/

Casa Branca pensou em juntar Trump aos perfis do Monte Rushmore

1

No ano passado, a Casa Branca contactou a governadora de Dakota do Sul, Kristi Noem, para saber como seria o processo de adicionar um novo perfil ao Monte Rushmore, onde estão esculpidas os rostos dos antigos Presidentes George Washington, Thomas Jefferson, Abraham Lincoln e Theodore Roosevelt.

A notícia foi avançada pelo jornal norte-americano The New York Times, que cita fonte próxima da governadora do estado do Dakota do Sul, onde se situa o monumento.

De acordo com o jornal, a Casa Branca contactou Kristi Noem no ano passado para inquirir sobre o processo de adicionar uma nova cara ao monumento no Monte Rushmore.

O interesse de Donald Trump no Monte Rushmore e o seu desejo de ser esculpido ao lado dos outros antigos Presidentes não é surpresa para Noem, que disse ter mencionado o assunto durante a sua primeira reunião no escritório oval em 2018.

Na altura, a governadora contou, em entrevista ao Argus Leader, que apertou a mão de Trump e disse-lhe que “deveria vir a Dakota do Sul algum dia”, ao que o Presidente respondeu: “Sabe que é meu sonho ter o meu rosto no Monte Rushmore?”.

Quando Trump visitou o monumento no início de julho para um discurso no Dia da Independência, Noem saudou-o com uma maquete de um metro do Monte Rushmore com o seu rosto esculpido, de acordo com o The New York Times.

A CNN recorda que Trump também brincou com a ideia de se juntar ao Monte Rushmore em 2017 num comício de campanha em Youngstown, Ohio.

No Twitter, Donald Trump negou a notícia, dizendo, contudo, que, “com base em todas as muitas coisas realizadas durante os primeiros 3 anos e meio, talvez mais do que qualquer outra Presidência, parece-me uma boa ideia“.

O Monte Rushmore é um monumento federal, não é da responsabilidade do estado de Dakota do Sul, pelo que alterações ao mesmo não precisarão de autorização estadual.

Porém, de acordo com o National Park Service, citado pelo Business Insider, não é possível esculpir o rosto de um quinto presidente no memorial do Monte Rushmore em Dakota do Sul, uma vez que já não há mais superfícies seguras e estáveis para a obra.

O Monte Rushmore é um monte onde estão esculpidos os rostos de quatro Presidentes dos Estados Unidos: George Washington, o primeiro Presidente, Thomas Jefferson, autor da declaração da independência, Theodore Roosevelt, que conquistou maior conhecimento e liberdade de expressão, e Abraham Lincoln, que lutou pela paz do país durante toda guerra civil.

Ideia do pintor e escultor Gutzon Borglum, inicialmente, era para ser feito apenas um busto, mas houve indecisão em relação a qual deveria ser construído. Após a decisão do primeiro rosto a ser construído, foram montados os primeiros andaimes em 1899. A obra demorou 14 anos a ser finalizada.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.