Cápsulas de café já valem mais de 200 milhões de euros

O consumo de café em cápsulas está imparável. Os portugueses gastaram, só no ano passado, 205,9 milhões de euros na aquisição deste produto, um aumento de 9% face a 2017.

As cápsulas já valem 79% do mercado doméstico de café torrado que, por sua vez, pesa 82% do total de café vendido no retalho. Foram 5,2 milhões de quilogramas vendidos, mais 11% A tendência é para manter a trajetória ascendente.

O mercado doméstico de café torrado, no qual se incluem misturas e sucedâneos, gerou vendas de 260,2 milhões em 2018, mais 6% do que no exercício homólogo. Já o consumo de cafés solúveis aumentou 2%, para 57,5 milhões. O retalho garantiu vendas de café de 317,7 milhões no ano passado, um crescimento de 5,6%.

A subida foi essencialmente impulsionada pelo segmento das cápsulas, sendo 58% das vendas deste produto feitas em promoção. Ramiro Vaz, expert da Nielsen, sublinha que “é o único formato responsável por trazer mais lares compradores, levá-los a ir mais vezes às compras e a gastar mais em cada dia”.

Na sua opinião, citada pelo Diário de Notícias, a inovação, associada à conveniência e a um toque premium, é a “receita para o sucesso” das cápsulas. O especialista prevê que o consumo continue a crescer e o aparecimento de um maior número de marcas.

Cláudia Pimentel, secretária-geral da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), defende, no entanto, que se irá registar um abrandamento nas vendas desta categoria, quer devido aos elevados crescimentos dos últimos anos quer a uma maior consciência ambiental. A responsável adianta que “está a voltar a moda do consumo de café por brewing, que poderá ser feito através de equipamentos de extração“. O mercado interno do café vale anualmente mais de 500 milhões de euros.

A indústria portuguesa do café, constituída por mais de seis dezenas de empresas, tem vindo a apostar na exportação procurando evidenciar as características distintivas do café produzido no país.

Segundo Cláudia Pimentel, “o processo de torra, o blend e a extração” diferenciam o produto nacional face à concorrência. O selo Portuguese Coffeea blend of stories, que é impresso nas embalagens, serve de alavanca na abordagem aos mercados externos.

O mercado global está a crescer e a mudança de hábitos de consumo na Europa, que cada vez bebe mais expresso, aliada à exploração de outras formas de consumo, constitui uma oportunidade para a internacionalização e crescimento do setor em Portugal.

Ainda assim, no ano passado, as exportações caíram cerca de 4%, para um total de 68 milhões de euros. Espanha foi o principal mercado, seguido por França, Grécia, Angola e Reino Unido. Cláudia Pimentel destaca que o café português é também vendido em geografias mais distantes como a Austrália, a América do Sul e a Ásia, “embora pouco, pelo que se pretende aumentar a sua presença nestes mercados aptos a um maior consumo”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Inteligência Artificial aprendeu a pintar como Rembrandt

Investigadores ensinaram uma rede neural de Inteligência Artificial a recriar a magnum opus de Rembrandt, à qual lhe faltavam partes da obra original. O cientista Robert Erdmann trabalhou lado a lado com o Rijksmuseum, o museu …

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …