/

PS arrasa Cavaco. “Infeliz falta de sentido de Estado”

37

António Cotrim / Lusa

Carlos César na Assembleia da República

“Infeliz falta de sentido de Estado.” Carlos César, presidente do Partido Socialista, arrasou as revelações de Cavaco Silva no seu novo livro, acusando-o de ter uma atitude de “devassa”, ao “zurzir no carácter de pessoas com quem privou” em Belém.

O presidente do Partido Socialista e líder parlamentar, Carlos César, acusou o ex-Presidente da República de ter “uma infeliz falta de sentido de Estado” depois das revelações que Aníbal Cavaco Silva fez sobre alguns políticos no segundo volume da biografia Quinta-feira e outros dias.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Carlos César afirmou que Cavaco Silva “zurziu no caráter e personalidade de pessoas com quem privou” em Belém, citando exemplos das classificações que o antigo Presidente atribuiu a vários políticos, desde “irresponsável”, “trivial”, “medroso” e “infeliz”.

Mas a crítica o presidente do PS vai mais longe, sublinhando a forma “tragico-cómica e quase displicente como se referiu aos acordos PS-PCP-BE como sendo de grande fragilidade e indignidade”, adianta o Observador.

Além disso, condenou ainda “o mau princípio de delação de assuntos que deviam estar na área do Estado e da reserva” e de “colecionar factos para alimentar projetos editoriais”.

“A valentia que exibiu neste livro contrasta com a pouca valentia com que exerce a autocrítica”. No entender de Carlos César, esta atitude é reprovável por ser “devassa”. “Nunca se esperaria. É perfeitamente lamentável.” Ainda assim, Carlos César destaca que estas revelações não o surpreendem, principalmente depois do primeiro volume, publicado no ano passado.

Ainda no mesmo tópico, o presidente do PS elogiou Marcelo Rebelo de Sousa, que disse que nunca comentaria conversas tidas enquanto Chefe de Estado.

  ZAP //

37 Comments

  1. Era presidente ninguém o ouvia nem se lia em lado nenhum agora que já esta reformado lembra-se de andar nas bocas do mundo e a ser “lido” por todo lado (como se alguém o ouvisse ou lê-se) dassss desaparece men já foi tarde teres ido pastar o resto do tempo. Vai trabalhar para a tua Maria coitada só ganha 800,00€/mês.

    • É tanto assim que quem não o ouve ou lê até comenta o que não houve nem lê. É cada anormal !!!
      Eu posso não gostar do homem e considerar que a actuação política dele foi deficiente, agora ele com a cara de múmia que o caracteriza faz o que ninguém tem coragem: prestar contas do que fez de como fez e de porque o fez. É ver se o outro que felizmente já morreu o fez ! Alguém fez por ele uma pequena parte tendo publicado o livro ” Memórias de um PS desconhecido – Autor – Rui Mateus ” Aconselho a ler, antes de dizer mais tontices.

      • Asdrubal:
        Isso é tudo muito bonito mas era preciso que ele explicasse como foi vendido o pavilhão da expo ao genro,porque levantou o dinheiro no BPN uns dias antes de falir,porque disse que o BES estava bem de saúde uns dias antes de falir,porque desculpou o Dias Loureiro nos desfalques,etc,etc, estava-mos aqui um dia inteiro isso ele esqueceu por isso,poresse motivo depende da posição de quem o vê o sr. gosta dele só vê um lado não vê o outro seja imparcial e depois comente.

    • Meu caro não me venha com hipocrisias! Mário Soares disse, que ninguém iria dormir descansado com “aquele senor em Belém!”. O facto é que o homem fez-se presidente, com a discrição que o caracteriza, acabou os seus mandatos e foi-se embora. Agora explica o que foram esses mandatos, outros já o fizeram como Sampaio nunca vi os corruptos “bacarroteiros” do PS preocupados com isso! Têm uma digestão muito difícil quando se trata de Cavaco Silva, que os deixou à mingua eleitoral por algumas vezes, e com maioria absoluta.

      • Tal e qual. A azia da xuxalhada é muito grande. Trata-se simplesmente do campeão eleitoral de Portugal, nestes 44 anos de democracia. Foi ele que fez os bancarroteiros, durante muito tempo, fazerem a travessia do deserto.

    • Claro. Sentido de Estado tem o dito Carlos César que por causa disso coloca a família em cargos do estado, isso é que é ter sentido de estado.

        • Bom, Asdrubal, àcerca de Cavaco Silva, há ainda muitas interrogações especialmente no tocante aos dinheiros da CEE, Torres Couto e outros, para mim um dos maiores predadores do pós 25/4!
          Relativamente ao sr. Carlos César, gostaria de saber, como um sabujo destes, enquanto governador dos Açores, rejeita o barco dos estaleiros de Viana do Castelo, que foi meio caminho andado para a falência e privatização dos mesmos estaleiros.

          • Gostava de saber como chegou à conclusão de era “predador”. Vou-lhe contar um segredo fui colega dos gerentes de conta de ambos os ex-PR, inclusive assisti interinamente o de Mário Soares. Não me venha com contos de fadas, por favor! Mais não digo.

            • Mas vem-me dizer que as eventuais comissões pagas pela empresa alemã Stadteplan referentes ao aeroporto de Macau, com o conluio do Sr.Melancia, passavam por um qualquer banquinho português??? Valha-me Santa Ingenuidade.

  2. Falta de sentido de Estado?? Só pode ser p/ nós Portugueses chorar (não p/ rir). Devem-se estar a ver ao espelho só pode. Estas declarações vêm é tarde já deviam de ter sido publicas ó tempo… Politicos da M—-. Vocês não são gente são vermes, não querem saber do povo p/ NADA, só querem saber do vosso mais NADA.
    Vocês vão ver a % de abstenção que vai haver as próximas eleições e cada vez vai ser pior, o BOM seria NINGUÉM ir ás ornas votar, talvez aí vissem alguma coisa…

  3. Pois é.
    Quando lhe mordem nos tornozelos, lá vem o espingardeiro do César disparar as suas “chumbeiras”.
    O Homem não pode ter uma opinião se for contrária??
    Tem ou não tem direito de formular a sua opinião e de escrever as suas memórias?
    Já não se lembra do que o Mário Soares dizia dos outros?
    Não é isto que se defende numa democracia?
    É delito de opinião, ter uma opinião contrária? Para este arguto da liberdade, parece que sim….
    Em que país estamos?

    • Não é proibido ter opinião mas não ferida como este asno faz, era preciso que ele explicasse como foi vendido o pavilhão da expo ao genro,porque levantou o dinheiro no BPN uns dias antes de falir,porque disse que o BES estava bem de saúde uns dias antes de falir,porque desculpou o Dias Loureiro nos desfalques,porque fez a casa no Algarve vigarizando o estado em milhares ao declarar um valor inferior, etc,etc, estava-mos aqui um dia inteiro isso ele esqueceu por isso,por esse motivo depende da posição de quem o vê o sr. gosta dele só vê um lado não vê o outro seja imparcial e depois comente.

      • não é o dito gordo que comprou uns terenos, que por acaso iria ser feito uma coisa para aviões? como é que o gordo ficou tão rico que até em frança tinha uma avenida que lhe pertencia? para que serve a fundação do gordo? pucha que coisa, por acaso o Cavaco não é um ajo, mas para o que se vê os do ps tem muito para se envergonhar e pena que um dia desses vem denovo o aperto

    • As tiradas deste coitado açoriano, são laivos de esquerdismo radical, vindos dos compadres da geringonça.

  4. Não é só falta de sentido de estado, infelizmente é uma falta geral de tudo que levou o nosso país a entrar no caminho da decadência desde que foi primeiro ministro!Enfim quando estão cá fora fazem-se de vítimas coitadinhos mas quando estão lá dentro destroem tudo em seu próprio proveito!

    • o senor conhece muito mal a história política dos últimos 40 anos! Cavaco Silva foi até agora o melhor PM que tivemos. Se fala em decadência não se esqueça das bancarrotas “oferecidas” pelo PS ao povo Português. E não esqueça que, quando ele foi para o poder tínhamos uma inflação nos 30%, quando saiu estava nos 4%, coisa pouca quando a memória não dá para mais. Ah e não se esqueça das falência provocadas por onde entrou a comunista CGTP!

      • Não gostaria de parafrasear Platao ou Sócrates,(o grego) dizendo que sei apenas que nada sei, mas uma coisa sei, é que desde o 25 de Abril de 74 até agora, só 3 partidos estiveram no poder e que são responsáveis por (des)governarem Portugal, e são eles, nomeadamente CDS – PS e PSD por ordem alfabética. Uma divida pública como esta.

    • Este viajante, deve viajar por muitas estradas. Portugal deu o salto qualitativo quando deixou de só ter “caminhos de carros de bois” e passou a ter uma rede viária condizente com um país que se preze. Ao salto desenvolvimentista que o país, finalmente, deu, com Cavaco Silva, chama este Viajante de decadência. Decadência mental é o que mais há por aí.

  5. É natural que esta corja arrase Cavaco. Quando ele era primeiro ministro e o velho soares presidente, este andava sempre a conspirar para correr com o Cavaco. Em reuniões com o resto da pandilha para se livrarem dele. Depois o velho com mais de 8o anos queria ainda ser presidente para fazer mais umas dezenas de viagens e não teve sorte. Quando a este palhaço que está na foto que vá lá para a terra dele. Para as êlhas, que não faz ca falta nenhuma.

    • Nem maias e andava a dizer mal dele por todos os lados, fartou-se de referir como eram as reuniões enre ambos, estão gravadas a entrevistas, mas para estes energúmenos nessa altura o “sentido de estado” foi metido no bolso!

  6. a esquerda não gosta do algarvio, eu também não gosto, mas isto que ele fez, só digo uma coisa, AMÉM, LINDO, é assim que se vê realmente o esterco que governa portugal (o meu país não merece letra grande com esta genta que tomou de assalto as instituições), mas digo uma coisa, ARDAM TODOS DA ESQUERDA À DIREITA, tão podres, não prestam, vampiros, entre outros adjectivos que poderão não ser mais agradaveis

  7. cavaco pode não ser um exemplo, mas ps será que algum deles é um exemplo? tomar o poder da forma que foi feito pelo ps será que mostra ser tão correctos? o gordo que muitos veneram será que foi tão bonsinho? coitados de muitos portugueses que estão a dois palmes abaixo, pelumenos cavaco não vendeu armas aos da africa em troca de diamantes, como será que o gordo enriqueceu? pucha como a tanta gente a o venerar.. vamos ver de aqui uns anos quem terá que levar novamente com tudo o que o ps da e tem feito para o bem estar dos portugueses que muitos não querem trabalhar graças ao ps, que muitos portugueses que fazem seus descontos e direito a nada tem para os que votam para o bem estar da esquerda, e muito mais se podia dizer, mas pronto cavaco foi a culpa de tudo o mal nos tem acontecido, bem feito aos clientes do novo banco por ter perdido miliões e que nós os portugueses ainda estamos a pagar por isso, meu deus que sacana do Cavaco que vais pagar por tudo no inferno.. dei nas próximas eleições novamente o poder ao ps, depois vão pedir ao psd e outros para reparar o de tão bom são hoje para que amanhã nos lichamos,

  8. Mas este homem mumificado ainda não se apercebeu do ridículo das suas intervenções, que não são mais do que más-línguas de vizinhas ? O rasto de amigos que ele espalhou ao longo de 20 anos de poder neste País é mais do que suficiente para esclarecer a sua fragilidade política: Oliveira e Costa, Dias Loureiro, Duarte Lima, etc etc. E o caso mal esclarecido das suas ações do grupo a que pertencia o BPN ?
    Duas recomendações:
    1-No mínimo, assuma alguma humildade perante tanta mediocridade e oportunismo.
    2-Se mesmo assim não perceber isto, compare-se com os presidentes antes e depois dele.

  9. Isto é que é uma democracia ! Qualquer um pode escrever um livro ! Até Sócrates o pôde escrever, mesmo sabendo-se o quanto ele é, em termos de retidão e honestidade. O PS está a demonstrar um grande sentimento de democracia. Será da capa esquerdina que lhe cobre os ombros ?

    • O socas44 não terá escrito o livro. Escreveu-o outro por ele. E depois contratou uns quantos lacaios para os comprar a peso ou a metro para os papalvos pensarem que essa porcaria valia alguma coisa e merecia ser lida. Que quadrilha de FDP…!!!

  10. Não que o outro (o marocas) teve medo de relatar em livro todos os milhões que levou do erário público, com as suas viagens à volta do mundo, e não só.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.