Carlos Tavares chegou. E a Opel deu lucro pela primeira vez em 20 anos

Alexander Migl / Wikimedia

O português Carlos Tavares, ex-nº2 da Renault, presidente da Peugeot / Citroen / Opel

O grupo PSA, dirigido pelo português Carlos Tavares, anunciou que a Opel alcançou 502 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, graças à estratégia seguida de um corte agressivo nos custos e supressão de postos de trabalho.

O grupo PSA (Peugeot, Citroën e DS) conseguiu levar a Opel, que comprou há um ano, voltar a dar lucro, o que não sucedia desde 1999, altura em que a General Motors detinha o controlo do fabricante automóvel alemão. O sucesso nesta reviravolta, diz o Negócios, tem um rosto: Carlos Tavares, CEO do grupo automóvel francês.

As ações da Opel chegaram a ganhar 15% em julho, a maior subida em seis anos. “Esta é simplesmente a recuperação mais rápida que vi na indústria automóvel em muitos anos”, escreveu Jose Asumendi, analista do JP Morgan, numa nota de “research”.

Carlos Tavares traçou uma estratégia agressiva, pressionando os sindicatos a aceitarem a perda de empregos nas fábricas da Opel e a cortar em despesas de funcionamento, desde impressoras a telemóveis para os executivos.

O esforço de redução de gastos também se baseou num acordo com os sindicatos alemães para a eliminação de 3.700 empregos da Opel na Alemanha de um total de cerca de 20.000 funcionários no país.

Adicionalmente, o investimento em desenvolvimento foi reduzido, apostando em novos modelos da Opel criados com base nas plataformas tecnológicas já existentes da Peugeot e Citroën, o que permitiu reduzir os custos de fabricação entre 20 a 50%.

“Estamos a ver os primeiros sinais de recuperação”, disse Carlos Tavares em entrevista a Caroline Connan, da Bloomberg TV.

“Cada funcionário está a contribuir e estou muito contente por ver os resultados de todos os stakeholders“, acrescentou o gestor português, que, após uma bem sucedida passagem pela Renault, da qual foi gestor até 2013, foi nomeado presidente da PSA no início de 2014.

Em Março de 2017, o Grupo PSA comprou a Opel e a sua ‘irmã’ britânica Vauxhall, por 1.3 mil milhões de euros, acrescentando a icónica marca germânica à Peugeot e Citroën, as duas marcas bandeira do grupo.

Em Portugal, segundo dados divulgados pelo ACP, as vendas da Opel nos primeiros seis meses do ano atingiram as 8.786 unidades – uma subida de 5,6% face ao período homólogo do ano passado.

ZAP // Bom Dia

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Sr. Carlos Tavares, pelo lucro e gestão prestado á Opel.
    Venha para a gestão do nosso País, e prove as suas competências econômicas, perante os nossos fracos políticos, se estes assim o deixarem.

RESPONDER

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …

621 milhões de euros. Ministra reconhece que redução do défice no SNS ficou aquém

A ministra da Saúde reconheceu, esta sexta-feira, que a redução do défice do SNS em 2019 para 621 milhões ficou aquém do que estava previsto, sublinhando o aumento dos custos com pessoal. A ministra da Saúde, …

Governo prevê descontos nas portagens no interior

A ministra da Coesão Territorial disse esta sexta-feira que o novo modelo de desconto das portagens para o interior do país prevê descontos para quem vive, para quem trabalha e para quem visita no …

Excesso de higiene está a tornar a nossa saúde mais frágil, aponta estudo

Um grupo de investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) divulgou recentemente um estudo sobre a perda de diversidade da flora intestinal - também denominada como microbiota - e as consequências desta diminuição na nossa …

Tiroteio na Alemanha faz pelo menos seis mortos e vários feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas num tiroteio, esta sexta-feira, na cidade alemã de Rot am See. De acordo com vários media alemães, pelo menos seis pessoas morreram num tiroteio em Rot am …

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …

Mortes nos Comandos. Recruta diz que colocaram um cateter em Hugo Abreu já depois de estar morto

Rodrigo Silvano, o último recruta no curso 127 de Comandos a sair da tenda de enfermaria onde morreu Hugo Abreu no primeiro dia da Prova Zero, relatou ao tribunal que viu o enfermeiro do INEM …

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …