Carta de um marinheiro aos pais chega às mãos da neta 100 anos depois

Uma carta escrita por um marinheiro britânico em 1916 durante a I Guerra Mundial, que tinha como destinatários os seus pais, foi entregue à sua neta quase um século depois.

Este facto insólito foi agora divulgado pela biblioteca das ilhas Orkney, no norte da Escócia (Reino Unido).

O autor da missiva foi o marinheiro David John Phillips, apelidado como “Dai”, que trabalhou na reparação de barcos nas ilhas Orkney durante o conflito militar (1914-1918).

A carta tinha como destinatários os pais do marinheiro, que viviam no País de Gales.

A missiva com quase cem anos está assinada com uma frase: “Do vosso filho de jaqueta azul.”

Com o objectivo de encontrar o autor da missiva, a biblioteca publicou uma imagem da carta no seu blog na Internet e foi um familiar distante no Canadá, interessado em conhecer as suas origens genealógicas, que acabou por descobrir a neta do marinheiro.

“Ligou-me há cerca de uma semana e disse-me que eu deveria entrar em contacto com o arquivo da biblioteca das ilhas Orkney”, relatou hoje a neta de David John Phillips.

“Quando vi a imagem no blog, fiquei a saber naquele momento que era o meu avô, reconheci o nome e a morada na imagem da carta. Foi uma mistura de grande emoção, surpresa e incredulidade”, acrescentou.

O documento foi encontrado em 1980 atrás de uma lareira de uma casa localizada nestas ilhas, que pertenceu ao marinheiro e à sua mulher, e há cerca de um ano chegou aos arquivos da biblioteca.

David John Phillips casou-se em 1919 com Catherine Isabella Coghill Johnston, e instalou-se nas ilhas Orkney com a mulher. Alguns anos depois, o casal mudou-se para Llanelli (oeste do País de Gales), onde tiveram dois filhos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Madeira. Sondagem da RTP indica que PSD perde maioria absoluta

De acordo com uma nova sondagem da Universidade Católica para a RTP, o PSD pode perder a maioria absoluta na Madeira, enquanto que o PS pode aumentar o número de assentos no parlamento regional. Uma nova …

Secretário de Estado da Proteção Civil demite-se

Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, apresentou o pedido de demissão ao Ministro de Administração Interna esta quarta-feira. "Na sequência do pedido de exoneração, por motivos pessoais, do Secretário de Estado da Proteção Civil, …

Câmara de Lisboa volta a dar isenção de taxas ao Rock in Rio

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, esta terça-feira, que a organização do Rock in Rio fica novamente isenta do pagamento de taxas, no valor de três milhões de euros, pela realização das edições de 2020 …

Pelo menos 23 crianças morreram em incêndio em escola na Libéria

Um incêndio deflagrou nesta quarta-feira num colégio interno nos subúrbios da capital da Libéria, Monróvia. Dezenas de crianças morreram - 23 segundo a BBC, 27 de acordo com a Reuters. “As crianças estavam a aprender o …

Diferenças entre Rio e Costa "ficaram muito marcadas" no debate

Apesar de esclarecedor, Rui Rio sublinhou que o debate de segunda-feira "não foi decisivo", frisando que, até 6 de outubro, "ainda há um caminho a percorrer". O líder do PSD, Rui Rio, defende que as …

WhatsApp começa a ganhar relevância nas eleições em Portugal

Uma investigadora do ISCTE atribui muita importância aos grupos que começam agora a surgir no WhatsApp, que "não são uma coisa muito visível", mas "chega às pessoas de uma forma diferente" e "mais personalizada". Ainda …

Avioneta da Força Aérea espanhola cai no Mar Menor. Instrutor de voo e aluna morreram

Um instrutor e uma aluna morreram esta quarta-feira depois de um avioneta da Força Aérea Espanhola ter caído no Mar Menor, perto da localidade de San Javier, na região de Múrcia. As duas vítimas mortais eram …

Rosa Grilo reafirma inocência. Amante nega qualquer envolvimento no crime

A segunda sessão do julgamento foi marcada por contradições da arguida Rosa Grilo, acusada do homicídio do marido, em coautoria com o amante. Segundo a SIC Notícias, nesta segunda sessão do julgamento, no Tribunal de Loures, …

Primeiro debate a seis começou com divergências nas pensões e terminou com carne e peixe

Realizou-se nesta quarta-feira o primeiro debate da campanha eleitoral com todos os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar. Transmitido pelas Rádios TSF, Renascença e Antena 1, o debate deixou a nu as divergências ideológicas …

Missão do PPM é alertar para "revolução bolchevique" em Portugal

A missão do Partido Popular Monárquico (PPM) nas eleições legislativas é alertar para "a revolução bolchevique" que está em curso em Portugal, país que corre o risco de se transformar numa Venezuela, segundo o presidente …