/

Canhão alemão da I Guerra Mundial encontrado no Canadá

Um canhão de campo alemão utilizado durante Primeira Guerra Mundial foi encontrado no passado dia 14 de dezembro na cidade de Amherstburg, na província canadiana de Ontário, avança a emissora CBC News.

O objeto foi encontrado por construtores civis que se encontravam a realizar escavações para construir uma escola pública na cidade, detalha a mesma fonte.

O autarca da cidade, Aldo DiCarlo, explicou que a peça de artilharia chegou à cidade como um troféu de guerra em meados 1922, sendo, na época, exibida juntamente com um cenotáfio (um memorial fúnebre) na Escola Secundária de General Amherst.

Anos depois, em 1971, o memorial teve de ser transferido para um parque público da cidade para dar lugar à expansão da escola.

A arma, que se encontrava em mau estado, foi enterrada sob o cenotáfio no parque, mas quando este memorial foi movido no final dos anos 80, a peça acabou por ficar esquecida, sendo posteriormente construído um estádio de basebol na área.

A peça ficou enterrada e esquecida no parque até agora.

“Durante a Segunda Guerra Mundial, quando havia necessidade de sucata, muitos dos troféus da I Guerra Mundial foram destruídos para ajudar no esforço de guerra. Embora existissem inúmeras réplicas [de artilharia] e estas estivessem espalhadas pelo após, outras não sobreviveram”, explicou ainda Kevin Fox, especialista de políticas da cidade.

O agrupamento ao qual pertence a Escola Secundária de General Amherst decidiu doar o canhão, que terá sido utilizado na batalha de Vimy Ridge, à cidade de Amherstburg.

“Já recebemos comunicações de uma série de associações históricas militares que estão interessadas no que estamos a fazer com o canhão e até nos ofereceram ajuda para restaurá-lo (…) Acho que o significado histórico não pode ser exagerado, é realmente algo”, disse ainda à CBC News Aldo DiCarlo.

Sara Silva Alves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.