Carrinhas furtadas no Norte eram vendidas em África por 3 mil euros

Ross Setford / EPA

Há pelo menos dois anos que três indivíduos recebiam carrinhas furtadas no Norte de Portugal para as enviar, via Bélgica, para África, onde eram vendidas por 3 mil euros.

O esquema era simples: encomendavam carros para serem furtados, em todo o Norte do País, e depois viciavam os veículos, segundo avança o JN. Em poucos meses as viaturas eram levadas para Angola, onde eram vendidas sem deixar qualquer rasto.

Num armazém de Oliveira de Azeméis, o líder da organização terá adulterado dezenas de viaturas, mas foi detido, com mais dois cúmplices, pela Polícia Judiciária do Porto.

Há já alguns anos que os empresários ganhavam a vida com a viciação de carros e dedicavam-se sobretudo a alterar carrinhas da marca Toyota, que são muito procuradas em Angola. Tinham em Portugal ladrões que se dedicavam a furtar os veículos pretendidos e que eram roubados desde Mirandela a Oliveira de Azeméis.

Pagavam quantias reduzidas pela entrega dos veículos e, nas próprias oficinas, alteravam as carrinhas: mudavam-lhes a cor, alteravam o número de chassis e arranjavam documentos falsos. As viaturas eram depois levadas para o Norte da Europa, onde eram vendidas pelos empresários portugueses, em média, a 3 mil euros. Depois, seguiam de barco para Angola, sem que fossem declarados.

Os empresários foram constituídos arguidos no processo que ainda decorre e estão indiciados pelos crimes de tráfico ilícito de veículos, recetação, falsificação de documento e burla qualificada. Nas buscas realizadas pela PJ do Porto, foi detido um dos colaboradores por estar na posse ilegal de uma arma de fogo e várias munições, tendo sido constituído arguido.

Na operação realizada, a Polícia Judiciária do Porto contou com o apoio da GNR de Oliveira de Azeméis e da PSP de Vila Nova de Gaia e de Mirandela. Na quarta-feira, os empresários foram presentes ao tribunal de Oliveira de Azeméis para primeiro interrogatório. Um deles ficou em prisão preventiva e outro foi libertado, mas tem marcadas apresentações periódicas à PSP.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. o crime de roubo/furto de viaturas a nivel mundial e assunto que preocupa a todas corporacoes, e nenhuma policia sozinha sera capaz de combater este mal. ha toda uma necessidade de unir esforcos, estarmos mais proximos para tracar experiencias e nos tornar mais fortes.
    e uma actividade que pode estar associada a outros crimes pela sua dimensao e o nivel de conexao que os autores morais tem e a corrupcao, ha envolvimento de gente bem abastada.

    pertenco a Policia da Republica de Mocambique PRM, tecnico superior de relacoes internacionais e em servico no departamento de cooperacao internacional no comando geral.

RESPONDER

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …