Casa onde Sócrates vive “pagou” salinas em Angola

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O apartamento de luxo onde José Sócrates está a residir na Ericeira foi uma “dação em pagamento” de um empresário angolano ao primo do ex-primeiro-ministro, José Paulo Pinto de Sousa, que é suspeito de ser seu testa-de-ferro, no âmbito de uma dívida relacionada com a compra das Salinas do Tchiome, em Angola.

Estes dados são avançados pelo Expresso que salienta que o T4 na Ericeira passou das mãos do empresário angolano Fernando dos Anjos Ferreira para a propriedade de José Paulo Pinto de Sousa a 16 de Outubro de 2018.

O processo foi uma “dação em pagamento” para saldar uma dívida relacionada com negócios do primo de Sócrates em Angola, conforme revelou o empresário angolano ao Expresso. Está em causa especificamente a compra das Salinas do Tchiome, na província de Benguela, que eram propriedade de José Paulo Pinto de Sousa.



O primo de Sócrates é um dos arguidos da Operação Marquês, por suspeitas de que é um dos testas-de-ferro do ex-primeiro-ministro.

As Salinas do Tchiome constam do despacho de acusação da Operação Marquês, tendo sido constituídas como sociedade em 2012, numa parceria entre José Paulo Pinto de Sousa e Miguel Bataglia, sobrinho de Hélder Bataglia, também arguido no processo que envolve Sócrates.

Antes da constituição da sociedade, Pinto de Sousa tinha vendido à Escom, empresa do Grupo Espírito Santo (GES) em Angola que foi fundada por Hélder Bataglia, salinas que detinha em Benguela para a construção de um condomínio privado. A produção de sal foi então transferida para a zona do Tchiome, tendo Pinto de Sousa adquirido o direito de superfície da zona ao Estado angolano por cerca de 500 mil euros.

Em Maio de 2016, foram transferidos seis milhões de euros do GES para uma conta do primo de Sócrates na Suíça. Uma verba justificada com o negócio das salinas, mas que, segundo a acusação do Ministério Público, foram “luvas” pagas a Sócrates no âmbito da OPA sobre a Portugal Telecom.

As Salinas do Tchiome passaram depois para as mãos de Fernando dos Anjos Ferreira, ficando “acordado que o cumprimento das obrigações contratuais daí decorrentes seria efectuado através de uma dação em pagamento, o que veio a suceder tendo como objecto o apartamento localizado em Portugal na Ericeira”, explica Pinto de Sousa num e-mail enviado ao Expresso.

“Estando a casa desabitada (vivo em Angola e só uso a casa durante breves estadas em Portugal) convidei um familiar, que muito estimo e admiro, para a habitar“, explica ainda o primo de Sócrates.

Quanto a Fernando dos Anjos Ferreira, o empresário é conhecido em Angola pelos negócios na área da construção civil, mas também pelas ligações ao general Higino Carneiro, ex-ministro das Obras Públicas de Angola e ex-governador de Luanda.

Higino Carneiro já foi alvo de um inquérito-crime no Departamento Central de Investigação e Acção Penal em 2012, por suspeitas de branqueamento de capitais, mas o processo foi arquivado.

O general pode, entretanto, vir a ser alvo de uma investigação em Angola, por suspeitas de irregularidades no cargo de ministro das Obras Públicas, dada a existência de 115 milhões de dólares de despesas injustificadas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Ele é amigos ricos e “caridosos”, ele é primos “beneméritos”! Este Sócrates é realmente um tipo de sorte. Amigos e família de “laços” sempre dispostos a sacrificar tudo o que possuem pelo bem do “nosso” ilustre personagem 😀

  2. O testa adquiriu. O Zé Pinóquio usufrui. Qual é o problema?!
    Temos que ter em conta um facto: este sempre foi um pobre remediado, que viveu e vive por conta…

  3. Casa dada, pensão não merecida, liberdade. Continua e continuará o gozo. E os milhões lá fora à espera a render, que se não der serão herança.

RESPONDER

PS reforça liderança. PSD abaixo do resultado das legislativas de 2019

A mais recente sondagem da Intercampus para o CM/CMTV e Jornal de Negócios mostra que o PS continua a subir nas intenções de voto (e o PSD a descer). Segundo o Correio da Manhã, o fosso …

Costa deve remodelar o Governo em outubro (e "Eduardo Cabrita vai sair nessa ocasião")

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes antecipou que António Costa se prepara para fazer uma remodelação do Governo após as eleições autárquicas. O conselheiro de Estado disse também que o …

Ataque mais mortífero. Aviões israelitas lançam novos ataques em Gaza

Este domingo foi o dia mais mortal do conflito. O exército israelita voltou a fazer dezenas de ataques na Faixa de Gaza, enquanto grupos armados disparavam foguetes contra Israel. Este domingo, ataques aéreos israelitas à cidade …

Dos ecossistemas à economia. Vespas são mais importantes do que se pensa

As vespas trazem grandes benefícios para os ecossistemas, a nossa saúde e até a economia mundial, mostra um novo estudo feito por investigadores britânicos. Ao ver uma vespa, o instinto da grande maioria das pessoas é …

Portugal com um recorde de 200 mil vacinados este fim-de-semana

A task force que coordena o programa de vacinação contra a covid-19 em Portugal previu que este fim-de-semana tenham sido vacinadas 200 mil pessoas. "De acordo com dados provisórios, neste fim-de-semana foram, até às 18h00, …

Gases de efeito de estufa estão a fazer encolher a estratosfera

Um novo estudo mostra que as enormes emissões de gases de efeito de estufa estão a fazer encolher a estratosfera. Tal como explica o jornal The Guardian, os investigadores descobriram que a espessura desta camada atmosférica …

Morreu Luís Nunes da Ponte, fundador do PS

Luís Nunes da Ponte morreu aos 75 anos. O PS manifestou “profundo pesar” e agradeceu o seu trabalho “em prol da luta pela liberdade e pela democracia”. Luís Nunes da Ponte, um dos fundadores do PS, …

Caçador de planetas. NASA espera que o telescópio Roman encontre 100 mil novos mundos

A missão do telescópio espacial Roman da NASA - que será lançado em meados da década de 2020 - deve encontrar pelo menos 100 mil novos exoplanetas, dizem astrónomos. Desde a década de 1990, foram descobertos …

Robôs "burros" trabalham em conjunto para realizar tarefas complexas

Uma nova pesquisa mostra que, ao mesmo tempo que aumentam as interações magnéticas, um enxame de robôs dispersos, chamados BOBbots, pode reunir-se em aglomerados compactos para realizar tarefas complexas. Fazer com que um enxame de robôs …

O uso doméstico de carvão na China resulta em mortes prematuras

Um novo estudo indica que, na China, a poluição da queima de carvão residencial causa um número desproporcional de mortes prematuras por exposição a poluentes minúsculos inaláveis, conhecidos como PM2.5. A combustão do carvão por centrais …