Capacete de ciclista inteligente surge numa versão mais leve e elegante

Há seis anos, a empresa chinesa Livall lançou um dos primeiros capacetes inteligentes para bicicletas. Agora, o foco é o mesmo, mas o objetivo é torna-lo num modelo mais leve e elegante.

Conhecido como EVO21, o capacete ostenta praticamente todas as caraterísticas padrão apresentadas em modelos semelhantes.

Inclui faixas de iluminação LED frontal, traseira e lateral (de cor branca e vermelha) que podem ser configuradas para diferentes intensidades e modos de piscar.

O capacete contém ainda indicadores de direção que são ativados sem fios, através de um controlo remoto. Possui uma luz que pisca e é ativada automaticamente e um sistema de alerta que envia uma mensagem de texto para um contacto de emergência, caso seja detetada uma queda.

Caso não seja necessária ajuda extra, o capacete inteligente permite que os passageiros tenham 90 segundos para cancelar a mensagem antes desta ser enviada.

No entanto, um dos recursos do EVO21 que mais se destaca é sua capacidade de ligar e desligar sozinho.

Depois de inicialmente ser ligado no início de um passeio bicicleta, o capacete pode ser configurado para posteriormente desligar os LEDs sempre que as condições de visibilidade estejam boas e não seja necessária nenhuma iluminação.

Da mesma forma, o dispositivo também irá desligar automaticamente os LEDs quando o ciclista remover o capacete da sua cabeça e, em seguida, irá ligar novamente quando o utilizador colocar o capacete novamente.

Outra caraterística que diferencia o EVO21 é a capacidade de configurar a faixa de LED do farol para piscar em outras cores além do branco, tornando-o potencialmente mais atraente para os motoristas. O capacete é adicionalmente mais leve que o modelo anterior da Livall, sendo que deverá pesar cerca de 350 gramas.

Por outro lado, uma das suas grandes vantagens é a sua bateria. A empresa garante que uma carga de três horas é considerada necessária para o utilizador usufruir de cerca de 10 horas de uso, escreve o New Atlas.

Todos os componentes eletrónicos são IPX5 resistentes à água, o que significa que podem resistir a um jato contínuo de baixa pressão.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …