Casal pintou a sua casa como um quadro de Van Gogh (para que o filho autista não se perca)

@barrenechea69 / Twitter

“A Noite Estrelada”, de Van Gogh, pintada na casa de um casal norte-americano

Um casal da Flórida, nos Estados Unidos, adotou uma solução original para evitar que o filho autista se perdesse ao voltar para casa.

Em declarações à agência Reuters, Nancy Nemhauser contou que o filho de 25 anos, que sofre de autismo, tem um grande fascínio pelo pintor holandês Van Gogh. Por isso, para evitar que se perca no regresso a casa, o casal da Flórida decidiu contratar um artista para pintar toda a fachada do imóvel à semelhança de um dos seus quadros mais famosos: “A Noite Estrelada”.

“Assim, se mencionar a casa de Van Gogh, as pessoas podem ajudá-lo a localizar-se“, explica a progenitora à agência noticiosa.



No entanto, esta ideia original gerou alguns problemas. Em julho deste ano, a autarquia de Mount Dora, cidade na Florida onde está localizada a casa desta família, afirmou que o mural violava o código de sinalização da cidade, podendo distrair os motoristas.

A autarquia solicitou ao casal que a pintura fosse apagada e exigiu ainda uma indemnização ao casal de 10 mil dólares, cerca de 8.500 euros.

Confrontada com esta decisão, Nancy recorreu nos tribunais e afirmou que a autarquia estava a violar o direito familiar e o direito de liberdade de expressão, argumentando ainda que a pintura tinha como objetivo ajudar o filho autista.

Na passada terça-feira, o Conselho Municipal de Mount Dora voltou atrás na sua decisão: decidiu anular a multa, permitiu que a pintura se mantivesse na casa e, além disso, vai pagar-lhes uma indemnização no valor de 15 mil dólares, cerca de 12.800 euros. O autarca da cidade, Nick Girone, ainda fez um pedido de desculpas ao casal.

A casa acabou por se tornar uma pequena atração turística da cidade norte-americana, localizada a cerca de 40 quilómetros de Orlando.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Lá ainda pagam dinheiro se incomodam as pessoas. Compare-se com o caso de Portugal, onde não só o Estado nos incomoda, como ainda se faz pagar para nos incomodar. Irra, que paísinho o nosso!

RESPONDER

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …