//

Bárbara Norton de Matos em guerra com Cascais por multa de estacionamento

16

A actriz Bárbara Norton de Matos está indignada com a polícia municipal de Cascais, depois de ter sido multada por estar mal estacionada quando está grávida de 9 meses. Mostrou o seu desagrado no Facebook e o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, responde na mesma moeda, mas com uma outra história.

Através da sua página de Facebook, Bárbara Norton de Matos manifestou-se a sua revolta perante a alegada insensibilidade de um polícia municipal de Cascais que a multou, quando tinha o carro mal estacionado. Ela nota que está “grávida de quase 9 meses, a uma semana de dar à luz” e que foi só “comprar uma garrafa de água no café em frente” e onde esteve por escassos minutos.

Mas o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, conta outra história, também num post no Facebook, onde faz a defesa da Polícia Municipal, notando que a versão de Bárbara Norton de Matos “é caluniosa e não corresponde de todo à verdade”.

O autarca começa por lembrar o “estacionamento abusivo” em frente a uma escola que põe “em causa a segurança dos utentes das vias e em especial dos próprios alunos, ocupando inclusive os lugares de paragem exclusivos para os veículos de transporte de crianças expressamente sinalizados para o efeito”.

Uma forma de evidenciar que o carro da actriz estava num destes lugares, enquanto, na altura, se encontrava “um mini-autocarro de transporte de crianças parado na faixa de rodagem a aguardar oportunidade para estacionar correctamente nesse local”.

Carlos Carreiras nota que Bárbara Norton de Matos apareceu no local acompanhada do pai, quando o agente a estava a multar, e que este se dirigiu ao polícia municipal “em modos agressivos e impróprios, tendo-lhe mesmo chamado ladrão“.

“Sem prévio consentimento, o senhor fotografou o Agente em pleno exercício das suas funções enquanto dizia ‘Já está! Vai já para o Facebook!'”, diz Carlos Carreiras.

O presidente da Câmara acusa ainda José Norton de Matos de ter rasgado em pedacinhos a multa colocada no pára-brisas do carro da actriz “na presença de várias pessoas, entre as quais Agentes da PSP pertencentes à Esquadra de Investigação Criminal”.

Antes de terminar sublinhando que os cidadãos “não têm mais direitos ou menos obrigações, caso tenham mais ou menos notoriedade pública por via das suas profissões”, Carlos Carreiras garante que a actriz e o pai estavam “calmamente dentro do café”, apesar de alertados para a presença do mini-autocarro de crianças, e que só saíram do estabelecimento depois da chegada do polícia municipal.

Entretanto, o namorado da actriz, Ricardo Areias, também já a veio defender, igualmente no Facebook, acusando o autarca de “arrogância e prepotência, juntamente com abuso de poder exercido pelas autoridades”.

Ricardo Areias salienta que o autarca “não pode assumir como verdade absoluta o que lhe foi contado por uma das partes”, no caso “a parte que mais lhe convém”.

ZAP

16 Comments

  1. Bárbara… És boa como sei lá o quê, mas, desta vez, não tens razão. Paga o que deves e respeita as regras/leis de trânsito, fofa…

  2. Às vezes é pena que estas coisas não aconteçam nos EUA, onde o pai desta menina teria provavelmente sido controlado à força, algemado e levado para a esquadra por desrespeito à autoridade.

  3. Ela é muita gira, mas a lei não é só para os feios e os normais. Estacionou ilegalmente, não tem razão. Se o polícia quisesse perdoar, podia perdoar; mas quem está em falta pode pedir perdão, mas não exigi-lo. Tanto barulho porquê?!…

  4. Exatamente por ser uma figura conhecida, esta Sra. deveria dar-se ao respeito e perceber que está longe das câmeras e não deveria representar para tentar enganar uma autoridade e muito menos aqueles que te seguem no “FACEBOOK”. És uma cidadã exatamente igual aos demais nos direitos e respeitos, que cumpra-se a lei. Parabéns ao Sr. Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, que teve uma postura correta na defesa do agente que cumpriu o ser dever.

  5. Não sei o que se passou efetivamente nesta situação mas venho apenas dizer que comigo passou-se aqui há algum tempo uma situação semelhante em que me senti “roubado” pela Polícia de trânsito de Cascais por ter estacionado o meu carro durante 5 minutos junto a um café para ir tomar um café num local sem causar qualquer impedimento a veículos ou pessoas e onde estavam outros carros em idêntica situação, embora estivesse na verdade um sinal de proibido estacionar. É uma rua onde habitualmente estavam estacionados vários carros (indevidamente, atendendo ao sinal de proibido, mas não prejudicando qualquer movimento de veículos ou pessoas, passando a Polícia de trânsito de vez em quando para cobrar as multas e assim fazer receita.

    • A mentalidade de determinadas pessoas hoje em dia é algo de extraordinário… Estaciona indevidamente para ir TOMAR CAFÉ e acha que foi roubado quando é (justamente) multado pela polícia! LOL Não interessa se está a atrapalhar alguém ou não, as regras são para cumprir. Porque o problema é que se 1 pessoa não cumpre, então todas as pessoas têm direito a não cumprir, e o resultado é o caos a que se assiste na cidade de Lisboa. Foste muito bem multado!

  6. Esta gente que faz desabafos e reclamações no Facebook não pode certamente esperar que os levem a sério. Quando alguém se sente indignado e com razão para reclamar, deverá fazê-lo utilizando os canais próprios para o efeito. Por outro lado o Sr, Presidente da Câmara de Cascais, também gosta de brincar ao gato e ao rato nas redes sociais. Enfim, é o País e os políticos que temos.

  7. A arrogância burguesa, entra na pele e de lá não mais sai. Paga a multinha, respeita as regras e ou outros e aprende que não estás sozinha no mundo e ele não é só teu.

  8. Façam como manda o senhor Costa, andem de transportes públicos “quando estes funcionam” ou então optem pela bicicleta , no tempo do Mao Tsé Tung na China toda a gente andava de bicicleta, menos ele claro e fardados da mesma maneira.

  9. Penso que está mais que na hora de deixar este capricho e pagar a multa. A minha mulher também esteve gravida, trabalhou até ao ultimo dia e nunca apanhou uma multa de transito. Andava de transportes públicos. Por isso, tenha respeito por todas as mulheres grávidas do pais que todos os dias andam de transportes públicos e muitas destas nem é por opção, é porque nem têm posses para andar em veiculo próprio.

  10. Existe uma lei que pune, quem tira fotografias a outrem e as publica em redes sociais sem seu consentimento. ( ou está em espera de aprovação)
    Acho que se vai agravar a multa se o Policia quiser fazer queixa.
    A cabeça quente nunca resolveu nada.
    Tenho dito

  11. “De pequenino se torce o pepino”
    É com muita pena que se vêem diariamente em frente aos infantários e escolas infantis os atropelos às regras de trânsito e aos conceitos básicos do civismo onde para levar a/o menina/o à escola só não entram com o pópó pela escola dentro porque ou não cabe ou tem os portões fechados mas de resto tudo vale, desde parar em cima de passeios, passadeiras, em frente a sinais de proibido estacionamento, ficar em 2ª e 3ª fila, parar no caminho para largar a criança e quem vier atrás que espere, de qualquer maneira serve desde que seja o mais cómodo para os papás do menino, o civismo acaba ali, ponto!
    Pena é que a/o menina/o está a apreender o comportamentos dos seus mentores e no futuro hão-de se certamente tornar-se noutros “Fittipaldi” como os que por aí proliferam.
    HAJA GUARDAS PARA AUTUAR ESTAS GENTES E AUTARCAS QUE OS SAIBAM DEFENDER.

  12. As regras em sociedade têm que ser respeitadas por todos e não só por alguns. Esta senhora por ser artista de telenovela, não pode solicitar um estatuto de diferenciação, perante as outras pessoas, têm que responder perante a lei em igualdade. Se estacionou mal terá que assumir essa responsabilidade e não ficar com queixumes que até parece mal. Já paguei várias multas, mas com o sentido intimo de que estava a exceder as normas do código da estrada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.