Nem Tesla nem Taycan. O carro elétrico mais rápido do mundo é da Corvette

A mais recente batalha dos carros elétricos tem sido travada entre a Tesla e o Taycan da Porsche. Contudo, o carro elétrico mais rápido do mundo pertence à Corvette e é o Genovation GXE.

O carro ainda não está a ser produzido, mas deverá chegar ao mercado no início do próximo ano. O Genovation GXE, o elétrico da Corvette, tem 800 cavalos e, teoricamente, consegue atingir uma velocidade máxima de 354 km/h (mas em termos práticos não é bem assim).

O Genovation GXE já detinha o recorde de carro elétrico mais rápido do mundo, depois de ter atingido os 336,3 quilómetros por hora, mas decidiu ir mais longe ainda. O Corvette fez-se literalmente à estrada no Kennedy Space Center, com Johnny Bohmer atrás do volante, e atingiu uns incríveis 338,3 quilómetros por hora com uma bateria de 60kWh.

De acordo com o New Atlas, o segredo por trás do seu recorde pode estar no facto de o Genovation GXE contar com uma caixa de velocidades manual — algo que é raro de se encontrar no mercados dos veículos elétricos. O condutor pode usar uma transmissão de pedal de oito velocidades ou a uma transmissão manual de sete velocidades.

(dr) Genovation

Apesar de ganhar ao Tesla e ao Taycan no que toca a velocidade de ponta, fica a perder quando comparamos autonomia. Com uma carga, o Genovation consegue percorrer “apenas” 281 quilómetros, mas já conta com 75 compradores para a altura do seu lançamento oficial.

Todavia, a Corvette poderá ter pouco tempo para se continuar a vangloriar do seu êxito. A Rimac Automobili está a limar as última arestas antes de lançar o seu modelo C_Two, que está equipado com uns estonteantes 1.914 cavalos.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Tanto o model S como o Taycan são “berlinas” de 4 portas!
    E sempre foi com esta premissa que eles andam em circuitos e tempos de arranque, etc em luta.
    Antes de escreverem um artigo, e ainda por cima um título, convinha que vissem “pequenos pormenores”…

    • Os teslas são uns charutos sem qualquer jeito. A autonomia está muito longe da indicada. É uma loucura programar qualquer viagem maior. Tenho um amigo que olha com tristeza para o seu tesla quando tem o meu híbrido ao lado.

  2. Ao invés de fabricarem carros elétricos super caros, por que não pensam na produção em escala comercial para carros elétricos populares???
    Esses carros elétricos que disputam qual e quem é o melhor, apesar de serem excelentes e ecologicamentes corretos, são caríssimos para o poder aquisitivo da maioria da população.
    Cadê os elétricos realmente POPULARES???

    • Primeiro eles tem q atingir im nível elevado de eficiência m produção de baterias para fazer um carro popular exatamente como a tesla vem fazendo

RESPONDER

34 anos depois, dados da Voyager 2 revelam mais um segredo de Urano

Mais de 30 anos depois, os dados da Voyager 2, que sobrevoou o planeta em 1986, permitiram aos cientistas da NASA desvendar mais um segredo de Urano. Em janeiro de 1986, a Voyager 2 sobrevoou Urano. …

Está a nevar em Plutão

Em julho de 2015, a sonda New Horizons da NASA concluiu uma longa e árdua jornada pelo Sistema Solar, viajando a 36.000 mph durante nove anos e meio. Toda a missão focava-se em mapear a …

Cientistas dão um importante passo na criação de uma Internet quântica segura

Uma nova investigação da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelou o elo que faltava para termos uma Internet quântica funcional e prática: uma forma de corrigir os …

Os pedregulhos de Bennu brilham como faróis para a Osiris-Rex da NASA

Este verão, a sonda OSIRIS-REx empreenderá a primeira tentativa da NASA de tocar a superfície de um asteroide, recolher uma amostra e recuar em segurança. Mas, desde que chegou ao asteroide Bennu há mais de …

Cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para futuros desastres

Especialistas ouvidos pelo portal One Zero acreditam que cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para populações que possam vir a enfrentar desastres naturais no futuro potenciados pelas alterações climáticas. À medida que os desastres naturais …

Descobertas três novas espécies de pterossauro em Marrocos

Cientistas encontraram três novas espécies de pterossauro, que viveram no deserto do Sahara, há 100 milhões de anos, em Marrocos. De acordo com o site EurekAlert!, estas três novas espécies de pterossauro faziam parte de um …

Texto português do século XVI mostra eficácia da quarentena

Um especialista australiano descobriu num texto português do século XVI uma prova de que a quarentena ou o isolamento podem impedir a globalização de uma doença como a covid-19, que já provocou mais de 30 …

Coronavírus. Mercados chineses continuam a vender morcegos

Nem com a pandemia de covid-19 a China abre mão dos seus velhos hábitos. Embora o novo coronavírus tenha tido origem num mercado de animais exóticos, em Wuhan, muitos destes sítios continuam a funcionar normalmente …

No Twitter, o discurso de ódio contra chineses cresceu 900%

A L1ght, uma empresa que mede a toxicidade das plataformas digitais, partilhou recentemente um relatório no qual revela que o discurso de ódio contra a China e contra os chineses teve um crescimento de 900%. Donald …

Há mais pessoas em quarentena do que vivas durante a 2ª Guerra Mundial

Um terço da população mundial - 2,6 mil milhões de pessoas - está em quarentena. São mais seres humanos em isolamento do que aqueles que estavam vivos para testemunhar a 2ª Guerra Mundial. Na terça-feira, o …