Procuradora do caso dos Comandos constituída arguida

António Cotrim / Lusa

Cândida Vilar, a procuradora do Ministério Público (MP) que liderou o inquérito-crime às mortes nos Comandos, foi constituída arguida no âmbito de uma queixa-crime apresentada no MP junto do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL).

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia nesta quarta-feira, a queixa foi enviada por um dos militares que está a ser julgado no caso dos Comandos.

O militar em causa acusa a procuradora de prevaricação, considerando que as detenções que ordenou de arguidos no caso foram “ilegais”, escreve o diário.

Apesar de a princípio o MP ter decidido arquivar o inquérito decorrente da queixa, o tenente-coronel Mário Maia, arguido no processo dos Comandos e que era o diretor do 127.º curso em que morreram dois militares, pediu a abertura da instrução, a 25 de fevereiro. Na prática, Cândida Vilar passou então a ser arguida.

O pedido de abertura de instrução do processo foi aceite pelo juiz Rui Teixeira, que a 25 de março, escreve no despacho o seguinte: “A procuradora da República não foi formalmente constituída arguida nos autos. Tal constituição ocorreu ope legis, por via do artigo 57, número um do Código de Processo Penal (CCP). Ante tal cumpre agora formalizar tal situação tomando-se-lhe o termo de identidade e residência e nomeando-se defensor”.

O artigo do CPP em causa estabelece que sempre que é requerida a abertura de instrução, a pessoa visada na queixa assume automaticamente a qualidade de arguida.

Questionada pelo Público, Cândida Vilar confirmou apenas a sua constituição como arguida, recusando fazer mais comentários sobre o assunto.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Morrem militares no curso de Comandos.
    O director desse curso faz queixa-crime contra a procuradora do caso.
    Até parece que esse tenente-coronel está mais preocupado com a sua imagen do que esteve em fazer o seu trabalho de forma correcta…

    • Concordo consigo, uma palhaçada tremenda!!!
      Impera a “Lei do Silêncio”, protegem-se todos uns aos outros e depois ainda querem os nossos jovens nas carreiras militares! Não podem “comer” todos pela mesma medida, há bons e maus profissionais em todas as áreas, mas isto é demais!!! NINGUÉM está acima da Lei! E muito menos estes militares frustrados, que se servem das suas patentes para provocar sofrimento desnecessário e inútil em quem de coração quis honrar uma carreira!
      Está mais que provado, por testemunhos velados devido ao medo de represálias, que tudo correu mal naquele dia!!! Como pode a culpa morrer solteira?! COMO?!?!?!?!?! Paz a estas Famílias. 🙁

RESPONDER

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …