/

Casa onde nasceu Hitler vai ser transformada em esquadra de polícia

2

Michael Kranewitter / Wikimedia

A casa onde nasceu Adolf Hitler, no nº 15 da Salzburger Vorstadt, em Braunau am Inn, Áustria

A casa onde nasceu Adolf Hitler, em Braunau, na Áustria, vai ser transformada numa esquadra de polícia. O objetivo passa por tornar neutro todo o local.

Adolf Hitler dispensa introduções. O ditador germânico nasceu numa casa na cidade austríaca de Braunau, junto à fronteira com a Alemanha. A habitação foi assumida pelo Governo em 2016 e, agora, vai enfrentar uma remodelação para se transformar numa esquadra de polícia.

A decisão deriva de uma longa batalha judicial travada com o proprietário da casa, que apenas terminou no ano passado, com uma decisão favorável ao Governo austríaco. O proprietário teve direito a 810 mil euros de compensação. A propriedade era arrendada ao Ministério do Interior desde os anos 70.

A remodelação da casa vai custar cerca de 5 milhões de euros e deverá ficar concluída em 2023, adianta a AFP.

“Um novo capítulo será aberto para o futuro a partir da casa de nascimento de um ditador e assassino em massa”, disse o ministro do Interior, Karl Nehammer, em conferência de imprensa.

O objetivo passa por “tornar neutro todo o local” que foi o berço de uma das figuras mais negras da história da humanidade. Como esquadra de polícia, passará uma imagem de “guardião dos direitos de liberdade”, considera Nehammer.

Grande parte da estrutura original da casa permanecerá intacta. Uma placa comemorativa no exterior também será removida e poderá ser exibida num museu. Embora Hitler tenha passado pouco tempo da sua vida em Braunau, a casa ainda era um ponto de atração para muitos nazis.

ZAP //

2 Comments

    • Ainda assim acho que seria pior se fosse uma padaria e todos os dias falassem em ligar os fornos.
      Eu por mim mandava a casa abaixo e fazia um monumento à crueldade humana.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.