Carta revela que há um tesouro nazi escondido sob um palácio na Polónia

Caçadores de tesouros estão a planear desenterrar o que acreditam ser 48 caixas de ouro nazi no valor de 579 milhões de euros num palácio usado pela SS – organização paramilitar de Hitler – como bordel.

Com esta escavação, que começa na próxima semana, os caçadores de tesouros esperam encontrar 10 toneladas de ouro, juntamente com outros objetos de valor, nos terrenos do palácio do século XVIII no vilarejo de Minkowskie, no sul da Polónia.

O tesouro terá sido roubado por ordem do chefe da SS Heinrich Himmler no final da II Guerra Mundial para estabelecer um Quarto Reich.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, acredita-se que inclua o chamado “Ouro de Breslau”, que desapareceu do quartel-general da polícia na atual cidade polaca de Wrocław.

Pensa-se também que inclua joias e objetos de valor das coleções particulares de alemães ricos que viviam na região e que entregaram as suas posses às SS para evitarem ser roubados pelo avanço do Exército Vermelho.

A suposta localização do tesouro foi revelada por documentos secretos, o diário de um oficial da SS e um mapa que os caçadores de tesouro receberam dos descendentes de oficiais, pertencentes a uma loja secreta que remonta a mais de 1.000 anos.

Entre os documentos está uma carta de um oficial sénior da SS chamado von Stein para uma das mulheres que trabalhava no palácio em Minkowskie e que, mais tarde, se tornou a sua amante.

“Minha querida Inge, cumprirei minha tarefa, com a vontade de Deus. Alguns transportes foram bem-sucedidos. Os restantes 48 baús pesados do Reichsbank e todos os baús de família, por este meio, confio-vos a vós. Só você sabe onde estão localizados. Que Deus a ajude e me ajude a cumprir a minha tarefa”, escreveu.

As páginas escritas a lápis do diário identificam 11 locais na Baixa Silésia que, antes e durante a guerra, era território alemão.

“Um cocho foi cavado no laranjal, que é um lar seguro para os baús e contentores entregues. Os 48 baús do Reichsbank, em bom estado, estavam escondidos, muito bem cobertos de terra e verdes com plantas ainda vivas”, lê-se numa página datada de 12 de março de 1945.

Um diário, supostamente escrito por um oficial de alto escalão da SS sob o pseudónimo de Michaelis, revelou no ano passado a localização de outro palácio na região, onde se acredita que 28 toneladas de tesouros estejam enterrados no fundo de um poço.

Contudo, os caçadores de tesouros vão começar a cavar no novo local porque, segundo os mesmos, é mais fácil aceder a este tesouro.

“Várias pessoas participaram do esconderijo dos depósitos em Minkowskie. Um deles era um oficial chamado von Stein. Ele costumava ficar no palácio porque tinha uma amante lá. Devido à sua localização, era frequentemente visitado por oficiais da SS de alto escalão, que o tratavam como um bordel”, disse Roman Furmaniak, chefe da fundação da Ponte da Silésia.

Inge foi a guardiã indicada por von Stein para ficar de olho no esconderijo. “Estava apaixonada pelo bonito oficial num uniforme preto da SS. Eram como deuses”, continuou. “Acreditava que teria de ficar lá durante um ano, talvez dois, e depois tudo estaria acabado. Ninguém acreditava então que a região ficaria sob o controle da União Soviética”.

No final da guerra, a região foi entregue à nova Polónia controlada pelos soviéticos, toda a população alemã foi expulsa e chegaram polacos que viviam na Ucrânia Ocidental.

Para se misturar com a nova população, Inge mudou a sua aparência e identidade, casou com um homem local e continuou a zelar pelo tesouro até à sua morte, 60 anos depois.

“A recuperação de obras de arte perdidas e o seu retorno aos seus legítimos proprietários pode tornar-se um catalisador para mudanças que visam trazer unidade – não polarização. Essa noção orienta a nossa missão. Temos todas as licenças necessárias para a realização desta obra. Estamos sempre a cooperar com o Ministério da Cultura e o conservador do património”, rematou Furmaniak.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

No seu último discurso, presidente do Supremo atira críticas aos megaprocessos

António Piçarra, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, centrou o seu último discurso na falta de eficácia do sistema judicial em tratar os processos especialmente complexos de corrupção. Para o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, …

Viagens não essenciais de e para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Cristóvão Norte, deputado do PSD, criticou a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal, em entrevista à BBC. Entretanto, esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para …

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …

Ritmo de vacinação da UE ultrapassa o dos EUA e China. Grécia reabre turismo

Atualmente, o ritmo de vacinação da União Europeia ultrapassa o registado nos Estados Unidos da América e na China, de acordo com os dados da plataforma Our World in Data. Os dados recolhidos pelo Público …

"Síndrome de Havana" tem sido cada vez mais reportada por militares dos EUA

Diplomatas norte-americanos, espiões e funcionários da Defesa nacional dos EUA sofreram mais de 130 casos de lesões cerebrais, conhecidos como síndrome de Havana. Segundo o jornal The New York Times, três agentes da CIA revelaram ter …

Caso Maddie. Polícia alemã tem novas provas contra Brueckner

A polícia alemã tem novas provas contra Christian Brueckner, o principal suspeito do rapto de Madeleine McCann, que desapareceu do empreendimento turístico Ocean Club, no Algarve, há 14 anos. De acordo com o procurador Hans Christian …

PSP propôs festa dos adeptos dentro de Alvalade, mas "não foi aceite"

A PSP avança que sugeriu, na reunião de preparação da festa do título, que os festejos ocorressem dentro do Estádio de Alvalade, mas que a proposta não foi aceite. Esta quinta-feira, o presidente da Câmara de …

Nuno Tavares e Rui Patrício podem juntar-se a Mourinho em Roma

Treinador português José Mourinho vai liderar a Roma e poderá contar com dois compatriotas na sua nova equipa. Mais de uma década depois, José Mourinho vai voltar ao campeonato italiano. O futuro treinador da Roma pode, …

Governo vai dar apoio de 500 euros a quem quiser completar a sua formação

O Governo quer aumentar as taxas de conclusão dos níveis de qualificação e como tal vai criar um incentivo financeiro atribuído a quem já tenha avançado no processo e esteja na fase final. O valor …