/

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

DR

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época.

No verão passado, quando a pandemia se atravessou pelo Cervicería Giralda, no centro histórico de Sevilha, os donos do bar – que já conta com 98 anos – decidiram que estava na altura de se fazer uma reforma ao local.

Quando os trabalhadores começaram a retirar o gesso que cobria as colunas altas do bar e a lascar os tetos, ficaram surpreendidos com o que encontraram.

Sob a pintura, estavam os restos de um hammam islâmico do século XII, incrivelmente ornamentado e recheado de claraboias esculpidas na forma de estrelas de oito pontas. Também podiam ser observadas pinturas em ocre vermelho que representam o céu noturno.

Esta antiga casa de banhos árabe data dos dias em que a cidade do sul da Espanha era governada pelo califado almóada – um império que já governou grande parte do norte da África e da Península Ibérica.

A descoberta do local ajuda a pintar um quadro mais realista daquilo que era a vida islâmica urbana na Sevilha do século XII.

Esta é a última de várias casas de banho antigas que foram identificadas em torno da mesquita central da cidade, o palácio Real Alcázar.

Os historiadores acreditam que essas casas de banho eram usadas pelos devotos para se purificarem antes de entrar na mesquita para rezar.

Provavelmente também serviam como locais de encontro para socializar, conversar sobre negócios ou apenas relaxar, escreve a BBC.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.