Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0.

A Novameat quer apoiar um sistema alimentar global mais sustentável através da tecnologia. Por isso, a empresa espanhola argumenta que a carne impressa em 3D pode aliviar os atuais problemas das cadeias de suprimento numa altura em que o mundo está a braços com uma pandemia.

“Dada a necessidade de flexibilidade e adaptabilidade do mercado de proteínas e tendo em conta a interrupção global no fornecimento de carne de porco, decidimos desenvolver carne realista à base de plantas com a textura e aparência de carne de porco”, explicou o CEO da Novameat, citado pelo 3dnatives.

A startup trabalha há alguns anos no desenvolvimento de alternativas à carne. O principal desafio da é alcançar, simultaneamente, a mesma textura, sabor, aparência e valor nutricional – os quatro parâmetros que definem o sucesso de uma alternativa à carne.

“Este é o primeiro produto alimentar que apresenta uma verdadeira alternativa à carne animal porque tem a mesma aparência tridimensional e a mesma textura fibrosa, aparência e sabor que um pedaço de carne.”

A empresa conseguiu criar uma tecnologia capaz de imitar a textura natural da carne, através da reorganização de nanofibras de proteínas vegetais para se parecerem com proteínas animais. O objetivo da Novameat é refinar a tecnologia que permite criar uma alternativa realista aos bifes.

A startup usa uma mistura de proteína de arroz, ervilha, azeite virgem extra, extrato de algas marinhas, concentrado de sumo de beterraba e aromas naturais.

“Estamos a testar ingredientes alternativos (proteína, fibra e óleo) para ajustar os aromas e melhorar a sustentabilidade. Demonstrar que a nossa tecnologia trabalha com uma variedade de ingredientes visa apoiar a biodiversidade, combater monoculturas insustentáveis ​​e práticas de desflorestação”, adiantou Guiseppe Scionti.

A empresa já se encontra em negociações para disponibilizar os seus produtos em restaurantes espanhóis e italianos até ao próximo Natal.

A indústria de produção de carne é uma das mais poluentes do mundo e são cada vez mais os consumidores que procuram formas de nutrição alternativas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP quer Costa no Parlamento de 15 em 15 dias (e não vai contribuir para acabar com os debates quinzenais)

O PCP não concorda que será o fim da democracia caso os debate quinzenais passem a mensais. No entanto, não vai contribuir para acabar com este modelo. Ao Expresso, o deputado comunista António Filipe Duarte garantiu …

"Espero contar tudo o que sei". Cientista chinesa fugiu da China para alertar que "não temos muito tempo"

A virologista chinesa Li-Meng Yan, que fugiu para os Estados Unidos, deu uma segunda entrevista à Fox News, na qual alertou que "não temos muito tempo".   Li-Meng Yan, especialista em virologia e imunologia, era uma …

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …