Casa natal de “Che” Guevara posta à venda na Argentina

A casa onde nasceu o revolucionário argentino Ernesto “Che” Guevara, que preserva parte da herança de um dos principais líderes da revolução cubana, foi posta à venda na cidade de Rosário, anunciou esta sexta-feira o proprietário.

“Uma pessoa está a chegar a uma certa idade e é melhor pôr as coisas em dia. Não podemos deixar uma coisa num país e outra noutro, mas a atual pandemia acelerou a decisão”, disse Francisco Farruggia, empresário argentino que vive em Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia, citado pela agência de notícias espanhola Efe.

Farruggia, presidente do Instituto Campus Party, e o seu sócio e amigo espanhol Manuel de la Rica Pascual, antigo diretor de publicidade do El País, compraram a propriedade em 2002, quando o empresário argentino vivia em Milão e viu um anúncio nos classificados.

Tivemos um grande projeto cultural”, que era envolver o escritor e caricaturista argentino Roberto Fontanarrosa (1944-2007) e a cantora e compositora Mercedes Sosa (1935-2009), mas a doença e morte de ambos abortaram a ideia, explicou Farruggia.

O apartamento de 240 metros quadrados está localizado num edifício neoclássico de estilo francês na esquina das ruas Urquiza e Entre Ríos, desenhado por Alejandro Bustillo, considerado o maior expoente da arquitetura argentina.

Nos últimos 18 anos, com os novos proprietários, a residência onde nasceu o mítico revolucionário (1928-1967) tornou-se numa espécie de casa-museu para visitas privadas, porque, por ser um apartamento dentro de uma área residencial, não pode ser aberto ao público em geral. Farrugia disse que tinham conhecimento da restrição das visitas desde que a propriedade foi comprada.

“O que queríamos era tê-la como memória e foi por isso que sempre informámos os filhos de ‘Che’ e o Governo cubano para que pudessem participar com ideias e projetos”.

Além dos filhos de Guevara, a lista de visitantes do apartamento inclui o ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica e o bioquímico argentino Alberto Granado (1922-2011), companheiro de “Che” nas viagens de motocicleta pela América do Sul na década de 1950.

“Sabemos que não podemos exigir num contrato ao novo proprietário o que fazer com o imóvel, mas teremos em conta entre as ofertas de compra aquelas que preservam a memória histórica do apartamento”, que se localiza num edifício declarado como património arquitetónico de Rosário, afirmou Ferruggia.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia encerra escritório do canal de televisão Al-Jazeera na Tunísia

A polícia encerrou esta segunda-feira o escritório em Tunes do Catar Al-Jazeera, depois de expulsar todos os jornalistas das suas instalações, disse o diretor do canal televisivo, Lotfi Hajji, à agência de notícias France-Presse (AFP). "Cerca …

Oito semanas é o intervalo "ideal" para aumentar eficácia da vacina da Pfizer

Estudo desenvolvido pelo Department of Health and Social Care (DHSC) comparou os resultados obtidos com um intervalo de 4 semanas (como é feito em Portugal) e um intervalo de 10 semanas. Os resultados sugerem que …

Afinal, receitas escritas à mão são válidas por mais um ano

Médicos já não podiam passar receitas escritas à mão desde 30 de junho, mas agora o Governo prolongou essa possibilidade até 30 de junho de 2022. De acordo com a TSF, o Governo decidiu prolongar até …

Groundforce garante pagamento atempado dos salários de julho

A Groundforce comunicou esta segunda-feira aos trabalhadores que, depois da garantia do Governo de que a TAP irá pagar os serviços de junho antes do processamento salarial, a empresa terá condições para o pagamento atempado …

Tunísia. Presidente demite primeiro-ministro e suspende parlamento

As autoridades tunisinas cercaram o parlamento esta segunda-feira, após o Presidente do país, Kais Saied, suspender o parlmanento e demitir o primeiro-ministro, Hichem Mechichi, devido aos protestos que decorrem no país, cujo o foco são …

Galp critica Governo. Relatório sobre margens na venda de combustíveis está “cheio de erros”

O presidente executivo da Galp criticou esta segunda-feira o relatório da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) que foi a base para o Governo avançar com um diploma para limitar as margens na comercialização …

Fim da missão de combate dos EUA no Iraque é anunciado esta segunda-feira

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Iraque, Mustafa al-Kadhimi, devem anunciar esta segunda-feira um acordo para pôr fim à missão de combate norte-americana no Iraque até ao final do ano. De …

Marcelo vai-se encontrar com Lula, Fernando Henrique, Temer e Bolsonaro

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encontrar-se com os antigos presidentes do Brasil Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, em São Paulo, e será recebido pelo Presidente brasileiro, Jair …

Lagoa na Patagónia fica cor-de-rosa devido à poluição

Uma lagoa no sul da Argentina tornou-se cor-de-rosa. Este fenómeno é impressionante, mas assustador, já que os especialistas e defensores do ambiente o atribuem à poluição por um produto químico utilizado para preservar os camarões …

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …