Carlos Silva: Há “agitadores profissionais” na Autoeuropa

Pedro Nunes / Lusa

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, diz que há “agitadores profissionais” nos representantes dos trabalhadores da Autoeuropa e que estes devem “estar cientes de que ou há estabilidade interna na empresa ou corremos o risco de os alemães perderem a paciência”.

Numa intervenção nas jornadas parlamentares do CDS em Setúbal, o secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu esta segunda-feira haver “agitadores profissionais” no seio da Autoeuropa. Além disso, disse ser “importante que os trabalhadores ficassem cientes de que ou há estabilidade interna ou os administradores podem perder a paciência”.

Segundo o Público, no mesmo distrito onde se situa a fábrica da Volkswagen, o líder da UGT deixou duras críticas à CGTP e à Comissão de Trabalhadores (CT) daquela empresa, referindo que há outros “países interessados” em acolher a Autoeuropa.

Para Carlos Silva, “há uma tentativa de controlar uma comissão de trabalhadores, de controlar uma voz única, um pensamento único dentro da Autoeuropa”. Sem se referir diretamente ao PCP, o secretário-geral da UGT disse que “a revolução de 1917 não foi há muito tempo”.

“Espero que os trabalhadores consigam reagir dessa pressão que vem de determinados lados da esquerda radical deste país”, declarou, fazendo questão de demarcar a atual CT da anterior presidida por António Chora (Bloco de Esquerda), lembrando que a prática anterior era a de chamar os sindicatos para a mesa das negociações.

No mesmo sentido, António Saraiva, presidente da CIP, defendeu que a empresa é “a prova evidente de que com estabilidade social uma empresa progride e evolui”. “Tivemos todos estes anos em que a Autoeuropa era dada como um exemplo da virtude do diálogo social e da paz social que se vivia naquela empresa”, referiu.

Fazendo, igualmente, contraste com a CT presidida por António Chora, Saraiva sublinhou que “a CGTP viu ali uma oportunidade, colocando um vírus na empresa“.

Esta segunda-feira, os trabalhadores da Autoeuropa começaram a cumprir um novo horário transitório, que prevê a obrigatoriedade do trabalho ao sábado.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os sindicalistas da CGTP são dos que por onde passam destroem tudo e todos. Depois do mal feito vem fazer revindicações, exigências e afins, e querem que seja o Estado= trabalhadores Portugueses a pagar as asneiras que andaram a fazer e destruírem os postos de trabalho.
    Trabalhadores pensem pela v/ cabeça e nunca pela dos outros nem por palavras bonitas e facilitismo, no final quem sofre são vocês mais ninguém.

  2. Tem toda a razão.
    Mas ers importante dar a conhecer o que esses senhores fizeram a todo o sector automóvel (Renault, Citroën, opel) no naval (lisnave,setenave,Viana do Castelo) quimico, siderurgia, metalomecânica ETC.
    Pois muita gente nova e menos nova não conhece s realidade de quem diz defender os trabalhadores. Aliás basta olhar para s Triumph em que vieram mostrar o seu contentamento por as pessoas passarem s receber subsídio dr desemprego à custa fe todos nós rm vez de procurarem solução. Pois assim vão sacar umas coroas ns “ajuda” aos mesmos pelo sindicato.

  3. A CGTP tem sido a central sindical que mais tem destruído as empresas e tem levado o país à ruína, no entanto os incautos continuam a ser levados por falsas promessas e o que lhes sobra são o subsídio de desemprego, enquanto houver claro.

RESPONDER

"A solução única é apoiar a minha candidatura". CDS e Chega reúnem-se para falar sobre as presidenciais

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai reunir-se na quinta-feira com o deputado e líder do Chega, André Ventura, na Assembleia da República. A reunião "de cortesia" foi pedida pelo CDS, para "apresentação de …

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam. A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode …

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …