Casa Branca pensou em juntar Trump aos perfis do Monte Rushmore

No ano passado, a Casa Branca contactou a governadora de Dakota do Sul, Kristi Noem, para saber como seria o processo de adicionar um novo perfil ao Monte Rushmore, onde estão esculpidas os rostos dos antigos Presidentes George Washington, Thomas Jefferson, Abraham Lincoln e Theodore Roosevelt.

A notícia foi avançada pelo jornal norte-americano The New York Times, que cita fonte próxima da governadora do estado do Dakota do Sul, onde se situa o monumento.

De acordo com o jornal, a Casa Branca contactou Kristi Noem no ano passado para inquirir sobre o processo de adicionar uma nova cara ao monumento no Monte Rushmore.

O interesse de Donald Trump no Monte Rushmore e o seu desejo de ser esculpido ao lado dos outros antigos Presidentes não é surpresa para Noem, que disse ter mencionado o assunto durante a sua primeira reunião no escritório oval em 2018.

Na altura, a governadora contou, em entrevista ao Argus Leader, que apertou a mão de Trump e disse-lhe que “deveria vir a Dakota do Sul algum dia”, ao que o Presidente respondeu: “Sabe que é meu sonho ter o meu rosto no Monte Rushmore?”.

Quando Trump visitou o monumento no início de julho para um discurso no Dia da Independência, Noem saudou-o com uma maquete de um metro do Monte Rushmore com o seu rosto esculpido, de acordo com o The New York Times.

A CNN recorda que Trump também brincou com a ideia de se juntar ao Monte Rushmore em 2017 num comício de campanha em Youngstown, Ohio.

No Twitter, Donald Trump negou a notícia, dizendo, contudo, que, “com base em todas as muitas coisas realizadas durante os primeiros 3 anos e meio, talvez mais do que qualquer outra Presidência, parece-me uma boa ideia“.

O Monte Rushmore é um monumento federal, não é da responsabilidade do estado de Dakota do Sul, pelo que alterações ao mesmo não precisarão de autorização estadual.

Porém, de acordo com o National Park Service, citado pelo Business Insider, não é possível esculpir o rosto de um quinto presidente no memorial do Monte Rushmore em Dakota do Sul, uma vez que já não há mais superfícies seguras e estáveis para a obra.

O Monte Rushmore é um monte onde estão esculpidos os rostos de quatro Presidentes dos Estados Unidos: George Washington, o primeiro Presidente, Thomas Jefferson, autor da declaração da independência, Theodore Roosevelt, que conquistou maior conhecimento e liberdade de expressão, e Abraham Lincoln, que lutou pela paz do país durante toda guerra civil.

Ideia do pintor e escultor Gutzon Borglum, inicialmente, era para ser feito apenas um busto, mas houve indecisão em relação a qual deveria ser construído. Após a decisão do primeiro rosto a ser construído, foram montados os primeiros andaimes em 1899. A obra demorou 14 anos a ser finalizada.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …