Empresário luso-francês do ramo da hotelaria e grande distribuição vai apresentar ao governo uma proposta de gestão da TAP, liderada pelo gestor português Carlos Tavares, ex-CEO da Stellantis e antigo COO da Renault.
O gestor português Carlos Tavares, que recentemente se demitiu da presidência da construtora automóvel Stellantis, dona da Chrysler, Peugeot e Citroen, poderá estar a caminho da TAP.
Segundo o Lusojornal, durante um seminário na Universidade Lusíada, no Porto, o empresário Paulo Pereira, proprietário da Agribéria e de empresas ligadas à hotelaria e grande distribuição em França, revelou que o gestor português aceitou posicionar-se como candidato à liderança da TAP.
“A TAP não pode ser vendida a estrangeiros. Falei com o Carlos Tavares e convenci-o a assumir o desafio de gerir a TAP. Deixo-vos este scoop”, terá dito na altura o empresário luso-francês.
Segundo o Lusojornal, a ideia terá surgido há uns meses, durante um jantar na Quinta da Pacheca, propriedade de Paulo Pereira. Na ocasião, quando se abordava a difícil situação da TAP, Carlos Tavares terá comentado: “Que pena ver a companhia ser vendida a estrangeiros”.
Paulo Pereira lançou então a ideia de que Carlos Tavares seria a pessoa ideal para liderar a empresa. Algum tempo depois deste jantar, diz o Lusojornal, Carlos Tavares manifestou interesse no desafio e pediu a Paulo Pereira que fizesse parte do projeto.
Desde então, Paulo Pereira em mobilizado esforços, reunindo-se com sindicatos, companhias aéreas, administrações e políticos, enquanto Carlos Tavares planeava a saída da Stellantis, prevista para 2026. Porém, a renúncia antecipada do gestor, que deixou a presidência da Stellantis no dia 2, acelerou o processo.
O empresário luso-francês garante que o gestor está motivado para contribuir para o desenvolvimento económico do país que o viu nascer. “Ele já se vê em Santarém, em cima de um trator, ou nas vinhas do Norte. Não precisa da TAP para viver, mas quer fazer a diferença”, explica.
Com Carlos Tavares no leme, “a TAP pode não só vai recuperar a rentabilidade, como também vai poder reembolsar os investimentos realizados pelo Estado e restituir o dinheiro ao contribuinte português”, diz Paulo Pereira. “Colocar a TAP no topo, é um objetivo patriótico, partilhado por todos os Portugueses”.
Segundo o Lusojornal, Paulo Pereira e Carlos Tavares têm mantido contactos com o Gabinete do Primeiro Ministro, e deverão apresentar nas próximas semanas a sua proposta de gestão da TAP ao primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Gestor com sólida reputação no setor automóvel, Carlos Tavares foi até ao início do mês diretor executivo da Stellantis, a sexta maior construtora automóvel do mundo em vendas, formada pela fusão do Grupo PSA e da Fiat Chrysler Automobiles, que detém, entre outras marcas, a Peugeot, Citroen, Chrysler, Opel, Jeep e Fiat.
Antes de chegar à Stellantis, tinha sido diretor de operações da Renault, e diretor do conselho administrativo e diretor executivo do grupo PSA, que em 2021 se fundiu com a Fia Chrysler Automobiles para formar a Stellantis.
É desde 2016 membro do Conselho de Administração da Airbus.
Ui, o Carlos Tavares tem a “mania das grandezas” e tem o defeito de “olhar para o Cofre se tem para gastar”, e a fazer contas não é grande coisa porque pensa com a “espansao do negocio”, mas depressa vai encher o cofre, mas isso não é bem assim.
A “mania das grandezas” já tivemos na TAP com o tal Neelman.
E, pelos vistos os tugas não são capazes de legar a TAP a bom porto, então é passar a bola a outro que “perceba da materia”, uma das grandes empresas aereas da UE.
A “publicidade” em PT é meio caminho andado para chegar a “Poleiros”.
e o Lusitano como CEO da TAP? hem? ja que sabe tanto….
Não deixem o Paulo Pereira se meter na TAP pois por várias vezes (e tenho provas e testemunhas) que enganou em negócios da Quinta da Pacheca. Por favor, o Paulo Pereira NÃO! Até eu como gestor formado, iria trabalhar e contribuir para a TAP a salários abaixo do mercado. Agora o Paulo Pereira, por favor…!
A pior coisa que podia ter sido feita foi o governo português ter pago ao tal de Neelman para “administrar” a TAP. O forasteiro encheu o pote de dinheiro e depois pulou fora.
Agora, a Azul, que é uma empresa dele, ainda move um processo querendo ressarcimento por parte do governo português. Ele quer ganhar 3 vezes com a TAP. e burro será o governo se cair nessa emboscada.
Não vendam mas é a “Piratas” dos Cofres do Tio Patinhas, desse já temos muitos em PT
Como, Carlos Tavares? Não fez nada de relevante na Renault, senão ainda lá estaria, abriram-lhe a porta de saída da Stellantis onde nada fez e agora quer vir para a TAP? Mas isto agora virou asilo dos sem emprego? A TAP precisa de um gestor com provas dadas e não de um salta pocinhas que sinceramente não compreendo como chegou onde chegou.
Claro. E depois o que é que o Carlos sabe de Aviação, que experiencia tem no sector? Aviação Civil não é fabricar carros. O que parece é mais “Aviador” do que outra coisa, faz cada “aterragem” que impressiona, agora anda à procura de outra “Aterragem”: Este Pais é qualquer de fenomenal, ninguem na UE vai para um “Cargo” sem ter conhecimentos da materia e sem ter habilitações adequadas. Mais aqui, aí está uma diferença de fundo, qualquer artista faz de tudo o que aparecer.
Carlos Tavares deu lucro na selantis é pra rir pois está nas ruas da armagura e depois se tem um trator ainda bem pois não precisa de dinheiro porque de borla ele não vai, mas porque não quer também não faz lá falta vendam e devolvam o dinheiro a quem já lá enterrou bastante NOS PORTUGUÊSES.
A TAP é uma empresa que interessa aos governantes portugueses! É um sítio onde se podem ir buscar milhões de euros sem ninguém saber, para eles e para os amigos. Veja-se o passado.
Já ninguém se lembra da presidente da bancada parlamentar do PS…….. mas voaram 500.000,00€