Caracas é a cidade mais violenta do planeta

Miguel Gutierrez / EPA

A cidade de Caracas, na Vezezuela, é a cidade mais violenta do planeta, segundo um relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com registo de 89 homicídios por cada 100 mil habitantes.

O relatório “Crime e Violência: Obstáculos para o desenvolvimento das cidades da América Latina e das Caraíbas”, correspondente a novembro de 2018, coloca ainda Maturín e Valência, como a 5ª e 7ª cidades mais violentas, respetivamente, numa listagem de dez.

Segundo o criminólogo Luís Izquiel, a criminalidade na Venezuela é percetível “nas ruas, depois das sete horas da noite”, altura em que “as ruas viram fantasmas, porque as pessoas protegem-se nos lares, perante a ineficiência do Governo para proteger a vida e a segurança dos cidadãos”.

“Temos uma taxa de homicídios de 89 por cada 100 mil habitantes. É a mais alta do planeta. A segunda é San Salvador, mas com quase 20 pontos menos que a nossa. Isso fala da magnitude da criminalidade na Venezuela”, explicou aos jornalistas.

Em relação aos delitos, explicou que os mais comuns são o roubo e o furto, devido à crise económica no país, mas que os venezuelanos estão mais preocupados com os homicídios e os sequestros.

No entanto, explicou que tem havido uma redução dos sequestros expressos, devido à crise económica, porque esse delito “deixou de ser rentável para os criminosos, porque são muito poucas as pessoas que têm possibilidade de pagar por um resgate”.

Por outro lado, o sociólogo Alexander Campos tem verificado que “os venezuelanos estão a enfrentar situações cada vez mais duras e extremas, à medida que a vida se vai tornando mais difícil”.

Segundo o BID, além de Caracas, San Pedro Sula (Honduras), San Salvador (El Salvador) e Acapulco (México) superam os 80 homicídios por cada 100 mil habitantes, muito acima da média regional da América Latina, onde ocorrem 39% dos homicídios do mundo e apesar de ter apenas 9% da população global.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Maduro diz que aquilo é uma maravilha…
    Não percebo. Então o socialismo não é uma coisa linda, em que todos partilhamos tudo, em que todos somos iguais, onde ninguém vive obscenamente acima dos outros? Não é esse o resultado final do socialismo? Não, não é, nunca foi e nunca será. O socialismo é a maior utopia alguma vez criada. Nunca se poderá distribuir o que não se tem. E o modelo socialista nunca promoverá a criação de riqueza, exatamente porque parte do pressuposto que todos devem ser iguais. Isto é um travão a qualquer crescimento económico. Nunca funcionará.
    Para termos uma sociedade rica temos de saber tolerar gente rica… sim falo dos empresários de Paços de Ferreira e de Paredes e por esse Portugal fora. Uns autênticos broeiros, sem qualquer educação, cuja vestimenta e veículo automóvel são um misto de mau gosto e novo riquismo. Estes seres são fundamentais para qualquer economia. Riam-se deles ou riam-se com eles mas tolerem-nos porque são eles que são o motor desta merda. Eu pessoalmente estou convosco!

RESPONDER

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …

Praga de baratas fecha refeitório do hospital Amadora-Sintra

Uma praga de baratas está a afetar o Hospital Amadora-Sintra, provocando sérios transtornos às centenas de trabalhadores desta unidade de saúde. O caso foi denunciado ao Correio da Manhã por funcionários e confirmado pelo hospital. A …

Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático. Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra …

Irão pediu vistos aos EUA para ir à Assembleia Geral da ONU "há meses", mas nenhum foi entregue

O Presidente do Irão ainda não recebeu visto de entrada nos EUA, podendo estar em risco a participação de Hassan Rohani na Assembleia Geral das Nações Unidas, noticiou esta quarta-feira a agência de notícias estatal …

Livre: Aparecer nas sondagens é sair da "invisibilidade"

"Estarmos nas sondagens significa que nós estamos com altas hipóteses de eleger [deputados]", referiu na quarta-feira Joacine Katar Moreira, em declarações à agência Lusa, no Jardim Augusto Monjardino, em frente à Maternidade Alfredo da Costa …