Bolsonaro é o Trump dos Trópicos? A Casa Branca diz que não

Jim Lo Scalzo / EPA

Donald Trump

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, reagiu nesta segunda-feira com ceticismo às comparações entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e o mandatário eleito no Brasil, Jair Bolsonaro, vencedor das eleições de domingo passado no país sul-americano.

Só há um Donald Trump, na minha opinião”, afirmou Sanders durante uma conferência de imprensa na Casa Branca.

Bolsonaro foi apelidado durante a campanha eleitoral de Donald Trump brasileiro, devido à sua confessa admiração pelo Presidente norte-americano e o seu extenso historial de declarações de teor machista e racista, além do hábito de rebater as críticas, classificando-as de fake news. Tal como nota a AFP, Bolsonaro seria o “Trump dos Trópicos“.

Sanders também respondeu a uma pergunta sobre se a Casa Branca planeia exigir garantias ao novo governo de Bolsonaro de que respeitará os direitos humanos e as normas democráticas.

Promovemos os direitos humanos em todo o mundo. Valorizamos a nossa longa relação com o Brasil e veremos que o acontece a partir de agora”, acrescentou a porta-voz.

Trump falou no domingo por telefone com Bolsonaro, pouco depois de se confirmar a vitória nas urnas, e hoje deu conta dessa conversa através do seu Twitter.

“Tive uma boa conversa com o recém-eleito Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que ganhou as eleições por uma margem substancial. Acordámos que os EUA e o Brasil trabalhem estreitamente em matéria comercial, militar e tudo o resto”, escreveu Trump.

Excelente chamada, expressei-lhes as minhas felicitações”, acrescentou.

Por seu lado, a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, disse em comunicado que os Estados Unidos e o Brasil “partilham uma colaboração vibrante baseada no compromisso mútuo de promover a segurança, a democracia, a prosperidade económica e os direitos humanos”.

Bolsonaro, de 63 anos, e que foi vítima de um atentado durante a campanha eleitoral em que foi apunhalado numa ação pública, assumirá a Presidência brasileira a 1 de janeiro, como sucessor de Michel Temer.

Candidato do Partido Social Liberal (PSL, extrema-direita) Jair Messias Bolsonaro, capitão do Exército reformado, foi eleito no domingo, na segunda volta das eleições presidenciais, o 38.º Presidente da República Federativa do Brasil, com 55,1% dos votos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parecem irmãos gémeos!…
    São ignorantes, só dizem palermices, pensam que o mundo roda à volta deles, acham que são donos da moral, acham que quem tem opinião diferente é um “traidor”, querem tudo armado, citam a biblia, falam em/com deus, etc… até a diferença de idade das mulheres é quase igual (24-26 anos) e a sua “origem” duvidosa também!…
    Enfim, são dois loucos que só impressionam quem fôr tão básico e ignorante como eles!

RESPONDER

China injeta capitais para obter projeção mediática global, revela relatório

O Governo chinês tem tentado obter projeção mediática em órgãos de comunicação social de todo o mundo através da injeção de capitais, de acordo com um relatório da Federação Internacional de Jornalistas, que será divulgado …

Superliga. Juventus arrisca ser excluída da Serie A na próxima época

Se a Juventus continuar ainda a fazer parte da Superliga europeia no arranque da próxima temporada, não poderá competir na Serie A. A Juventus, clube no qual atua o português Cristiano Ronaldo, arrisca ser excluída do …

"Mataram Ihor Homeniuk", mas crime de homicídio cai. Inspetores do SEF condenados a 7 e 9 anos de prisão

Esta segunda-feira, o Tribunal Criminal de Lisboa condenou os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) Luís Silva e Duarte Laja a nove anos de prisão e um terceiro elemento, Bruno Sousa, a sete …

Reino Unido desce nível de alerta. Governo espanhol apela à "responsabilidade"

No Reino Unido, quatro diretores gerais de Saúde defendem que o grau de alerta para a pandemia deve passar do nível 4 para o 3. Em Espanha, depois de as medidas restritivas terem sido aliviadas …

Primo da rainha Isabel II terá usado "estatuto real" para vender acesso ao Kremlin

Uma investigação do Sunday Times e Channel 4 revelou que o príncipe Michael de Kent estaria disposto a usar o seu estatuto real para lucro pessoal e fornecer acesso ao regime do presidente russo Vladimir …

Presidente da Câmara de Famalicão não vai voltar a ser candidato pelo PSD

Paulo Cunha reúne-se nesta segunda-feira com o coordenador autárquico nacional e secretário-geral do PSD, José Silvano, a quem vai comunicar a decisão de não se recandidatar a um terceiro mandato pela coligação PSD-CDS. O autarca já …

André Ventura julgado por chamar "bandidos" a família do Bairro da Jamaica. Mas voltaria a fazê-lo

Esta segunda-feira, André Ventura foi ouvido em tribunal devido ao processo movido pela família do Bairro da Jamaica a quem o líder do Chega apelidou de "bandidagem". André Ventura é réu num processo cível por ofensas …

Médico-chefe do hospital russo onde Navalny foi tratado desapareceu misteriosamente

O ex-médico-chefe do hospital siberiano onde o crítico do Kremlin, Alexey Navalny, foi tratado imediatamente após o seu envenenamento no verão passado desapareceu misteriosamente. Alexander Murakhovsky é o atual Ministro da Saúde regional da região de …

Mais 158 casos e uma morte por covid-19 em Portugal

Esta segunda-feira, Portugal regista mais um óbito e 158 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Aprovada a venda da herdade das caçadas dos Salgado (com desvalorização de 15 milhões)

O Ministério Público e o Tribunal do Fundão aprovam a venda da Herdade do Vale Feitoso à empresa espanhola Vestein por 20,7 milhões de euros. Esta propriedade ficou conhecida por pertencer ao Grupo Espírito Santo …