/

A “capital mundial das pessoas feias” é em Itália

lucaverzulli / Flickr

Piobbico, em Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes.

Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga desde 1879 o Club dei Brutti – o Clube dos Feios – uma associação cujos membros acreditam que “uma pessoa é o que é, e não o que a sua aparência mostra”.

O que começou por ser uma ideia utópica, crescer até se tornar um movimento mundial. Atualmente, segundo a BBC, a Associação Mundial das Pessoas Feias conta com mais de 30.000 membros em 25 sedes espalhadas por diversos países.

No início, o Club Dei Brutti foi concebido como um serviço de encontros para mulheres solteiras da cidade. À medida que evoluía, os moradores locais assumiram a missão de lembrar constantemente à sociedade que a beleza interior é mais importante do que a aparência física.

Em 2007, as palavras passaram à escultura e Piobbico contruiu uma estátua, no centro da cidade, dedicada a pessoas feias.

Fazer parte deste clube é relativamente fácil. Para isso, os membros mais antigos precisam de avaliar quão feio é o candidato em potencial – que pode variar de “não especificado” a “extraordinariamente feio”.

Ainda assim, os integrantes do grupo não são necessariamente feios – o clube está mais focado em celebrar a beleza interior.

Nesta cidade, no primeiro domingo do mês de setembro, pessoas de todo o mundo reúnem-se para participar no Festival Anual dos Feios de Piobbico, no qual os membros elegem o presidente do clube, inscrevem novos membros e comem massas de origem local.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.