Caracas é a cidade mais violenta do planeta

Miguel Gutierrez / EPA

A cidade de Caracas, na Vezezuela, é a cidade mais violenta do planeta, segundo um relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com registo de 89 homicídios por cada 100 mil habitantes.

O relatório “Crime e Violência: Obstáculos para o desenvolvimento das cidades da América Latina e das Caraíbas”, correspondente a novembro de 2018, coloca ainda Maturín e Valência, como a 5ª e 7ª cidades mais violentas, respetivamente, numa listagem de dez.

Segundo o criminólogo Luís Izquiel, a criminalidade na Venezuela é percetível “nas ruas, depois das sete horas da noite”, altura em que “as ruas viram fantasmas, porque as pessoas protegem-se nos lares, perante a ineficiência do Governo para proteger a vida e a segurança dos cidadãos”.

“Temos uma taxa de homicídios de 89 por cada 100 mil habitantes. É a mais alta do planeta. A segunda é San Salvador, mas com quase 20 pontos menos que a nossa. Isso fala da magnitude da criminalidade na Venezuela”, explicou aos jornalistas.

Em relação aos delitos, explicou que os mais comuns são o roubo e o furto, devido à crise económica no país, mas que os venezuelanos estão mais preocupados com os homicídios e os sequestros.

No entanto, explicou que tem havido uma redução dos sequestros expressos, devido à crise económica, porque esse delito “deixou de ser rentável para os criminosos, porque são muito poucas as pessoas que têm possibilidade de pagar por um resgate”.

Por outro lado, o sociólogo Alexander Campos tem verificado que “os venezuelanos estão a enfrentar situações cada vez mais duras e extremas, à medida que a vida se vai tornando mais difícil”.

Segundo o BID, além de Caracas, San Pedro Sula (Honduras), San Salvador (El Salvador) e Acapulco (México) superam os 80 homicídios por cada 100 mil habitantes, muito acima da média regional da América Latina, onde ocorrem 39% dos homicídios do mundo e apesar de ter apenas 9% da população global.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Maduro diz que aquilo é uma maravilha…
    Não percebo. Então o socialismo não é uma coisa linda, em que todos partilhamos tudo, em que todos somos iguais, onde ninguém vive obscenamente acima dos outros? Não é esse o resultado final do socialismo? Não, não é, nunca foi e nunca será. O socialismo é a maior utopia alguma vez criada. Nunca se poderá distribuir o que não se tem. E o modelo socialista nunca promoverá a criação de riqueza, exatamente porque parte do pressuposto que todos devem ser iguais. Isto é um travão a qualquer crescimento económico. Nunca funcionará.
    Para termos uma sociedade rica temos de saber tolerar gente rica… sim falo dos empresários de Paços de Ferreira e de Paredes e por esse Portugal fora. Uns autênticos broeiros, sem qualquer educação, cuja vestimenta e veículo automóvel são um misto de mau gosto e novo riquismo. Estes seres são fundamentais para qualquer economia. Riam-se deles ou riam-se com eles mas tolerem-nos porque são eles que são o motor desta merda. Eu pessoalmente estou convosco!

RESPONDER

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …

Hackers podem "roubar" satélites e fazê-los colidir, alerta cientista

Um especialista da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, alertou recentemente que eventuais vulnerabilidades em satélites artificiais em órbita podem vir a ser exploradas por piratas informáticos (hackers). Mais de 50 anos depois do lançamento do …

Benfica 3-3 Shakhtar D. | "Águia" permeável diz adeus à Europa

Todos eliminados. Os quatro clubes portugueses caíram todos nos 16 avos-de-final da Liga Europa, o último dos quais o Benfica. Após a derrota por 2-1 na Ucrânia, frente ao Shakhtar, os “encarnados” receberam os comandados de …

Encontrado túmulo milenar de príncipe com coleção de peças valiosas

Em Corinaldo, perto da costa do Adriático, no norte da região italiana de Marche, a descoberta de um túmulo do século VII a.C. trouxe luz a diversos aspetos da Cultura Picena. Os picentinos foram um povo …

Vacina contra o coronavírus não chega a tempo de travar epidemia

Uma eventual vacina eficaz no combate ao novo coronavírus não deverá chegar a tempo de travar a epidemia, saliente o infecciologista Vítor Laerte. O surto de coronavírus, originário de Wuhan, tem-se espalhado aos poucos por todo …

Força Espacial de Trump trabalha "bem de perto" com Musk e Space X

A Força Espacial dos Estados Unidos, cuja criação foi anunciada pelo Presidente norte-americano em junho de 2018, está a desenvolver os seus trabalhos "bem de perto" com o multimilionário Elon Musk e a sua empresa …

Istanbul B. 4-1 Sporting | "Leão" deixa fugir os dois pássaros

O Sporting disse adeus à Liga Europa, ao cair na Turquia, frente ao Istanbul Basaksehirk após prolongamento, com um resultado de 4-1, e 5-4 no conjunto das duas mãos. Após a vitória por 3-1 em Alvalade, …