Os terroristas preferem Toyota

cv ISIS

-

Autoridades anti-terroristas dos EUA pediram ajuda à Toyota, a segunda maior construtora automóvel do Mundo, para perceber como o Estado islâmico conseguiu apropriar-se da enorme quantidade de Toyotas iguais que aparecem nos vídeos de propaganda da organização.

Segundo a ABC News, uma unidade norte-americana de combate ao terrorismo iniciou uma investigação sobre a grande quantidade de carrinhas todo-terreno e jipes da construtora automóvel japonesa Toyota Motor Corporation que estão na posse dos terroristas.

Em resposta ao governo dos EUA, a Toyota respondeu em comunicado que “não pratica a venda dos seus automóveis ao Estado Islâmico”.

A empresa declara que segue “uma rígida política contra o fornecimento de viaturas a compradores que as possam utilizar ou modificar para fins militares ou terroristas”, e que “não faz ideia de como é que tantas viaturas foram parar às mãos dos terroristas”.

A investigação, promovida pelo departamento de inteligência financeira e antiterrorista do ministério das Finanças dos EUA, foi iniciada após a divulgação na imprensa de que os militantes do Estado Islâmico recebem grandes quantidades de veículos Toyota, alegadamente “os todo-terreno mais resistentes do Mundo”, que depois são reconvertidos para fins militares.

Em muitos dos vídeos de propaganda do Estado Islâmico, são mostradas imagens de grandes caravanas da organização, compostas quase totalmente por veículos Toyota de diferentes tipos.

cv ISIS

-

Lukman Faily, embaixador do Iraque nos Estados Unidos, chama a atenção de que é notório que os militantes do Estado Islâmico têm “centenas de Toyotas novinhos em folha”. “Como é que eles conseguem ter tantos jipes e pick-ups Toyota?”, pergunta o diplomata.

“A Toyota actua em completa conformidade com as leis de cada país e região, e exige que os seus agentes sigam os mesmo princípios”, disse à ABC o representante da empresa nos EUA, Ed Lewis.

Lewis lamenta no entanto que, apesar das medidas tomadas pela Toyota para evitar a compra dos produtos da empresa por terroristas, seja “impossível controlar todas as rotas de veículos extraviados ou revendidos”.

Ainda assim, parece evidente uma clara preferência da organização por extraviar Toyotas.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Só é noticia porque é Toyota e é japonês ( Garantia de fiabilidade) até os terroristas sabem disso, se fossem americanos ou europeus não havia problema nenhum.
    Como alguém já referenciou noutros comentários acima, e as armas de onde vêm????

  2. E as armas que os terroristas e muitos governos que não são mais nem menos do que terroristas legalizados, quem as fabrica e lhas fornece?

RESPONDER

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …

"Cada qual no seu lugar". Jerónimo avisa Marcelo que “tudo tem limites” nos poderes presidenciais

O secretário-geral do PCP avisou Marcelo Rebelo de Sousa que “tudo tem limites” quanto aos poderes presidenciais, face aos sucessivos apelos para a viabilização do Orçamento do Estado de 2021 pela esquerda ou pelo PSD. “Cada …

Ferro Rodrigues não aceita projeto de lei do Chega por inconstitucionalidade

O projeto de lei do Chega para limitar o cargo de primeiro-ministro e outros governantes apenas a portadores de nacionalidade portuguesa originária foi rejeitado pela Assembleia da República devido a inconstitucionalidade. O despacho do presidente da …

Os cientistas já sabem porque é que alguns sapos têm uns olhos "enormes"

Os cientistas acabam de descobrir porque é que alguns sapos têm os olhos enormes comparativamente com a dimensão do seu corpo. De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica …

Morreu o emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, aos 91 anos

O emir do Kuwait, xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, morreu esta terça-feira aos 91 anos nos Estados Unidos, onde estava desde julho a receber tratamento médico, anunciou a corte do emirado. "É com grande tristeza e dor …

Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade. Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. …