“Caos” para renovar o Cartão de Cidadão. Espera pode levar mais de dois meses

João Relvas / Lusa

Apesar de a Associação Sindical dos Conservadores dos Registos (ASCR) ter implementado um sistema de agendamento para evitar as longas esperas para emitir ou renovar documentos oficiais, o processo continua demorado, podendo levar dois a seis meses, dependendo da região em causa.

Há cerca de quatro meses, a ASCR disponibilizou um novo serviço, no qual é possível fazer um agendamento eletrónico para emitir ou renovar documentos – como o Cartão de Cidadão ou o passaporte -, visando tornar o processo menos demorado.

Contudo, e tal como observa a TSF, quem entra no site e faz uma procura para renovar os documentos rapidamente percebe que as primeiras vagas disponíveis, em grande parte dos maiores concelhos, como Lisboa, Sintra, Oeiras, Almada, Setúbal, Amadora, Odivelas ou Matosinhos, só existem a partir de junho.

A situação pode, contudo, ser pior: na Loja do Cidadão de Odivelas a espera vai até agosto e no Departamento de Identificação Civil da Boa Hora, em Lisboa, a primeira data disponível só existe para outubro. Em sentido oposto, Porto, Felgueiras, Maia, Penafiel registam um menor tempo de espera, cerca de um mês.

Em declarações à rádio, Virgílio Machado, presidente da associação sindical, descreve a situação como um “caos“, apontando que a alternativa para os cidadãos que querem renovar os seus documentos é mesmo ir para a fila, em qualquer data, e esperar.

“É a prova provada de que o agendamento que pretende reduzir as filas de espera não funciona porque o primeiro agendamento é daqui a dois meses e meio, alguns [casos] passam para três meses, quatro meses e até temos agendamentos para seis meses”.

E acrescenta: “Quer dizer que [o agendamento] não funciona e não resolve o problema de fundo que é a falta de trabalhadores no registo de notariado”. De acordo com a ASCR, faltam 1.500 trabalhadores nos serviços, sendo assim impossível responder atempadamente à muita procura existente.

O representante dos trabalhadores defende que estes tempos provam que o agendamento não funciona por si só se não houver um reforço, sério, de pessoal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA vão processar Edward Snowden por causa da sua autobiografia

O governo dos EUA vai processar Edward Snowden a propósito da autobiografia que chegou esta terça-feira a mais de 20 países. O processo judicial argumenta que autor violou acordos de confidencialidade. A autobiografia de Edward Snowden, …

27 anos depois, o maestro do trânsito regressa a Castelo Branco

A figura do polícia sinaleiro regressou a Castelo Branco 27 anos depois para coordenar o trânsito, numa iniciativa que surpreendeu os jovens condutores e peões, e que levou os mais velhos a aplaudiram e a …

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático português

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo. "Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. …

Rei de Espanha não propôs nenhum nome para investidura. País enfrenta novas eleições a 10 de novembro

A Espanha vai realizar novas eleições. Os dirigentes do Cidadãos, Albert Rivera, e do Partido Popular, Pablo Casado, disseram "não" à investidura de Pedro Sánchez como presidente do Governo espanhol e o rei Felipe VI …

Os dinamarqueses vão plantar um milhão de árvores sem saírem do sofá

No último sábado, a emissora dinamarquesa TV2 transmitiu um programa em direto para convidar os espectadores a doarem dinheiro para plantar árvores. O objetivo, de acordo com o jornal britânico The Guardian o produtor Martin Sundstrøm, …

A melhor escola da Europa para estudar ciência fica em Santarém

É em Alcanena, no distrito de Santarém, que se localiza o agrupamento de escolas com o selo de qualidade do STEM School Proeficient, atribuído pela União Europeia. O estabelecimento de ensino recebeu a melhor classificação …

Câmara da Moita dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental do novo aeroporto do Montijo

A Câmara da Moita, no distrito de Setúbal, aprovou uma posição em que dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do novo aeroporto do Montijo, devido ao “conjunto de impactes negativos”. O município da …

Morreu a criança que ficou paralisada após comer hambúrguer do Lidl contaminado

Em 2011, Nolan Moittie comeu o hambúrguer contaminado com a bactéria E.Coli comprado no Lidl. Depois de ter ficado com graves sequelas neurológicas e diabético, o rapaz acabou por falecer este sábado, com apenas 10 …

Taylor Swift atua no Nos Alive 2020

Taylor Swift é o segundo nome para a edição de 2020 no Nos Alive. A cantora estreia-se em território português no dia 9 de julho, anunciou a própria artista no seu site oficial. A organização do …

Turista agride gondoleiro em Veneza por causa de uma selfie

Um gondoleiro foi agredido por um turista, na cidade de Veneza, em Itália, neste domingo, num confronto que terá sido provocado por uma selfie. De acordo com o Newsweek, o incidente ocorreu no domingo à tarde, …