 1º lugar independentemente do que a conteceu a culpa é dos pais que deixaram as crianças tão pequenas sozinhas, se estavam de consciencia tranquila não tinham qualquer problema em responder à policia judiciaria, Estão fartos de procurarem bodes expiatórios que não dão em nada. Este será mais um independentemente de outros crimes que tenha cometido. è normal que muitas pessoas tenham convicções do que aconteceu e dizer aos amigos eu sei o que aconteceu

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.