Casa Manoel de Oliveira foi finalmente vendida (ao marido de Isabel dos Santos)

piwiyan / Flickr

Morreu o cineasta mais velho do mundo, Manoel de Oliveira

Morreu o cineasta mais velho do mundo, Manoel de Oliveira

O edifício foi esta segunda-feira vendido pela Câmara Municipal do Porto em hasta pública por 1,58 milhões de euros para acolher a fundação do marido de Isabel dos Santos.

O imóvel, idealizado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura para acolher o espólio do cineasta portuense Manoel de Oliveira, foi vendido esta segunda-feira pela Câmara do Porto, depois de uma primeira tentativa, em 2014, sem sucesso, avança a Lusa, citada pelo Jornal de Notícias.

O edifício foi vendido por 1,58 milhões de euros à Supreme Tresures, Lda, empresa gerida por Mário Leite da Silva, representante da empresária angolana Isabel dos Santos.

“Ao nos estabelecermos num edifício como a Casa Manoel de Oliveira, em plena Foz portuense, estamos a afirmar a nossa intenção em contribuir para tornar o Porto ainda mais cosmopolita e mais cultural”, pode ler-se no comunicado do presidente da Fundação, Sindika Dokolo, casado com a filha do presidente angolano.

“Neste espaço vamos promover redes de reflexão artística e fortalecer laços entre Portugal e Angola, a Europa e África, numa ode à arte enquanto elemento unificador de povos e países”, acrescentou.

A coleção de arte da Fundação Sindika Dokolo foi criada em 2003, na capital angolana, e é composta por mais de três mil obras, entre pinturas, gravuras, fotografias, vídeos e instalações, da autoria de 90 artistas de 25 países.

Na opinião de Rui Moreira, a venda foi “mais do que um alívio”, uma vez que soluciona “uma preocupação grande” de um edifício que estava “ao abandono”.

O autarca considera ainda que, “além do interesse monetário”, fica resolvido mais “um problema de reabilitação”.

O valor base de licitação desta segunda tentativa envolvia o conjunto das duas frações do imóvel – habitação e equipamento cultural -, ao contrário do que tinha acontecido em 2014.

De acordo com informação da câmara, citada pela Lusa, trata-se de um edifício de 160 metros quadrados de área coberta distribuídos por uma cave, rés-do-chão e primeiro piso, e 1.800 metros quadrados de “área descoberta”.

A esta área soma-se ainda uma segunda fração composta por “cave, entrepiso, rés-do-chão e dois pisos”, com 98 metros quadrados de área coberta e 152 metros quadrados de área descoberta.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Na entrevista "mais reveladora" de sempre de Ronaldo, nem as lágrimas faltaram

O canal britânico ITV emite nesta terça-feira uma entrevista do jornalista Piers Morgan com Cristiano Ronaldo que está a ser anunciada como "explosiva". Nas imagens antecipadas é possível ver o avançado a chorar por causa …

Médicos sem especialização em cancro estão a avaliar medicamentos oncológicos

Há médicos que não são oncologistas a avaliar medicamentos para o cancro. O Infarmed defende que as avaliações são feitas por equipas que incluem sempre oncologistas. O presidente do Conselho Regional Norte da Ordem dos Médicos, …

"Que venha praga que limpe esta merda de gente." PAN repudia declarações de ex-dirigente

A publicação de uma ex-dirigente do PAN no Facebook está a gerar uma onda de revolta e já levou o Partido Pessoas Animais Natureza a "repudiar" o seu conteúdo. Em causa está o desabafo "que …

Há escolas fechadas neste início de ano letivo e o problema é o mesmo: falta de funcionários

No arranque do ano letivo, há escolas encerradas no país. O Governo garante que haverá novos funcionários nas escolas ainda durante o mês de setembro.  Segundo avança a Rádio Renascença na manhã desta segunda-feira, há escolas …

Maternidade Alfredo da Costa fechou Urgência este domingo. Faltam anestesistas

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz 40 anos, a emblemática Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a …

"Jojo Rabbit" vence prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto

O filme "Jojo Rabbit" venceu no domingo o prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tornando-se assim um forte candidato a vencedor dos Óscares deste ano. O filme do realizador neozelandês Taika …

Dívida da Assistência na Doença aos Militares ascende a quase 95 milhões de euros

A dívida da Assistência na Doença aos Militares (ADM), gerida pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), ascende a quase 95 milhões de euros, valor que representa um aumento de 5,5% face aos …

Portugal conquista três medalhas na Taça do Mundo de ginástica acrobática

Portugal conquistou no domingo três medalhas, uma de ouro e duas de prata, no último dia da Taça do Mundo de ginástica acrobática. Esta prova antecede o Europeu, que acontecerá entre 30 de Outubro e …

"Nesta legislatura, andámos a recuperar aquilo que tinha sido destruído"

O secretário-geral do PS, António Costa, promete que, na próxima legislatura, o partido vai "fazer o avanço de que o SNS precisa". O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu este domingo que quem quer a …

De esquiador a vencedor da Vuelta, Roglic pedalou para entrar na história

O esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma, confirmou este domingo a vitória da Volta à Espanha na sua estreia na competição. O pódio ficou completo com Alejandro Valverde e Tadej Pogacar, respetivamente. O holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick …