“Cápsula do tempo” enterrada no Pólo Norte aparece na Irlanda dois anos depois

Conor Mc Clory / Facebook

Sophie Curran e Conor McClory estavam à procura de um lugar para surfar quando encontraram uma misteriosa cápsula de metal na costa de Bloody Foreland, em Gweedore, na Irlanda.

Sophie Curran e Conor McClory caminhavam ao longo da costa de Bloody Foreland, em Gweedore, na Irlanda, em busca de um lugar para surfar quando, inesperadamente, encontraram uma cápsula de metal.

“Estávamos hesitantes, pois pensávamos que poderia ser uma bomba, mas depois de a examinarmos encontramos uma inscrição russa“, contou McClory ao The Irish Sun. “A Sophie enviou uma fotografia para o meu irmão. Um amigo russo traduziu-a e disse-nos que era uma cápsula do tempo.”

A cápsula foi enterrada no gelo do Pólo Norte, em 2018, pela tripulação de um navio que queria que os habitantes do futuro soubessem como se vivia no início do século XXI. Apesar dos quase 4.000 quilómetros que separam o Pólo Norte da Irlanda, o objeto cilíndrico demorou apenas dois anos a chegar ao país.

O tubo metálico estava cheio de objetos, como cartas, poemas, fotografias, emblemas, bases de copos de cerveja, menu do navio, rolhas de vinho. A cápsula viajou mais de 3.700 quilómetros a partir do Círculo Polar Ártico, onde o aquecimento global está a derreter uma enorme quantidade de gelo.

O tubo continha cartas em russo e inglês da expedição polar do navio russo “50 anos da Vitória”. Numa das cartas em inglês, datada de 4 de agosto de 2018, lia-se: “Tudo ao redor está coberto de gelo. Achamos que, quando esta carta for encontrada, não haverá mais gelo no Ártico, infelizmente.”

De acordo com o Russia Today, os surfistas conseguiram localizar um passageiro do navio no Instagram, que disse que esperava que a cápsula permanecesse no gelo durante, pelo menos, 30 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …