“Assassinos de crianças e idosos”. Carro com frases de protesto choca contra portão do gabinete de Merkel

Daniel Kopatsch / EPA

A chanceler alemã Angela Merkel

Um carro foi visto esta manhã a ser chocar contra o portão do gabinete da chanceler alemã Angela Merkel em Berlim.

Segundo a agência Reuters, que cita uma testemunha no local, não há informações oficiais sobre o motivo do choque nem se há feridos.

As fotografias publicadas pela Reuters mostram o carro, que não apresenta danos graves, a ser investigado pela polícia.

O veículo aparenta ter escritas mensagens de protesto, como “Parem com políticas de globalização”, descreve o Correio da Manhã. O portal brasileiro G1 relata ainda que fotografias nas redes sociais mostram as palavras “Seus malditos assassinos de crianças e velhos” escritos no carro.

O motorista, que parecia estar no final da meia-idade, foi levado numa cadeira de rodas. “Estamos a determinar se o motorista conduziu deliberadamente contra (o portão)”, disse a polícia de Berlim no Twitter. “Foi levado sob custódia.”

Dezenas de polícias, uma ambulância e um carro dos bombeiros foram moilizados para o local após o acidente.

A chanceler alemã Angela Merkel tinha prevista uma videoconferência na manhã de quarta-feira, na qual uma extensão do confinamento e outras medidas para combater a pandemia estavam na ordem de trabalhos.

A Europa está em alerta máximo após supostos militantes islâmicos terem matado oito pessoas em Paris, Nice e Viena nas últimas semanas. Na terça-feira, a polícia suíça identificou uma mulher suíça que esfaqueou uma vítima no pescoço e agarrou outra pelo pescoço como uma conhecida jihadista.

Há quatro anos, um homem com ligações islâmicas sequestrou um camião e passou por um mercado de Natal cheio em Berlim, matando mais 11 pessoas e ferindo dezenas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pode ter sido descoberto um "elo perdido" na história do alfabeto

Uma inscrição alfabética num fragmento de um jarro encontrado em Laquis (Tel Lachish), em Israel, com cerca de 3450 anos, poderá ser um "elo perdido" na história do alfabeto. "Datada do século XV A.C., esta inscrição …

Morreu Walter Mondale, ex-vice-presidente de Jimmy Carter

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Walter Mondale, ícone do Partido Democrata, morreu nesta segunda-feira aos 93 anos, informou a imprensa norte-americana. A imprensa, que cita um comunicado familiar, não especifica as causas da morte do ex-vice-presidente …

Vão nascer mais duas praias fluviais no Alqueva este verão

A albufeira do Alqueva vai “ganhar” duas novas praias fluviais, no próximo verão, situadas nos concelhos de Alandroal e Portel, no distrito de Évora, num investimento global superior a um milhão de euros. O projeto da …

Nova ponte que vai ligar Porto e Gaia custa 21 milhões e terá oito acessos

A obra da nova ponte rodoviária sobre o Douro custará 21 milhões de euros, oito dos quais em acessos, e o projeto de conceção e construção será lançado "muito em breve", disse o autarca …

A tinta mais branca de sempre pode ajudar na luta pelo clima

A tinta mais branca já desenvolvida até agora reflete 98.1% da luz, podendo ser uma boa aliada no combate às alterações climáticas. No ano passado, uma equipa de cientistas desenvolveu uma tinta ultra-branca que atingiu uma …

Dois milhões com primeira dose esta terça-feira. Centros de vacinação precisam de mais 1.700 profissionais

Portugal deve atingir nesta terça-feira a marca dos dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a covid-19, adiantou esta segunda-feira a task force responsável pelo plano de vacinação. "Estima-se que, até …

Governo quer renovar contrato do SIRESP por seis meses (mas Altice recusa-se)

O Ministério da Administração Interna vai reunir-se esta terça-feira com a Altice, a quem iria propor uma renegociação e renovação por mais seis meses do contrato que assegura o Sistema Integrado das Redes de Emergência …

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …