Casal de homossexuais chicoteado em público na Indonésia

Hotli Simanjunta / EPA

-

Esta terça-feira, dois indonésios homossexuais foram chicoteados 83 vezes cada um depois de terem sido condenados por um tribunal islâmico da província de Ache por terem mantido relações sexuais.

Os dois homens, de 20 e 23 anos, foram detidos em março, na sequência das suspeitas de ‘vigilantes’ que decidiram tentar apanhar o casal a ter relações sexuais. Inicialmente, foram condenados a receber 85 chicotadas, mas o número foi reduzido para 83 porque estiveram presos dois meses.

Segundo a BBC, os indonésios foram chicoteados em público, num palco montado no exterior uma mesquita na Indonésia, e vários homens se revezaram para atingir o casal de homossexuais com uma vara.

O palco foi cercado por uma multidão que gritava “que seja uma lição para vocês”, e pedia para os homens serem magoados “com mais força”. Alguns dos presentes tinham cartazes que pediam que lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais sejam banidos da comunidade, e outros filmaram a aplicação da pena com telemóveis.

Fazer sexo com alguém do mesmo género não é ilegal na maior parte da Indonésia, mas é um crime em Aceh, a única região do país regida pela sharia, a lei islâmica. A província indonésia foi autorizada a ter o seu próprio sistema legal há mais de uma década e, desde então, tem vindo a tornar-se cada vez mais conservadora.

Vários grupos de defesa de direitos humanos criticam as atitudes “cruéis, desumanas e degradantes” contra pessoas que mantêm relações com alguém do mesmo sexo. A Amnistia Internacional disse que todos os humanos têm direito à privacidade e a manter relações consensuais com outra pessoa.

A organização afirmou que as chicotadas podem ser consideradas um tipo de tortura e apelou às autoridades de Aceh para que abandonem este método.

A Indonésia tem um histórico de tolerância à homossexualidade, mas vários casos recentes noutras regiões parecem revelar um aumento da hostilidade em relação à comunidade LGBT no país. No início do mês, a polícia prendeu 14 pessoas na cidade de Surabaya por supostamente organizarem uma festa gay, e forçou-as a realizar testes de VIH.

Na segunda-feira, 141 homens foram presos numa sauna gay em Jacarta, a capital da Indonésia, por alegadamente terem “violado as leis de pornografia”.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …

Conselho Europeu termina sem acordo sobre Orçamento

O Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas consagrado ao orçamento plurianual da União para 2021-2027 terminou, esta sexta-feira, sem acordo. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lamentou este desfecho e sublinhou que os líderes dos 27 Estados-membros …

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …