Tancos. Procuradora do caso dos Comandos alvo de inquérito-crime por interceder contra o MP

Paulo Novais / Lusa

Militares à entrada dos Paióis Nacionais do Polígono Militar de Tancos

Cândida Vilar terá aconselhado o major Vasco Brazão, da Polícia Judiciária Militar, a não dar informações ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

A procuradora do caso dos Comandos, Cândida Vilar, está a ser alvo de um inquérito-crime com “origem numa certidão extraída do processo de Tancos”.

Segundo a edição deste sábado do Diário de Notícias, o Ministério Público (MP) instaurou o processo contra a procuradora por esta ter alegadamente aconselhado o major Vasco Brazão, da PJ Militar, a não dar informações ao MP e à PJ durante a investigação ao desaparecimento de armas e equipamento militar dos paióis de Tancos.

O processo está a ser conduzido pelo Ministério Público do Tribunal da Relação de Lisboa e não ter arguidos constituídos. A existência do processo foi confirmada ao jornal pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Por sua vez, a procuradora diz desconhecer a existência deste inquérito, afirmando não ter sido notificada.

De acordo com o DN, a origem deste processo está numa escuta a uma chamada entre Vasco Brazão, o major que liderou a investigação da PJ Militar ao desaparecimento do material, e Cândida Vilar, durante a qual, no entender do MP, a procuradora motivou Brazão a não adiantar informações ao DCIAP e à PJ.

Em causa podem estar crimes contra a realização da justiça, como denegação de justiça, prevaricação e favorecimento pessoa. Além disso, estão também em causa violações dos deveres dos magistrados do Ministério Público.

O major tinha o telefone sob escuta uma vez que estava na mira da Operação Húbris, que investigou o reaparecimento das armas de Tancos na Chamusca.

Ao matutino, a procuradora disse não ter memória deste telefonema. “Não tenho ideia nenhuma dessa conversa”, afirmou. Cândida Vilar, que tem sido responsável por alguns dos processos mais mediáticos no país, trabalhou com Vasco Brazão a propósito da investigação à morte de dois recrutas dos comandos, em 2016.

Recentemente, a procuradora esteve envolvida no caso da invasão da academia do Sporting por membros da Juve Leo. No último ano, Cândida Vilar foi alvo de três processos disciplinares: um nos comandos e dois no caso de Alcochete.

Esta semana, Cândida Vilar, de 62 anos, foi constituída arguida numa queira relativa à forma como agiu no caso dos comandos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …