Os terroristas preferem Toyota

cv ISIS

-

Autoridades anti-terroristas dos EUA pediram ajuda à Toyota, a segunda maior construtora automóvel do Mundo, para perceber como o Estado islâmico conseguiu apropriar-se da enorme quantidade de Toyotas iguais que aparecem nos vídeos de propaganda da organização.

Segundo a ABC News, uma unidade norte-americana de combate ao terrorismo iniciou uma investigação sobre a grande quantidade de carrinhas todo-terreno e jipes da construtora automóvel japonesa Toyota Motor Corporation que estão na posse dos terroristas.

Em resposta ao governo dos EUA, a Toyota respondeu em comunicado que “não pratica a venda dos seus automóveis ao Estado Islâmico”.

A empresa declara que segue “uma rígida política contra o fornecimento de viaturas a compradores que as possam utilizar ou modificar para fins militares ou terroristas”, e que “não faz ideia de como é que tantas viaturas foram parar às mãos dos terroristas”.

A investigação, promovida pelo departamento de inteligência financeira e antiterrorista do ministério das Finanças dos EUA, foi iniciada após a divulgação na imprensa de que os militantes do Estado Islâmico recebem grandes quantidades de veículos Toyota, alegadamente “os todo-terreno mais resistentes do Mundo”, que depois são reconvertidos para fins militares.

Em muitos dos vídeos de propaganda do Estado Islâmico, são mostradas imagens de grandes caravanas da organização, compostas quase totalmente por veículos Toyota de diferentes tipos.

cv ISIS

-

Lukman Faily, embaixador do Iraque nos Estados Unidos, chama a atenção de que é notório que os militantes do Estado Islâmico têm “centenas de Toyotas novinhos em folha”. “Como é que eles conseguem ter tantos jipes e pick-ups Toyota?”, pergunta o diplomata.

“A Toyota actua em completa conformidade com as leis de cada país e região, e exige que os seus agentes sigam os mesmo princípios”, disse à ABC o representante da empresa nos EUA, Ed Lewis.

Lewis lamenta no entanto que, apesar das medidas tomadas pela Toyota para evitar a compra dos produtos da empresa por terroristas, seja “impossível controlar todas as rotas de veículos extraviados ou revendidos”.

Ainda assim, parece evidente uma clara preferência da organização por extraviar Toyotas.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Só é noticia porque é Toyota e é japonês ( Garantia de fiabilidade) até os terroristas sabem disso, se fossem americanos ou europeus não havia problema nenhum.
    Como alguém já referenciou noutros comentários acima, e as armas de onde vêm????

  2. E as armas que os terroristas e muitos governos que não são mais nem menos do que terroristas legalizados, quem as fabrica e lhas fornece?

RESPONDER

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …