Casal pintou a sua casa como um quadro de Van Gogh (para que o filho autista não se perca)

@barrenechea69 / Twitter

“A Noite Estrelada”, de Van Gogh, pintada na casa de um casal norte-americano

Um casal da Flórida, nos Estados Unidos, adotou uma solução original para evitar que o filho autista se perdesse ao voltar para casa.

Em declarações à agência Reuters, Nancy Nemhauser contou que o filho de 25 anos, que sofre de autismo, tem um grande fascínio pelo pintor holandês Van Gogh. Por isso, para evitar que se perca no regresso a casa, o casal da Flórida decidiu contratar um artista para pintar toda a fachada do imóvel à semelhança de um dos seus quadros mais famosos: “A Noite Estrelada”.

“Assim, se mencionar a casa de Van Gogh, as pessoas podem ajudá-lo a localizar-se“, explica a progenitora à agência noticiosa.

No entanto, esta ideia original gerou alguns problemas. Em julho deste ano, a autarquia de Mount Dora, cidade na Florida onde está localizada a casa desta família, afirmou que o mural violava o código de sinalização da cidade, podendo distrair os motoristas.

A autarquia solicitou ao casal que a pintura fosse apagada e exigiu ainda uma indemnização ao casal de 10 mil dólares, cerca de 8.500 euros.

Confrontada com esta decisão, Nancy recorreu nos tribunais e afirmou que a autarquia estava a violar o direito familiar e o direito de liberdade de expressão, argumentando ainda que a pintura tinha como objetivo ajudar o filho autista.

Na passada terça-feira, o Conselho Municipal de Mount Dora voltou atrás na sua decisão: decidiu anular a multa, permitiu que a pintura se mantivesse na casa e, além disso, vai pagar-lhes uma indemnização no valor de 15 mil dólares, cerca de 12.800 euros. O autarca da cidade, Nick Girone, ainda fez um pedido de desculpas ao casal.

A casa acabou por se tornar uma pequena atração turística da cidade norte-americana, localizada a cerca de 40 quilómetros de Orlando.

ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Lá ainda pagam dinheiro se incomodam as pessoas. Compare-se com o caso de Portugal, onde não só o Estado nos incomoda, como ainda se faz pagar para nos incomodar. Irra, que paísinho o nosso!

RESPONDER

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo. Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar …

Mona Lisa de cubos mágicos vendida em leilão por 480 mil euros

"Rubik Mona Lisa", uma Mona Lisa feita com quase 300 cubos mágicos, foi vendida em leilão, este domingo, por 480.200 euros. A obra é da autoria do artista francês Invader. A obra de arte, que se …

Cientistas utilizam IA para criar antibiótico que mata até as bactérias mais resistentes

Investigadores norte-americanos utilizaram mecanismos de inteligência artificial para criar um poderoso, capaz de matar algumas das bactérias resistentes mais perigosas do mundo. Segundo informou o Guardian, este fármaco atua de maneira diferente dos antibacterianos existentes, tendo …

Mulheres que assinaram acordos de sigilo vão poder falar sobre comportamento de Bloomberg, garantiu o empresário

Após uma extensa repercussão sobre os acordos de confidencialidade da sua empresa, que impedem as funcionárias de falar sobre as alegações de assédio no local de trabalho, Michael Bloomberg tentou inverter o curso da polémica. "A …

Nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado

O nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado na próxima sexta-feira. PSD e BE mostram-se contra a sua nomeação. Os deputados do PSD “não estão confortáveis” com a proposta do PS …