Carro voador de Larry Page visto num aeroporto

DenniS / 7 Themes

Conceito artístico de um carro voador com linhas futurísticas

Conceito artístico de um carro voador com linhas futurísticas

Funcionários de uma empresa de aviação relataram ter visto uma “aeronave estranha” próxima do aeroporto de Hollister, na Califórnia.

Desde há muitos anos, em desenhos animados e filmes, os carros voadores aparecem como os sucessores naturais dos veículos tradicionais. E empresas como a Uber, Terrafugia, SkyTran, AeroMobil e a gigante japonesa Toyota estão a desenvolver há algum tempo projectos de carros voadores.

Mas até agora, não só essa realidade ainda não chegou, como também não podemos afirmar com certeza que um dia chegará – ou que eles se tornarão mais importantes que os automóveis convencionais.

No entanto, para Larry Page, cofundador do Google, a realidade é outra. O que parece ser um protótipo do veículo voador desenvolvido pela sua Zee.Aero pode ter sido apanhado em flagrante num aeroporto dos Estados Unidos.

Funcionários de uma empresa de aviação relataram ter visto uma “aeronave estranha” no aeroporto de Hollister, na Califórnia. Segundo alguns relatos, o veículo podia voar a uma altitude de 7 metros e fazia o barulho de um motor eléctrico – um ruído diferente do som emitido por um avião normal.

De acordo com uma reportagem da Bloomberg, em junho, Larry Page investiu mais de 100 milhões de dólares na Zee.Aero, que foi criada justamente para desenvolver formas revolucionárias de transporte. Ela está estabelecida em Hollister, longe de Mountain View, sede do Google.

Nenhuma declaração pública foi emitida pela misteriosa empresa no decorrer dos últimos anos. Além disso, os projetos da Zee.Aero são guardados a sete chaves, mas em 2012 a empresa patenteou a descrição de um tipo de carro voador que levanta voo na vertical e parece ter um conceito diferente dos projectos que conhecemos de carros voadores.

O VTOL, veiculo de decolagem e aterrissagem vertical, é um tipo de tecnologia que está a ser alvo do interesse de várias startups e especialmente da DARPA, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada da Defesa norte-americana, que também está a desenvolver o seu projeto de carro voador.

Segundo a Aviation Week, a gigante da aeronáutica Airbus também está a trabalhar no conceito de táxis aéreos para as grandes cidades, e já está a desenvolver um protótipo em Silicon Valley, prevendo-se que o seu primeiro voo de teste seja feito em 2017.

Bem, afinal parece que mesmo haver carro voador – resta apenas saber quando.

ZAP / Oficina da Net

PARTILHAR

RESPONDER

Estado condenado a indemnizar cidadão romeno por tratamento desumano

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) condenou o Estado português ao pagamento de 14 mil euros por tratamento desumano do cidadão romeno Lonuţ-Marian Bădulescu, durante a detenção deste na cadeia do Porto. Numa decisão esta …

Panama Papers. Alemanha com ordens de detenção para Mossack e Fonseca

Um tribunal de Colónia emitiu ordens de detenção contra Jürgen Mossack e Ramón Fonseca por fraude fiscal e associação criminal no caso dos Papéis do Panamá, uma investigação internacional por branqueamento de dinheiro, anunciaram esta …

Depressão Bárbara. Registadas 654 ocorrências, mau tempo volta a agrava-se hoje

A Proteção Civil registou até ao final da manhã desta terça-feira 654 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo nas zonas urbanas a norte do rio Tejo, e colocou em alerta especial laranja mais três distritos …

Bolsonaro diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à …

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …

País em duodécimos seria uma "irresponsabilidade". Bloco acusa Governo de chantagem “inaceitável”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, falou, em entrevista à Rádio Observador, sobre as negociações com o Governo para a aprovação do Orçamento de Estado para 2021. Em entrevista à Rádio Observador, a coordenadora …

Não se sabe como foram infetadas 41% das pessoas em Portugal. Novo confinamento é "para evitar"

De acordo com a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, neste momento não se sabe como foram infetados 41% dos doentes, sendo apenas possível "identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas de covid-19 ou que …