Casa de Chá de Siza Vieira em Leça reabre dois anos depois

Nancy Stieber / Flickr

Casa de Chá da Boa Nova, de Álvaro Siza

Casa de Chá da Boa Nova, de Álvaro Siza

As obras da Casa de Chá da Boa Nova, do arquiteto Siza Vieira, estão concluídas e para sexta-feira está marcada a reabertura do monumento nacional em Leça da Palmeira, Matosinhos, que acolherá um restaurante do chef Rui Paula.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, realçou a “Importância total” desta reabertura, sublinhando que a reabilitação da peça arquitetónica, que é monumento nacional, foi feita com “todo o cuidado”, um investimento de 441 mil euros.

“Para nós, não deixa de ser muito gratificante poder reabri-la às pessoas”, disse Guilherme Pinto.

A Casa de Chá da Boa Nova encerrou em março de 2012, tendo em novembro de 2013, durante o curso das obras, sido cedida à Associação Casa da Arquitetura.

“Temos uma grande expetativa relativamente ao momento porque nós gostaríamos muito que este fosse conhecido como “o restaurante”, antecipou, considerando que este “espaço único” vai aliar a qualidade da gastronomia do chef Rui Paula à qualidade do monumento.

Sobre o atraso das obras – cujo projeto foi do próprio arquiteto Siza Vieira – o presidente da Câmara de Matosinhos considerou que a “pior coisa que uma pessoa pode fazer é valorizar as dores do parto”, garantindo que a autarquia não perdeu um dia, mas que, “mesmo trabalhando em prazo recorde, o projeto e a construção tem as suas delongas”.

Guilherme Pinto disse ainda que às horas de refeição a Casa de Chá da Boa Nova só funciona como restaurante, mas que fora destes períodos poderá ser visitada como monumento nacional, com entradas pagas que reverterão a favor da Associação Casa da Arquitetura.

A reabertura oficial do espaço está marcada para esta sexta-feira, de manhã, e o restaurante concessionado a Rui Paula estará a funcionar, de acordo com informação da autarquia, a partir de terça-feira.

“Todo o edifício foi objeto de uma intervenção profunda, a qual permitiu atualizar equipamentos, impermeabilizar o imóvel e recuperar a cobertura, as madeiras interiores e exteriores, as caixilharias e o betão aparente”, refere o comunicado da câmara.

De acordo com o mesmo texto, “o mobiliário original, criado por Álvaro Siza, foi também reproduzido de acordo com os desenhos da época e usando os materiais inicialmente previstos, implicando um investimento que ascende aos 70 mil euros”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma treta para gastar dinheiros públicos, que nós pagamos através de impostos, Não tem qualquer interesse e não irei lá. Cumprimentos.

RESPONDER

UE reduz lista de países para reabrir fronteiras e mantém EUA e Brasil de fora

Os Estados-membros da União Europeia (UE) atualizaram, esta quinta-feira, a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, mantendo de fora os Estados Unidos e o Brasil. "Na sequência da primeira revisão ao abrigo da …

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …

Enfermeira norte-americana matou sete doentes num hospital de veteranos com injeções de insulina

Uma enfermeira num hospital de veteranos norte-americanos matou deliberadamente pelo menos sete doentes com injeções de insulina. A mulher, que admitiu o crime, deverá ser condenada a sete penas de prisão perpétua, mais 20 anos …

PSP pôs fim à festa do título na Avenida dos Aliados. Um polícia ficou ferido

Na parte final dos festejos portistas, já durante a madrugada, nos Aliados, o Corpo de Intervenção da PSP do Porto foi obrigada a intervir contra um grupo de adeptos. Ninguém foi detido, mas um agente …