Dois modelos franceses no pódio dos carros usados mais importados ao longo do primeiro semestre deste ano.
A Renault aparece como empresa preferida dos portugueses no momento de comprar carros usados.
Mais concretamente o Renault Megane, que tem uma quota 6,3% do total de veículos verificados na carVertical, numa análise enviada ao ZAP.
O estudo mostra quais foram os carros usados mais procurados em Portugal entre Janeiro e Junho deste ano.
Ao longo do primeiro semestre, o segundo carro mais importado foi o Mercedes-Benz Classe A (4,5%).
É uma reviravolta, já que nos seis primeiros meses de 2023, o líder era o Mercedes-Benz Classe C e o Renault Megane aparecia só no quinto lugar.
Em 2024, o Peugeot 308 (3,6%) completa o pódio, no terceiro posto. Renault Clio (3,2%) e Volkswagen Golf (3,2%) fecham o top-5.
Ou seja, três modelos franceses – citadinos, mais baratos – entre os cinco preferidos dos portugueses.
Mesmo que muitos cheguem a Portugal (como a outros países) num estado longe do ideal.
Como tínhamos partilhado, muitos carros chegam com defeitos; sobretudo quilometragens falsificadas e danos escondidos. É um historial duvidoso, como descreve a empresa.
Os relatórios dos veículos adquiridos pelos utilizadores da plataforma em 2023 mostram que, dos carros que vieram de França, 3,3% tinham o conta-quilómetros alterado e 41,2% tinham sofrido danos.
Com dados actualizados: nos primeiros seis meses de 2024, o líder Megane tinha 3,8% de exemplares com leituras de conta-quilómetros adulterada.
Mas aqui era o Peugeot 308 que se destacava, com 6,1% dos carros adulterados.
Mercedes e Volkswagen também estão no top-5 dos preferidos; da Alemanha, 3,4% dos carros tinham o conta-quilómetros alterado e 22,8% tinham sofrido danos.