Casal de homossexuais chicoteado em público na Indonésia

Hotli Simanjunta / EPA

-

Esta terça-feira, dois indonésios homossexuais foram chicoteados 83 vezes cada um depois de terem sido condenados por um tribunal islâmico da província de Ache por terem mantido relações sexuais.

Os dois homens, de 20 e 23 anos, foram detidos em março, na sequência das suspeitas de ‘vigilantes’ que decidiram tentar apanhar o casal a ter relações sexuais. Inicialmente, foram condenados a receber 85 chicotadas, mas o número foi reduzido para 83 porque estiveram presos dois meses.

Segundo a BBC, os indonésios foram chicoteados em público, num palco montado no exterior uma mesquita na Indonésia, e vários homens se revezaram para atingir o casal de homossexuais com uma vara.

O palco foi cercado por uma multidão que gritava “que seja uma lição para vocês”, e pedia para os homens serem magoados “com mais força”. Alguns dos presentes tinham cartazes que pediam que lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais sejam banidos da comunidade, e outros filmaram a aplicação da pena com telemóveis.

Fazer sexo com alguém do mesmo género não é ilegal na maior parte da Indonésia, mas é um crime em Aceh, a única região do país regida pela sharia, a lei islâmica. A província indonésia foi autorizada a ter o seu próprio sistema legal há mais de uma década e, desde então, tem vindo a tornar-se cada vez mais conservadora.

Vários grupos de defesa de direitos humanos criticam as atitudes “cruéis, desumanas e degradantes” contra pessoas que mantêm relações com alguém do mesmo sexo. A Amnistia Internacional disse que todos os humanos têm direito à privacidade e a manter relações consensuais com outra pessoa.

A organização afirmou que as chicotadas podem ser consideradas um tipo de tortura e apelou às autoridades de Aceh para que abandonem este método.

A Indonésia tem um histórico de tolerância à homossexualidade, mas vários casos recentes noutras regiões parecem revelar um aumento da hostilidade em relação à comunidade LGBT no país. No início do mês, a polícia prendeu 14 pessoas na cidade de Surabaya por supostamente organizarem uma festa gay, e forçou-as a realizar testes de VIH.

Na segunda-feira, 141 homens foram presos numa sauna gay em Jacarta, a capital da Indonésia, por alegadamente terem “violado as leis de pornografia”.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Maior queda do mês no preço dos combustíveis. Gasóleo atinge mínimos de 4 meses

A partir de hoje os preços dos combustíveis irão baixar, e esta será a maior queda do mês. No que diz respeito ao preço da gasolina, esta deverá cair um cêntimo para 1,387€ por litro. …

Mais de 500 detidos nos protestos contra Lukashenko. Segue-se a greve geral

A greve geral anunciada pela líder da oposição bielorrussa no exílio para exigir a saída do Presidente começou, esta segunda-feira, com protestos tímidos e detenções em todo o país. "O prazo para cumprir as exigências do …

Polacos protestam contra acórdão que torna o aborto quase impossível

Milhares de polacos têm-se manifestado, nos últimos dias, contra a proibição quase total do aborto, quando as leis do país estavam já entre as mais restritivas da União Europeia. Na última quinta-feira, o Tribunal Constitucional polaco …

Japão promete "uma sociedade neutra em termos de carbono" até 2050

O Japão quer alcançar a neutralidade de carbono até 2050, disse hoje o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, um caminho que se afigura complicado, devido à dependência do país do carvão. Numa altura em que cada vez …

"Nada nos vai fazer recuar". Macron desperta a raiva do mundo muçulmano (e enfurece Erdogan)

Emmanuel Macron, presidente de França, assumiu posições muito claras na defesa da liberdade de exibir as caricaturas de Maomé, no âmbito da homenagem ao professor decapitado na semana passada, suscitando protestos em vários países muçulmanos. "Nada …

Merkel avisa Alemanha que os próximos meses vão ser “muito difíceis”

A chanceler alemã, Angela Merkel, avisou a Alemanha de que os próximos meses vão ser "muito difíceis", já que o número de infeções por covid-19 continua a crescer diariamente, tendo-se registado 8.685 nas últimas …

Portugal acusado de bloquear lei europeia contra evasão fiscal pelas multinacionais

Os governos português e sueco estão a ser acusados de bloquear, no Conselho da União Europeia (UE), a deliberação de uma lei contra a evasão fiscal por parte de grandes empresas multinacionais digitais. Segundo anunciou esta …

Consumo de antibióticos desce 22% durante a pandemia. Menos 1,1 milhões de embalagens vendidas

O consumo de antibióticos registou uma descida na ordem dos 22% nos primeiros oito meses deste ano. Venderam-se menos 1,1 milhões de embalagens, quando comparado com igual período do ano passado. Entre janeiro e agosto deste …

Portugal regista mais 2.447 casos e 27 mortes por covid-19

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 2.447 casos positivos e 27 mortes por covid-19. A informação foi divulgada, esta segunda-feira, no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico divulgado hoje revela que …

Testes rápidos devem ser aplicados em surtos em escolas ou lares

A Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, hoje publicada, determina que em situações de surto em escolas, lares ou outras instituições devem ser utilizados preferencialmente testes rápidos no sentido de aplicar "rapidamente as medidas adequadas …