O Certificado Internacional de Seguro Automóvel, ou carta verde, passou a ser impresso em folha branca, mantendo a verde apenas o dístico destacável.
Desde 1 de julho, o Certificado Internacional de Seguro Automóvel, que é normalmente designado por carta verde, passou a ser impresso numa folha branca, informa a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). O dístico destacável, para colocar no espelho, continua a ser verde.
“As seguradoras enviaram uma SMS a informar os clientes de que, a partir de 1 de julho, o Certificado Internacional de Seguro Automóvel, usualmente designado por carta verde, deixaria de ser impresso em folha verde para passar a sê-lo em folha branca, mantendo a verde apenas o dístico destacável”, esclarece em comunicado.
As cartas emitidas antes desse prazo continuam válidas. “Caso a apólice tenha o prémio fracionado, as cartas verdes emitidas após 1 de julho sê-lo-ão já no novo modelo.”
“Esta alteração visa simplificar e flexibilizar alguns procedimentos, em prol dos clientes e beneficiários dos seguros. Agora, as cartas verdes podem ser enviadas por meio eletrónico e a preto e branco, para imprimir, o que permite contornar eventuais atrasos dos correios”, explica ainda a associação.