A “Capela Sistina” está a chegar aos EUA (e vai ser possível ver de perto os frescos de Michelangelo)

waitingfortheword / Flickr

“A Criação de Adão”, fresco de 1511 de Michelangelo no tecto da Capela Sistina, no Vaticano

A famosa Capela Sistina de Michelangelo está a chegar a várias cidades dos Estados Unidos, graças a reproduções de alta resolução, quase em escala real, dos famosos quadros do artista.

Michelangelo’s Sistine Chapel: The Exhibition é uma exposição que tem percorrido o mundo desde 2015 — e já esteve em Nova Iorque sob o título Up Close: Michelangelo’s Sistine Chapel.

Esta exibição, explica o Artnet, apresenta os frescos da Capela Sistina reproduzidos através de um processo de impressão Giclée em nylon, semelhante a um ecrã de cinema — e o tecido terá sido escolhido para melhor imitar a superfície de gesso pintado dos originais.

A exposição é produzida pela Special Entertainment Events (SEE), que é conhecida por organizar espetáculos itinerantes sobre temas que incluem o Titanic e o Star Trek.

As reproduções dos 34 frescos de Michelangelo são baseadas em fotografias licenciadas, de alta definição, da Capela Sistina fotografada pelo fotógrafo austríaco Erich Lessing, em parceria com a Bridgeman Images.

Em teoria, esta experiência tem algumas vantagens em relação à original. Isto porque pode ser vista ao nível dos olhos, em vez de ser vista “ao longe”. Este ponto de vista dá aos apreciadores de arte uma oportunidade para observar pequenos detalhes que, de outra forma, poderiam passar despercebidos.

Quando o fundador da Special Entertainment Events, Martin Biallas, visitou a Capela Sistina em pessoa, não gostou “muito da experiência”, contou ao Minnesota Monthly.

“Havia longas filas e duas mil pessoas. Não se podia tirar fotografias e os seguranças eram muito militantes em relação a isso”, explicou, referindo-se à política de não-fotografia dentro da própria capela.

Agora, na exposição Michelangelo’s Sistine Chapel: The Exhibition, a visita tem uma duração de cerca de uma hora a 90 minutos e as pessoas podem ter “uma perspetiva em tamanho real, de perto, nunca antes vista, das obras-primas geniais” do artista, escreve o site da exposição.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …