A “capital mundial das pessoas feias” é em Itália

lucaverzulli / Flickr

Piobbico, em Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes.

Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga desde 1879 o Club dei Brutti – o Clube dos Feios – uma associação cujos membros acreditam que “uma pessoa é o que é, e não o que a sua aparência mostra”.

O que começou por ser uma ideia utópica, crescer até se tornar um movimento mundial. Atualmente, segundo a BBC, a Associação Mundial das Pessoas Feias conta com mais de 30.000 membros em 25 sedes espalhadas por diversos países.

No início, o Club Dei Brutti foi concebido como um serviço de encontros para mulheres solteiras da cidade. À medida que evoluía, os moradores locais assumiram a missão de lembrar constantemente à sociedade que a beleza interior é mais importante do que a aparência física.

Em 2007, as palavras passaram à escultura e Piobbico contruiu uma estátua, no centro da cidade, dedicada a pessoas feias.

Fazer parte deste clube é relativamente fácil. Para isso, os membros mais antigos precisam de avaliar quão feio é o candidato em potencial – que pode variar de “não especificado” a “extraordinariamente feio”.

Ainda assim, os integrantes do grupo não são necessariamente feios – o clube está mais focado em celebrar a beleza interior.

Nesta cidade, no primeiro domingo do mês de setembro, pessoas de todo o mundo reúnem-se para participar no Festival Anual dos Feios de Piobbico, no qual os membros elegem o presidente do clube, inscrevem novos membros e comem massas de origem local.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …