Casa de Chá de Siza Vieira em Leça reabre dois anos depois

Nancy Stieber / Flickr

Casa de Chá da Boa Nova, de Álvaro Siza

Casa de Chá da Boa Nova, de Álvaro Siza

As obras da Casa de Chá da Boa Nova, do arquiteto Siza Vieira, estão concluídas e para sexta-feira está marcada a reabertura do monumento nacional em Leça da Palmeira, Matosinhos, que acolherá um restaurante do chef Rui Paula.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, realçou a “Importância total” desta reabertura, sublinhando que a reabilitação da peça arquitetónica, que é monumento nacional, foi feita com “todo o cuidado”, um investimento de 441 mil euros.

“Para nós, não deixa de ser muito gratificante poder reabri-la às pessoas”, disse Guilherme Pinto.

A Casa de Chá da Boa Nova encerrou em março de 2012, tendo em novembro de 2013, durante o curso das obras, sido cedida à Associação Casa da Arquitetura.

“Temos uma grande expetativa relativamente ao momento porque nós gostaríamos muito que este fosse conhecido como “o restaurante”, antecipou, considerando que este “espaço único” vai aliar a qualidade da gastronomia do chef Rui Paula à qualidade do monumento.

Sobre o atraso das obras – cujo projeto foi do próprio arquiteto Siza Vieira – o presidente da Câmara de Matosinhos considerou que a “pior coisa que uma pessoa pode fazer é valorizar as dores do parto”, garantindo que a autarquia não perdeu um dia, mas que, “mesmo trabalhando em prazo recorde, o projeto e a construção tem as suas delongas”.

Guilherme Pinto disse ainda que às horas de refeição a Casa de Chá da Boa Nova só funciona como restaurante, mas que fora destes períodos poderá ser visitada como monumento nacional, com entradas pagas que reverterão a favor da Associação Casa da Arquitetura.

A reabertura oficial do espaço está marcada para esta sexta-feira, de manhã, e o restaurante concessionado a Rui Paula estará a funcionar, de acordo com informação da autarquia, a partir de terça-feira.

“Todo o edifício foi objeto de uma intervenção profunda, a qual permitiu atualizar equipamentos, impermeabilizar o imóvel e recuperar a cobertura, as madeiras interiores e exteriores, as caixilharias e o betão aparente”, refere o comunicado da câmara.

De acordo com o mesmo texto, “o mobiliário original, criado por Álvaro Siza, foi também reproduzido de acordo com os desenhos da época e usando os materiais inicialmente previstos, implicando um investimento que ascende aos 70 mil euros”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma treta para gastar dinheiros públicos, que nós pagamos através de impostos, Não tem qualquer interesse e não irei lá. Cumprimentos.

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …