Carro voador de Larry Page visto num aeroporto

DenniS / 7 Themes

Conceito artístico de um carro voador com linhas futurísticas

Conceito artístico de um carro voador com linhas futurísticas

Funcionários de uma empresa de aviação relataram ter visto uma “aeronave estranha” próxima do aeroporto de Hollister, na Califórnia.

Desde há muitos anos, em desenhos animados e filmes, os carros voadores aparecem como os sucessores naturais dos veículos tradicionais. E empresas como a Uber, Terrafugia, SkyTran, AeroMobil e a gigante japonesa Toyota estão a desenvolver há algum tempo projectos de carros voadores.

Mas até agora, não só essa realidade ainda não chegou, como também não podemos afirmar com certeza que um dia chegará – ou que eles se tornarão mais importantes que os automóveis convencionais.

No entanto, para Larry Page, cofundador do Google, a realidade é outra. O que parece ser um protótipo do veículo voador desenvolvido pela sua Zee.Aero pode ter sido apanhado em flagrante num aeroporto dos Estados Unidos.

Funcionários de uma empresa de aviação relataram ter visto uma “aeronave estranha” no aeroporto de Hollister, na Califórnia. Segundo alguns relatos, o veículo podia voar a uma altitude de 7 metros e fazia o barulho de um motor eléctrico – um ruído diferente do som emitido por um avião normal.

De acordo com uma reportagem da Bloomberg, em junho, Larry Page investiu mais de 100 milhões de dólares na Zee.Aero, que foi criada justamente para desenvolver formas revolucionárias de transporte. Ela está estabelecida em Hollister, longe de Mountain View, sede do Google.

Nenhuma declaração pública foi emitida pela misteriosa empresa no decorrer dos últimos anos. Além disso, os projetos da Zee.Aero são guardados a sete chaves, mas em 2012 a empresa patenteou a descrição de um tipo de carro voador que levanta voo na vertical e parece ter um conceito diferente dos projectos que conhecemos de carros voadores.

O VTOL, veiculo de decolagem e aterrissagem vertical, é um tipo de tecnologia que está a ser alvo do interesse de várias startups e especialmente da DARPA, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada da Defesa norte-americana, que também está a desenvolver o seu projeto de carro voador.

Segundo a Aviation Week, a gigante da aeronáutica Airbus também está a trabalhar no conceito de táxis aéreos para as grandes cidades, e já está a desenvolver um protótipo em Silicon Valley, prevendo-se que o seu primeiro voo de teste seja feito em 2017.

Bem, afinal parece que mesmo haver carro voador – resta apenas saber quando.

ZAP / Oficina da Net

PARTILHAR

RESPONDER

Neymar exige mais 6,5 milhões ao Barcelona. É o terceiro processo do jogador contra o clube

Neymar processou pela terceira vez o Barcelona devido às contingências fiscais que lhe foram incutidas a título pessoal por causa dos contratos relativos à sua contratação pelos blaugranas. Segundo divulgou o Mundo esta sexta-feira, citado pelo …

Autarca de Torres Vedras condenado a multa de 5.000 euros por plágio na tese de doutoramento

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes (PS), foi esta quinta-feira condenado a pagar uma multa de 5.000 euros, pelo crime de contrafação na tese de doutoramento. A multa será aplicada durante …

Francisco J. Marques acusado de sete crimes por divulgar e-mails do Benfica

Francisco J. Marques, Júlio Magalhães e Diogo Faria estão a ser acusados de vários crimes relativamente ao caso da divulgação dos e-mails do SL Benfica. O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, foi …

Depressão Jorge traz fim-de-semana com chuva e vento

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim-de-semana chuvoso e ventoso, a começar já a partir de sábado. Em causa está a passagem da depressão Jorge por Portugal. O tempo de primavera …

Dieselgate. Volkswagen vai pagar 800 milhões de euros a clientes

O fabricante de automóveis Volkswagen está disposto a pagar cerca de 800 milhões de euros a 460.000 clientes afetados pela manipulação de motores 'diesel', após um acordo extrajudicial com o gabinete de proteção do consumidor …

Novo partido Volt Portugal perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional

O novo partido Volt Portugal (VP) está muito perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional para a sua formalização. De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal Público, o processo dura já há quatro …

Vitalino Canas e Clemente Lima chumbados para o Tribunal Constitucional

A Assembleia da República 'chumbou' hoje Vitalino Canas e António Clemente Lima para juízes do Tribunal Constitucional (TC) e voltou a rejeitar reconduzir o ex-ministro Correia de Campos para presidir ao Conselho Económico e Social …

Turquia declara guerra ao regime sírio e abre portas da Europa aos refugiados após baixas em Idlib

A Turquia vai deixar de impedir que refugiados cheguem à Europa, por terra ou por mar, decisão que antecipa a chegada de refugiados da província de Idlib, no norte da Síria, onde a ofensiva do …

Cerca de 80% dos processos de racismo acabam arquivados

Cerca de 80% dos processos instaurados pela Comissão pela Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) entre 2006 e 2016 acabaram arquivados, concluiu um estudo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, …

Liga Europa. Há um duelo entre treinadores portugueses nos "oitavos"

Com todas as equipas portuguesas fora de prova, conhecem-se os clubes que se vão defrontar nos oitavos-de-final da Liga Europa. Em competição continuam três treinadores portugueses. O sorteio dos oitavos-de-final da Liga Europa foi dado a …