Casal espanhol pede ‘morte digna’ para filha com doença irreversível

dr EFE

Antonio Lago e Estela Ordoñez, os pais de Andrea

Antonio Lago e Estela Ordoñez, os pais de Andrea

Um casal espanhol que pretende dar uma “morte digna” à sua filha, que sofre de uma doença neurodegenerativa irreversível, conseguiu o parecer favorável de um comité de ética, mas os médicos recusam acatar a decisão.

Estela Ordóñez e António Lago são os pais de Andrea, uma criança de 12 anos que está internada nos serviços pediátricos do Complexo Hospitalar Universitário de Compostela, em Santiago de Compostela, norte de Espanha.

O casal pede que seja retirado o suporte artificial de vida à filha, alegando que a limitação dos esforços terapêuticos em casos totalmente irreversíveis não é apenas uma recomendação, mas sim uma boa prática clínica reconhecida por lei.

Num relatório, divulgado esta quarta-feira pelo casal, o comité de ética da unidade hospitalar deu parecer favorável à posição defendida pelos pais de Andrea, mas os serviços de pediatria do CHUS decidiram prolongar os esforços terapêuticos.

Após uma reunião com a equipa médica, o casal afirmou que os médicos referiram que o documento do comité “não é vinculativo” e que ainda não chegou “a altura de retirar o suporte artificial de vida”.

Em declarações aos jornalistas, os pais de Andrea declararam estar “indignados” e admitiram recorrer à justiça.

Estela Ordóñez e António Lago argumentaram que o estado de saúde da menor tem vindo a agravar-se desde setembro de 2014, enfrentando fases muito dolorosas e tratamentos muito agressivos.

Num comunicado, os serviços pediátricos do CHUS afirmaram que estão a atuar “segundo os princípios mais rigorosos da ética”, frisando que o seu procedimento respeita totalmente “a legislação vigente”.

Na mesma nota, a unidade médica assumiu, no entanto, o compromisso de “limitar o tratamento terapêutico neste ou em qualquer outro caso em que se entenda que a situação clínica assim o exija”, de forma “a evitar o momento de obstinação terapêutica, como previsto na lei”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …