Casal de homossexuais chicoteado em público na Indonésia

Hotli Simanjunta / EPA

-

Esta terça-feira, dois indonésios homossexuais foram chicoteados 83 vezes cada um depois de terem sido condenados por um tribunal islâmico da província de Ache por terem mantido relações sexuais.

Os dois homens, de 20 e 23 anos, foram detidos em março, na sequência das suspeitas de ‘vigilantes’ que decidiram tentar apanhar o casal a ter relações sexuais. Inicialmente, foram condenados a receber 85 chicotadas, mas o número foi reduzido para 83 porque estiveram presos dois meses.

Segundo a BBC, os indonésios foram chicoteados em público, num palco montado no exterior uma mesquita na Indonésia, e vários homens se revezaram para atingir o casal de homossexuais com uma vara.

O palco foi cercado por uma multidão que gritava “que seja uma lição para vocês”, e pedia para os homens serem magoados “com mais força”. Alguns dos presentes tinham cartazes que pediam que lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais sejam banidos da comunidade, e outros filmaram a aplicação da pena com telemóveis.

Fazer sexo com alguém do mesmo género não é ilegal na maior parte da Indonésia, mas é um crime em Aceh, a única região do país regida pela sharia, a lei islâmica. A província indonésia foi autorizada a ter o seu próprio sistema legal há mais de uma década e, desde então, tem vindo a tornar-se cada vez mais conservadora.

Vários grupos de defesa de direitos humanos criticam as atitudes “cruéis, desumanas e degradantes” contra pessoas que mantêm relações com alguém do mesmo sexo. A Amnistia Internacional disse que todos os humanos têm direito à privacidade e a manter relações consensuais com outra pessoa.

A organização afirmou que as chicotadas podem ser consideradas um tipo de tortura e apelou às autoridades de Aceh para que abandonem este método.

A Indonésia tem um histórico de tolerância à homossexualidade, mas vários casos recentes noutras regiões parecem revelar um aumento da hostilidade em relação à comunidade LGBT no país. No início do mês, a polícia prendeu 14 pessoas na cidade de Surabaya por supostamente organizarem uma festa gay, e forçou-as a realizar testes de VIH.

Na segunda-feira, 141 homens foram presos numa sauna gay em Jacarta, a capital da Indonésia, por alegadamente terem “violado as leis de pornografia”.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …