Surpresa? Carneiro é o preferido para primeiro-ministro. Montenegro não ganha, nem dentro do PSD

10

Estela Silva/Lusa

O ministro da Administração Interna e candidato à liderança do PS, José Luís Carneiro

Ministro da Administração Interna supera Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro – que até é superado numa disputa interna que não existe.

A disputa pela liderança do Partido Socialista (PS) já começou e tem-se apontado constantemente que Pedro Nuno Santos vai vencer.

Até no congresso do Partido Social Democrata (PSD), no fim-de-semana passado, parecia que não estava definido que o adversário é Pedro Nuno. E pouco se falava sobre José Luís Carneiro.

No entanto, é Carneiro que surge como preferido para ganhar as eleições no PS…e as legislativas.

Na sondagem da Universidade Católica para a RTP, Antena 1 e jornal Público, o actual ministro da Administração Interna consegue 38% das intenções de voto contra apenas 29% de Pedro Nuno.

No entanto, e como noutros inquéritos do género, é importante a percentagem de pessoas que não sabem ou não quiseram responder: e neste caso, a percentagem é alta (28%).

Esta sondagem envolveu mais de 1.100 pessoas mas, olhando apenas para os inquiridos que votaram PS nas eleições do ano passado e que devem votar PS em Março, aí é Pedro Nuno Santos quem ganha: 53% das intenções de voto.

Um cenário que se repete entre os portugueses que vão votar CDU, Livre ou PAN nas eleições legislativas antecipadas (45%).

Os dois candidatos no PS já reagiram: José Luís Carneiro diz que uma sondagem “é uma sondagem” mas vê nestes números um sinal “dos militantes do PS”; Pedro Nuno Santos lembra que há três sondagens com resultados diferentes nos últimos dias e sublinha que quem vota em partidos de direita é que prefere José Luís Carneiro.

Carneiro volta a ganhar

Para primeiro-ministro, se a disputa for entre José Luís Carneiro e Luís Montenegro, também é Carneiro que vence: 42% para o socialista, 37% para o social-democrata.

Mas se Montenegro concorrer com Pedro Nuno Santos, voltam os empates técnicos: 40% para o PSD, 39% para o PS. Mais uma vez, há muitos indecisos (21%) nestes dois cenários.

Montenegro perderia no PSD

Luís Montenegro volta a ser derrotado numas eleições que não existem nesta altura: internas no PSD. Esta sondagem mostra que os portugueses preferiam ver Pedro Passos Coelho (37%) como candidato do PSD a primeiro-ministro, ou como alternativa Carlos Moedas (24%).

Luís Montenegro só tem 18% das preferências e surge apenas no terceiro lugar dentro do PSD, com menos de metade dos números de Passos Coelho.

ZAP //

10 Comments

  1. Portanto, se o PS escolher PNS para líder arrisca-se bastante a perder as eleições. Esse risco também existe com JLC, claro, mas é menor. Isto vem complicar as contas para os militantes do PS.

  2. Mas o PS saltou da geringonça logo que viu uma oportunidade. Então e agora o radical dos dois aeroportos (o estoira vergas das barbas), está agora a pensar (se ganhasse) em juntar-se novamente aos comunistas e bloquistas? ! Era a desgraça total do país. Era a Cuba ou Venezuela da Europa. Deus nos livre de tamanha desgraça. Mais valia fugir.

  3. Com a xuxalhada vai valer tudo. O desespero é grande. Esta é a hora fatal para Portugal. Ou reabilita-se e prospera ou torna-se numa Venezuela.

  4. Já falta muito pouco para nos identificar-mos com uma tipica república latino-americana de má memória.
    E quem gosta de fazer comentários a toda a hora, seja onde for, não despristigie o cargo político que exerce e demita-se já para não ser acusado de golpista.

  5. Não vejo uma geringonça em segunda edição. Até porque os comunas devem perder os deputados todos e já não é sem tempo. Da outra que diz que não deve haver vergonha em ir buscar o dinheiro onde há, Deus nos livre. Era assim que fazia o pai dela!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.