/

“É uma história de amor”. Cantora suíça recupera Convento em Viana do Castelo

4

Reis Quarteu / wikimedia

Convento de São João de Cabanas, em Afife, Viana do Castelo

Convento de São João de Cabanas, em Afife, Viana do Castelo.

Monumento de Interesse Público e casa do poeta Pedro Homem de Mello até este falecer, o Convento de São João de Cabanas, em Afife, Viana do Castelo, é agora propriedade da cantora lírica suíça Nathalie d’Ornano que está a recuperá-lo para alojamento turístico.

A cantora de 53 anos confessa que se apaixonou pelo monumento que foi classificado pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) como Imóvel de Interesse Público.

Assim, adquiriu a propriedade à família do poeta Pedro Homem de Mello (1904-1984) em Março de 2019, tendo vivido ali durante dois anos.

Agora, está a recuperar o espaço para ser um alojamento turístico e um espaço de artes numa obra avaliada em um milhão de euros, como revela o Jornal de Notícias (JN).

A obra deverá estar concluída em Junho de 2023, segundo as previsões actuais. Mas parte do espaço do Convento já abriu ao público em Julho passado com o “Café de Cabanas”.

“Quando entrei na igreja, senti uma ligação imediata”

“É uma história de amor. Uma loucura”, conta Nathalie d’Ornano ao JN, salientando que ficou “enamorada”. “De tudo. Da natureza, do jardim, do edifício, do ribeiro e da energia que é muito boa aqui”, conta.

“Quando entrei na igreja, senti uma ligação imediata”, diz ainda a cantora lírica, frisando que “a acústica é maravilhosa” para cantar ópera.

É uma casa inspiradora. Pedro Homem de Mello era escritor, amava música, Amália Rodrigues, dança, o folclore. Sinto-me inspirada aqui. É um lugar de criatividade, de arte. É a minha missão”, diz ainda Nathalie d’Ornano.

Quanto às obras que estão a decorrer no Convento, a cantora diz que o objectivo é criar “uma guest house, com serviço de refeições, incluindo menus diários, com produtos da quinta”. “Estamos a recuperar a cozinha do mosteiro”, conta ainda, notando que a ideia passa por ter cinco quartos nas antigas celas dos monges e outros em edifícios anexos.

Além disso, o espaço vai estar aberto para acolher eventos, nomeadamente casamentos, congressos e iniciativas culturais, incluindo concertos e workshops de cozinha biológica.

O Convento de São João de Cabanas terá sido edificado em 570, por S. Martinho de Dume. Em 746, terá sido destruído pelos mouros, tendo depois sido novamente reerguido. Agora, está a viver uma nova página da sua história graças à paixão de uma suíça.

ZAP //

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.