Casa de Manuel Pinho em Nova Iorque custou um milhão de euros

José Sena Goulão / Lusa

O ex-ministro da Economia, Manuel Pinho

A sociedade offshore de Manuel Pinho, detentora do imóvel em Nova Iorque, terá recebido 1,3 milhões de euros do saco azul do Grupo Espírito Santo.

O apartamento em Nova Iorque de Manuel Pinho, antigo ministro da Economia, foi comprado, em junho de 2010, por 1,24 milhões de dólares, o equivalente a cerca de um milhão de euros ao câmbio atual.

O imóvel está em nome da sociedade offshore Blackwade, que terá recebido indiretamente cerca de 1,3 milhões de euros da Espírito Santo (ES) Enterprises, o saco azul do Grupo Espírito Santo, avança o Correio da Manhã.

Segundo o jornal, o valor terá sido transferido para uma segunda sociedade offshore que, alegadamente, também pertence a Manuel Pinho. Aliás, terá sido através desta empresa que a Blackwade recebeu o mesmo montante.

Esta informação consta dos autos do inquérito do caso EDP aberto no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e reforça a ideia de que os procuradores Carlos Casimiro e Hugo Neto apostam na investigação, que tem o saco azul do GES como foco.

Os magistrados do DCIAP procuram novas provas nos autos dos processos do Universo Espírito Santo e da Operação Marquês, do alegado favorecimento de Manuel Pinho e do Governo de José Sócrates à EDP.

O relatório do Ministério Público aponta que António Mexia e João Manso Neto, administrador na EDP, terão corrompido Manuel Pinho através de um patrocínio de 1,2 milhões de dólares concedido à Universidade de Columbia para que o ex-ministro da Economia fosse contratado como professor, o que terá permitido a Pinho ganhar cerca de 137 mil dólares em 2011.

Além disso, segundo o jornal, o relatório dá conta que o imóvel em Nova Iorque foi adquirido no mesmo ano em que o ex-ministro da Economia foi contratado para dar aulas.

Os investigadores do caso das rendas energéticas pagas à EDP tentam perceber agora os movimentos financeiros de Manuel Pinho e de António Mexia, tendo pedido informação ao Banco de Portugal sobre as contas bancárias em nome dos dois arguidos.

O Ministério Público também pediu informação ao processo que investiga o caso BES, sobre pagamentos feitos por sociedades do Grupo Espírito Santo a Manuel Pinho e ao presidente da EDP.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Bom rapaz este, educado como poucos e certamente honesto, isto deve ser informação falsa com certeza…

  2. E Centeno nada faz ?
    Qual a proveniência desse milhão acumulado em off-shore?
    Foram pagos todos os impostos sobre essas verbas?
    O vencimento de ministro dava para comprar casa de 1 milhão ?!
    Será por casos como este que o PS sempre foi contra a Lei do Enriquecimento Ilícito ?
    Se houvesse lei, Pinho teria de provar a proveniência desse milhão (entre os outros muitos).

    • Ele queria, mas chegou tarde!…
      Com este milhão para o “corninhos” mais os 10.000 milhões que foram do BES para offshores no tempo do Passos/troika (e ninguém viu nada!), etc – já não sobrou nada para Centeno!…
      .
      A Lei do enriquecimento ilícito faz falta exactamente para estes casos, assim como faria para justificar os gastos do Sócrates, Vara, Marco António Costa, Dias Loureiro, etc, etc…
      É urgente aprovar essa lei!!

RESPONDER

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …